CIDADE NO AR Publicidade 728x90
30/11/2023 às 10h18min - Atualizada em 01/12/2023 às 00h00min

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: um alerta sobre a necessidade de incluir

Data reforça a importância da promoção da inclusão em todos os setores da sociedade

Redação
Pixabay

Promover ações para garantir os direitos de quem precisa ter voz e ser visto. Essa é a intenção do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data criada no dia 03 de dezembro do ano de 1992 durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU). O Instituto Ester Assumpção, organização não governamental e sem fins lucrativos, que atua em prol da inclusão na educação e no mercado de trabalho, reforça a importância do marco criado no calendário para alertar a sociedade sobre a importância de se perceber o potencial do estudante e do profissional com deficiência.

Com sede na cidade mineira de Betim e atuação em âmbito nacional, o Instituto Ester Assumpção dedica-se incansavelmente à promoção da inclusão na educação e no mercado de trabalho, fundamentais para conferir aos indivíduos com deficiência um senso pleno de pertencimento à sociedade. Na área educacional, em parceria com o Criança Esperança, a instituição promove ações inclusivas em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Já no mercado de trabalho, há duas vertentes: treinamentos e capacitações para preparar organizações para receber profissionais com diversas habilidades, abrangendo consultorias que perpassam desde questões relacionadas à cultura organizacional até adaptações físicas no ambiente de trabalho, além de ser um elo entre oportunidades e pessoas, com a disponibilização gratuita da plataforma Rede Ester, online e 100% acessível, que divulga vagas e aceita cadastros de currículos.

Segundo Cíntia Santos, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência ajuda a conscientizar a sociedade. “Enquanto for preciso lembrar que todos temos direito à educação e à dignidade e, principalmente, enquanto for preciso ter uma lei para que as organizações contratem profissionais com deficiência, esta data será importante. Avançamos muito quando se trata de incluir, mas ainda é necessário mais. E por isso o Instituto Ester Assumpção atua, batalha e conscientiza”, destaca.

Instituto Ester Assumpção

Fundado no ano de 1987, o Instituto Ester Assumpção é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada por Ester Assumpção, educadora nacionalmente conhecida pelo caráter pioneiro e inovador no campo da educação. A instituição atua no campo da inclusão da pessoa com deficiência e tem como foco contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade seja aceita e respeitada na sua integralidade. As principais frentes de atuação são a qualificação e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a consultoria para que as organizações se adequem e cumpram o papel social de promover a inclusão.

Conheça a plataforma Rede Ester: https://www.ester.org.br

Instagram: https://www.instagram.com/institutoesterassumpcao/

Facebook: https://www.facebook.com/institutoesterassumpcao/


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp