01/11/2023 às 12h08min - Atualizada em 02/11/2023 às 00h00min

Ferramentas digitais para recreação infantil garantem vantagem competitiva para estabelecimentos comerciais

Proporcionar atividades para crianças atrai, retém clientes e aumenta tempo de permanência e consumo

Jéssica Oliveira
Divulgação

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que 28% dos bares, restaurantes e comércios de alimentação investem em áreas exclusivas para crianças. Com os filhos tendo opções seguras de diversão, as famílias permanecem mais tempo no local e consomem mais. 

A mesma lógica pode ser usada para diversos outros tipos de estabelecimentos comerciais, como shoppings, lojas em geral, hotéis, hospitais, restaurantes, condomínios, salões de beleza, entre outros.  

De acordo com Liliane Fernanda Ferreira, diretora da B2G, distribuidora da marca Quinyx, que fornece produtos de tecnologia educacional, a inclusão de equipamentos como a Mesinha Digital para recreação infantil em diferentes ambientes comerciais e públicos oferece várias vantagens. “Essas ferramentas oferecem entretenimento educacional, contribuindo para a satisfação dos responsáveis, e também podem ser adaptadas para atender às necessidades específicas de cada ambiente e público-alvo”, comenta.

Um dos primeiros benefícios está justamente na atração de clientes, que se sentem mais à vontade para levar crianças ao local. Em shoppings e lojas de departamento, o ambiente mais convidativo pode não apenas aumentar a retenção de clientes como aumentar as vendas. 

Ainda sob o ponto de vista mercadológico, a profissional cita o aumento de ocupação de hotéis, pousadas e restaurantes, especialmente em feriados e fins de semana. Outro aspecto que ela destaca é no uso em hospitais, clínicas e consultórios, para tornar o tempo de espera mais agradável para as crianças, ajudando a reduzir o estresse associado a consultas e procedimentos.

“De modo geral, melhora a experiência do cliente, pois permite que os pais desfrutem de seu tempo no estabelecimento, sabendo que seus filhos estão entretidos e seguros. E em um mercado competitivo, a presença de equipamentos de recreação infantil é uma grande diferenciação entre concorrentes, criando um ponto de venda ou serviço exclusivo”, afirma a profissional.

Entre as empresas que já utilizam o equipamento está a Luson Veículos, que utiliza para as crianças, enquanto os adultos olham os carros e tratam das negociações. Em depoimento, a empresa conta que a Mesinha Digital traz uma vantagem competitiva muito grande. "Enquanto os pais estão negociando, as crianças estão brincando e aprendendo", conta Débora Queiroz da Cruz.

Adaptabilidade e inclusão

As possibilidades de uso são muitas e não se restringem a situações de permanência por tempo prolongado. Em áreas de trânsito, como salas de espera de aeroportos, salões de beleza e barbearias, essas ferramentas podem manter as crianças ocupadas enquanto as famílias aguardam voos e atendimentos. Já no contexto familiar, esses produtos podem ser alugados para eventos infantis, casamentos ou outras situações.

Ainda no exemplo de Mesinhas Digitais, Liliane reforça que os equipamentos são programados com jogos educativos, promovendo o aprendizado enquanto as crianças se divertem, e por isso são um complemento interessante para a jornada de conhecimento. “Elas podem auxiliar também em locais como bibliotecas, com atividades educacionais e jogos que incentivem a leitura e o aprendizado, atraindo crianças e famílias para o espaço. Já em museus e centros de ciência, podem proporcionar experiências interativas que engajam mais as exposições”, diz.

Seja qual for o estabelecimento, a especialista acrescenta que a inclusão também é um componente-chave para ter esses equipamentos como opção de recreação infantil, pois são projetados com princípios de acessibilidade em mente, como fontes legíveis, cores contrastantes e opções de áudio, tornando-as mais acessíveis para crianças com deficiências visuais ou auditivas. 

“Os conteúdos e atividades podem ser adaptados para atender crianças com necessidades especiais, como jogos específicos para terapias ocupacionais ou exercícios de linguagem para crianças com dificuldades de fala. Elas também podem ser configuradas em áreas compartilhadas, incentivando a interação entre todas as crianças, independentemente de suas habilidades ou necessidades. Isso promove a inclusão social e a construção de relacionamentos”, pontua.

Outra vantagem é que, por ser especialmente preparada para crianças, com conteúdo pensado e planejado para ser interativo e educativo, não é necessário ter a intervenção constante de um adulto.

 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp