15/02/2024 às 16h34min - Atualizada em 16/02/2024 às 04h00min

66% dos recrutadores consideram as "mad skills" práticas relevantes na análise de um perfil

Zallpy, empresa desenvolvedora de soluções digitais customizadas, investe em criar uma cultura de incentivo ao aprendizado contínuo que se traduz em abertura para novas experiências, curiosidade e autodesenvolvimento

Anna Carla Jurazecki de Mattos
Por assessoria de imprensa
Divulgação

São Paulo, 2024 - As chamadas "mad skills", cada vez mais, têm se destacado no cenário europeu e despertado interesse crescente no Brasil. Pesquisa da Robert Half comprova essa percepção: 66% dos recrutadores consideram as "mad skills" práticas relevantes na análise de um perfil e ressaltam o valor agregado, que vai além das habilidades técnicas. 

Diferentemente das "soft skills", que abordam aspectos socioemocionais essenciais para relações interpessoais, as "mad skills" envolvem as chamadas "habilidades fora de série", que estão relacionadas a hobbies e atividades extraprofissionais, tornando cada profissional único. 

Na área de Tecnologia da Informação (TI), por exemplo, um dos segmentos de negócios com as melhores remunerações atualmente, a Zallpy, que desenvolve soluções digitais customizadas, tem investido em criar uma cultura de incentivo ao aprendizado contínuo que se traduz em abertura para novas experiências, curiosidade e autodesenvolvimento. 

“Nós entendemos que a criatividade é um combustível essencial e que ampliar áreas de conhecimento, se expondo a situações e relacionamentos distintos, é fundamental para potencializar a inovação", aponta Mariana Riccordi, head de Pessoas & Cultura da Zallpy. 

70% do aprendizado acontece por meio de experiências próprias 

A Zallpy adota o modelo 70/20/10 baseado na Andragogia, segundo o qual 70% do aprendizado ocorre por meio de experiências próprias, 20% por interações com outras pessoas e apenas 10% por capacitações formais. Essa abordagem reflete a filosofia da companhia em promover um ambiente de aprendizado dinâmico e prático. 

“Há algumas décadas, o profissional de TI era, muitas vezes, visto como solitário e distante do negócio. Hoje, com as metodologias ágeis impulsionando a colaboração, reconhecemos a importância de adaptar a cultura de trabalho e valorizar a diversidade de habilidades que contribuem para o crescimento da empresa”, analisa Riccordi. 

Um dos cases da Zallpy é o Filipe Mittmann, Agilista da Zallpy, que ingressou na profissão após oito anos na área da Teologia. Sua transição foi motivada pelo contato com amigos do setor de Tecnologia, que enxergaram nele um perfil promissor. Ao buscar mais informações, Filipe percebeu a complementaridade entre as áreas, aparentemente antagônicas, destacando pontos como Comunicação não violenta, habilidade na formação de equipes, disseminação de visão e propósito, pensamento analítico e crítico, interpretação de contextos, métricas de gestão, fluxos e processos de desenvolvimento para serviços e experiências, entre outros aspectos.

Por fim, ele optou por conseguir certificações relevantes e fazer a pós graduação na área de Metodologias Ágeis. Percebi que as áreas não se anulam, e que a teologia é uma ferramenta chave para proporcionar um ambiente humano e carregado de propósito nas ações que exerço como agilista, enquanto a gestão através de métodos ágeis trouxe linhas aquilo que poderia ficar somente em um campo abstrato e conceitual. Essa fusão tem sido muito especial pra mim como profissional e ter esse encontro dos dois mundos tem me feito alguém mais completo, objetivo, eficaz, enfim, realizado”. finaliza Mittmann. 

Sobre a Zallpy Digital 

 A Zallpy Digital reúne talentos para acelerar a transformação digital de negócios. A empresa desenvolve soluções digitais customizadas, com tecnologia de ponta e de alto valor agregado. Parceira estratégica de grandes players internacionais, entrega inovação e inteligência a empresas de diversos segmentos por meio de serviços como desenvolvimento de software, soluções digitais, consultoria e outsourcing de TI. 

Contatos para a imprensa 

RPMA Comunicação 

[email protected] 

 

Sofia Andreassa | [email protected]| (11) 99183-5814 


Cassia Schittini | [email protected] | (11) 97732-0294 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp