09/01/2024 às 14h32min - Atualizada em 09/01/2024 às 20h00min

Desafios tributários do início do ano: quando uma empresa deve começar pensar seu planejamento

Especialista identifica quais são os erros mais comuns que as instituições cometem durante esse processo

Thiago Profeta
Thiago Profeta- CEO Grupo Exodus
Acervo Pessoal
 

À medida que o início  de mais um ano se aproxima, é essencial direcionar  a atenção para o planejamento tributário. Para empresários e gestores, este é o momento oportuno para se preparar e analisar as melhores estratégias tributárias para o próximo ano. O planejamento tributário não se restringe apenas a uma atividade administrativa, mas assume um papel significativo na gestão financeira, podendo impactar consideravelmente a saúde financeira de uma empresa.

 

O processo inicial do planejamento tributário consiste em compreender as mudanças nas leis fiscais, avaliar a situação atual da empresa e identificar oportunidades de economia tributária. Logo, as organizações enfrentam inúmeros desafios nessa época do ano. “Temos que ficar de olho nas mudanças nas leis, que estão sempre acontecendo, e isso pode mexer com tudo, né? Além disso, não podemos vacilar com os prazos dos impostos. E o fluxo de caixa? Esse então precisa estar na ponta do lápis, para não ter surpresas desagradáveis”, afirma Thiago Profeta, CEO do Grupo Exodus. 

 

Ele ainda acrescenta que o momento ideal para começar o planejamento é o quanto antes. Se  começar no início do ano, ou até antes, no final do ano anterior, dá tempo de analisar tudo com calma. Assim, dá para pegar as melhores oportunidades de economia e evitar dor de cabeça lá na frente. “Deixar isso de lado é pedir para ter problemas. Pode vir multa, pode perder a chance de economizar. E no fim das contas, isso tudo afeta o quanto a empresa tem no bolso. Não dá para brincar”, completa. 

 

Em relação às leis, Thiago explica que elas estão sempre mudando e isso pode atrapalhar a organização tributária. “Tem que estar sempre ligado para ajustar os planos e garantir que tudo esteja nos conformes. Às vezes, até uma mudança pequena pode fazer uma diferença grande na hora de pagar os impostos”, diz. 

 

Erros mais comuns que as empresas cometem em seu planejamento tributário

 
  • Não entender as leis;
  • Não aproveitar os incentivos fiscais;
  • Erros de cálculo.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp