CIDADE NO AR Publicidade 728x90
22/01/2024 às 15h33min - Atualizada em 23/01/2024 às 00h00min

Recente pesquisa com CEOs mostra a crescente popularidade do trabalho híbrido

Estudo sobre tendências e expectativas para o Futuro do Trabalho em 2024, realizado pelo Grupo IWG, mostra que 75% dos CEOs planejam continuar com o modelo em 5 anos

Redação
Divulgação: IWG Brasil
São Paulo, janeiro de 2024: O futuro do trabalho está em constante evolução e, em 2024, as tendências apontam para uma transformação ainda mais significativa. De acordo com o relatório "The Future of Work Trends Forecast 2024", realizado pelo IWG, líder global e nacional em espaços de trabalho flexíveis como coworkings e escritórios, o modelo de trabalho híbrido é uma das principais megatendências que está mudando a forma como as pessoas trabalham em todo o mundo.

O relatório destaca que entre 30% e 50% dos trabalhadores de escritórios continuarão a trabalhar de forma híbrida a longo prazo, de acordo com pesquisas acadêmicas realizadas por institutos líderes como a Universidade de Stanford. Além disso, 75% dos CEOs entrevistados pelo IWG esperam que suas empresas continuem operando em um modelo híbrido nos próximos cinco anos.

Para Tiago Alves, CEO do IWG no Brasil, o modelo de trabalho híbrido é uma das principais megatendências de trabalho para 2024 e está mudando a forma como as pessoas. O formato, segundo ele, traz benefícios significativos, como aumento da felicidade dos funcionários, melhoria da produtividade e maior retenção e atração de talentos. “Os profissionais do regime híbrido podem ajustar seu trabalho às suas vidas, inclusive reduzindo a necessidade de longos deslocamentos diários. Oferecer a opção híbrida é uma maneira importante e simples para as empresas mostrarem que se importam com seus funcionários. Isso permite que eles tenham mais controle sobre seus horários e mais tempo livre. As companhias que adotam o trabalho híbrido percebem não apenas uma equipe mais saudável, mas também mais comprometida e produtiva”, pontua Tiago Alves. 

Além disso, a pesquisa do IWG em parceria com a Arup mostrou que o home office pode reduzir as emissões de carbono em até 87%. Outra tendência apontada pelo estudo é o aumento da participação de trabalhadores mais velhos no mercado de trabalho, impulsionado principalmente por fatores econômicos. A "unaposentadoria" é uma realidade crescente, e as empresas estão aprendendo a aproveitar a experiência e habilidades desses trabalhadores mais experientes.

No entanto, a automação também é uma tendência que está transformando o mercado de trabalho. A inteligência artificial está cada vez mais presente no ambiente de trabalho, e a qualificação dos funcionários nesta área será fundamental para garantir que eles possam trabalhar de forma criativa e responsável com a IA.

O relatório do IWG também destaca a importância de novas funções no C-suite, como o Chief Hybrid Officer, que será responsável por liderar a transição para o trabalho híbrido nas empresas. Em resumo, o futuro do trabalho em 2024 será marcado por uma combinação de trabalho híbrido, participação crescente de trabalhadores mais velhos, automação e novas funções no C-suite. As empresas que se adaptarem a essas tendências terão uma vantagem competitiva significativa no mercado de trabalho em constante evolução.

Trabalho híbrido e workation
Em outro recente relatório levantado pelo IWG, para determinar as melhores cidades do mundo para realizar o “Workation” (uma tendência que une trabalho a viagens), os dados mostram que:
 
  • 88% dos trabalhadores híbridos atuaram de locais distantes de suas sedes em 2022;
  • 71% considerariam entrar para um novo trabalho, apenas se oferecesse a flexibilidade para trabalhar remotamente, em parte do tempo.
  • A pesquisa também aponta o Rio de Janeiro como uma das melhores cidades do mundo para realizar o "workation”.

Como benefícios do trabalho híbrido:
  • 76% destacaram equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho, 
  • 52% a possibilidade de passar mais tempo com amigos e familiares, 
  • 47% economizar dinheiro viajando em dias de menor movimento 
  • 30% desfrutar de férias mais longas

Sobre o IWG, International Workplace Group
O IWG é líder global em soluções para o trabalho híbrido. Por meio de suas marcas e espaços compartilhados, o grupo cria valor pessoal, financeiro e estratégico para empresas de todos os portes – de algumas das companhias e organizações mais conhecidas do planeta, até microempreendedores e a próxima geração de líderes do setor. Todos podem aproveitar o poder desses locais de trabalho híbrido para aumentar sua produtividade, eficiência, agilidade e proximidade com o mercado. A cobertura de rede do IWG inclui aproximadamente 3.500 locais em mais de 120 países, sendo utilizados por 83% das empresas da Fortune 500. No Brasil, por meio das marcas Regus e Spaces, o IWG colabora para que milhares de pessoas e seus negócios possam trabalhar de forma mais produtiva, ao fornecer espaços de trabalho profissionais, inspiradores e colaborativos, além de serviços digitais, disponíveis por meio do aplicativo IWG. Para conhecer melhor visite o site ou clique aqui para obter mais informações sobre a parceria.

Informações à imprensa | Máquina Cohn & Wolfe      
Gabriel Pereira – [email protected] – (11) 96828-5025   
Mikaella Pedrosa – [email protected] 
Denise Carvalho – [email protected] – (11) 99218-0181  

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp