17/11/2023 às 17h16min - Atualizada em 18/11/2023 às 00h00min

Políticas de incentivo são fundamentais para reduzir desigualdade social da população negra

Avaliação é do CEO da SKIC Brasil, Robson Campos, profissional que se consolidou como liderança negra e inspira os profissionais da empresa

Fábio Aguiar
www.gpcom.com.br
Divulgação
Ter uma liderança negra no cargo mais alto de uma empresa é motivo de inspiração para muitos profissionais, que veem nisso a possibilidade de também construírem uma trajetória bem-sucedida na companhia. Esta é uma das constatações do CEO da SKIC Brasil, Robson Campos, como descendente da raça negra que, ao longo de sua carreira, conseguiu se consolidar em posições de liderança, de forma muito bem-sucedida.

Formado em colégios particulares, graças à obtenção de bolsas de estudo, e posteriormente em universidade pública, na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde cursou Direito - ainda no tempo em que não havia política de cotas ou FIES -, o CEO da SKIC Brasil se especializou em finanças pelo IBMEC, se tornou mestre em gestão pela Universidade de Georgetown, fez o curso de conselheiro global no IMD (International Institute For Management Development), e sua opinião é contundente em relação à desigualdade social.

“Há um gap social na formação educacional de crianças e jovens negros que não têm condições de pagar por uma escola privada, por isso, não dá para pensar que profissionais negros serão colocados na sala da diretoria se não tiverem apoio ou políticas de incentivo para estudar ou realizar programas de aperfeiçoamento profissional, e se as empresas não estiverem firmemente decididas a dar oportunidades para eles”, afirma Robson Campos, ao comentar os desafios para que profissionais negros tenham maior presença na base corporativa das organizações e em cargos gerenciais e de liderança.

Defensor das políticas de cotas tanto nas universidades quanto em concursos públicos, ele recomenda que os negros aproveitem as oportunidades que estão disponíveis como a possibilidade de participar de programas de aceleração para a raça negra. “Se uma empresa conta com um sistema de cotas, é preciso aproveitá-lo, porque não dá para pensar apenas em meritocracia como fator determinante para as oportunidades em todos os níveis sociais. É preciso aumentar as oportunidades de base”, destaca o CEO da SKIC Brasil, em cuja avaliação o País ainda tem uma longa caminhada adiante para que se alcance uma situação mais igualitária para a população negra.

Diversidade & Inclusão na SKIC
Na SKIC Brasil, além de seu papel fundamental para impulsionar a empresa em mercados nos quais a empresa ainda não atuava no Brasil, como o de mineração e geração de energia, Campos também tem ajudado a inspirar profissionais que se caracterizam pela diversidade de raça, gênero ou idade, ao mostrar que, na companhia, não há barreira aos talentos que se dedicam e queiram crescer.
“Tenho orgulho de ser referência e ajudar a inspirar jovens e adultos que não desistiram do sonho de alcançar um posto de liderança em sua carreira profissional”, destaca. “Tive também a felicidade de trabalhar em empresas e ser liderado por pessoas que reconheciam a dedicação, a entrega de resultados e o mérito, quando ainda não se falava em diversidade e inclusão nas empresas”, afirma Campos.
A SKIC Brasil, por sua vez, também tem buscado promover a Diversidade & Inclusão (D&I) em seu ambiente de trabalho, contando com um comitê nessa área. Em 2021, deu início a um plano que já registra importantes avanços no discurso e na compreensão interna da força de trabalho sobre o tema da diversidade e na integração às ações propostas.

Sobre a SKIC
A SKIC (Sigdo Koppers Ingenería Y Construcción) é uma empresa de capital chileno líder na indústria da construção e montagem em larga escala, com operações também no Brasil, Peru e Colômbia. Desde a sua fundação, em 1960, participou de importantes projetos em sua área de atuação, que inclui engenharia, construção e montagem, gerenciamento de compras e transporte e logística local e internacional.

A empresa tem uma vasta experiência em projetos EPC que exige altos níveis de especialização, e além dos seus mais de 800 projetos já realizados em mineração e outros segmentos, tem capacidade de realizar trabalhos em áreas tão diversas quanto geração e transmissão de energia, indústria pesada como siderurgia, papel e celulose, saneamento, portos e óleo e gás.

No Brasil, a empresa começou a atuar em 2016 e hoje conta com 8 projetos em andamento, com aproximadamente 3.000 colaboradores diretos e indiretos, chegando nos próximos meses a mais de 4.000 somente com os projetos já em carteira.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp