23/01/2024 às 09h39min - Atualizada em 26/01/2024 às 00h00min

Em 2024, Espro vai oferecer 37 mil vagas de aprendiz e estágio

Associação filantrópica, atuante em todo o Brasil, prevê ainda a capacitação profissional gratuita de 40 mil jovens na temporada em que completa 45 anos

2PRÓ
www.espro.org.br
Divulgação - Espro

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica especializada na inclusão de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, prevê a geração de 37 mil novas oportunidades de emprego em 2024. Serão 2 mil vagas de estágio e 35 mil vagas de aprendiz direcionadas a jovens de 14 a 24 anos de idade em todas as regiões do Brasil.

“A aprendizagem e o estágio são as melhores portas de entrada para os jovens na vida profissional. Um  estudo recente mostrou que oito em cada dez jovens seguem empregados um ano após terem finalizado o programa de aprendizagem do Espro, sendo 70% com carteira assinada e, desses, 21% efetivados na empresa em que foram aprendizes”, comenta Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro. “Além disso, constatamos que 60% dos jovens que foram aprendizes seguem estudando e trabalhando. O índice equivale ao de países como Suécia e Noruega, segundo dados da Pesquisa de Empregabilidade Espro em comparação com o estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”.

Também em 2024, o Espro projeta a capacitação de mais de 40 mil jovens para o mercado de trabalho, sendo no mínimo 35 mil por meio do Programa de Aprendizagem, para jovens entre 14 e 24 anos, e 5 mil por meio do projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), voltado a jovens de 14 a 22 anos de idade.

Completando 45 anos de atividades em 2024, o Espro já encaminhou, ao longo de sua trajetória, mais de 580 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego. Na jornada oferecida pela entidade, que se inicia pelo FMT, o jovem passa a conhecer o ambiente corporativo e a entender as habilidades e atitudes esperadas pelas empresas. Também é estimulado a desenvolver senso crítico a partir de imersões sobre temáticas culturais, sociais e de diversidade e inclusão, o que contribui para a sua formação como cidadão consciente e protagonista.

Em sua história, o Espro também já realizou mais de 1,2 milhão de atendimentos sociais. São encontros para apoio psicológico e pessoal, além de oficinas de orientação profissional nos programas de capacitação dos jovens, visitas domiciliares e  oficinas de convivência. Para a comunidade, são oferecidas oficinas de geração de renda e empreendedorismo, entre outras. 

Em 2024 devem ser promovidos 140 mil atendimentos em tais frentes, 20 mil a mais que em 2023. “São assistências que ajudam a entender a realidade de cada local de atuação e a ampliar as perspectivas de inclusão social e de desenvolvimento dos adolescentes e jovens, além de suas famílias e comunidades”, explica Alessandro Saade. 

Informações sobre os programas de capacitação e vagas para jovem aprendiz e estágios podem ser obtidas no site da entidade: www.espro.org.br.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp