20/02/2024 às 14h40min - Atualizada em 21/02/2024 às 04h00min

Mulheres ganham 20% menos do que homens em nível executivo no Brasil, aponta estudo da Mercer

A Pesquisa de Remuneração Total contou com a participação de 45 mil empresas ao redor do mundo, que somam 20 milhões de colaboradores, em mais de 140 países

Pedro Henrique Martins Pereira
Mercer Brasil

 

De acordo com os resultados da Pesquisa de Remuneração Total (TRS) 2023, da Mercer, as mulheres têm uma remuneração média 20% menor do que os homens em nível executivo no Brasil, e apenas 3 em cada 10 executivos no cargo são do gênero feminino. Nos demais níveis, de analistas, especialistas e técnicos, a diferença salarial é de 11% a menos entre o gênero masculino e o feminino. Por outro lado, os dados mostram que no nível gerencial, pela primeira vez, as mulheres recém-admitidas estão com o salário equiparado.

A pesquisa ainda aponta a diferença salarial entre gênero por indústria, com o setor de Energia em primeiro lugar, remunerando 19% menos para o feminino; Bens de Consumo com 14% a menos; Varejo, Alta Tecnologia e Agro, com 11% a menos; e Life Science, com 10% a menos. Além disso, as mulheres recém-admitidas no nível de Energia recebem remuneração 31% menor que homens; no setor de Bens de Consumo, a diferença é de 14% a menos; no de Varejo, de 7%; Alta Tecnologia, de 3%. Apenas os setores de Life Science e Agro registraram um salário superior para as mulheres, com 8% e 9%, respectivamente. 

“Os dados apontam que, apesar da atualização do artigo de lei sobre igualdade salarial, ainda é necessário um esforço conjunto de empresas, governos e sociedade para alcançá-la de fato, por meio de medidas adicionais, como transparência salarial, eliminação de vieses inconscientes, promoção da diversidade e inclusão, monitoramento de dados, engajamento da sociedade, entre outros”, afirma Rafael Ricarte, Líder de Carreira da Mercer.

Ricarte se refere a dezembro de 2023, quando entraram em vigor regras para a execução da Lei da Igualdade Salarial (14.611/2023), que obriga empresas e instituições a publicarem informações detalhadas sobre os salários pagos aos colaboradores. A ideia do governo é promover ações contra a discriminação salarial entre homens e mulheres.

Sobre a TRS

A Pesquisa de Remuneração Total 2023 da Mercer contou com a participação de mais de 45 mil empresas ao redor do mundo, 400 mil cargos publicados em todos os níveis, mais de 20 milhões de colaboradores, em mais de 140 países, com o objetivo de entender como as empresas estão adaptando e desenvolvendo seus pacotes de benefícios para colaboradores. No Brasil participaram 1002 organizações, mais de 6100 cargos, com mais de 1 milhão de ocupantes.

Sobre a Mercer     

 A Mercer acredita na construção de futuros mais brilhantes, redefinindo o mundo do trabalho, reformulando os resultados da aposentadoria e do investimento e desbloqueando a saúde e o bem-estar reais. Os aproximadamente 25.000 funcionários da Mercer estão baseados em 43 países e a empresa opera em 130 países. A Mercer é uma empresa da Marsh McLennan (NYSE: MMC), empresa líder mundial em serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas, com 85.000 colegas e receita anual de aproximadamente US$ 20 bilhões. Por meio de seus negócios líderes de mercado, incluindo Marsh, Guy Carpenter e Oliver Wyman, a Marsh McLennan ajuda os clientes a navegar em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo. Para obter mais informações, visite mercer܂com܂br. Siga a Mercer Brasil no LinkedIn 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp