04/03/2024 às 18h11min - Atualizada em 05/03/2024 às 04h00min

Case de sucesso da holding InBetta impulsiona a multiplicação de conhecimentos sobre empresas familiares

Perpetuidade desse modelo de negócio estará em discussão em um grande evento promovido por uma das empresas do grupo, a Atlas, no Uruguai.

Patrícia de Siqueira Lima
Divulgação

Rio Grande do Sul, março de 2024- A Atlas, anfitriã do evento “Summit: Líderes de Famílias Empresariais”, que será realizado em Punta Del Este ( UY), entre os dias 11 e 14 de março, tem uma trajetória de sucesso dentro da holding InBetta. Atualmente, a gestão do grupo, que é especializado nos segmentos de higiene e beleza, organização, conservação, limpeza, acabamento e pinturas de superfície, é presidida por um membro da segunda geração da família do Sr Eduardo Bettanin, enquanto a terceira geração já desempenha papéis de destaque em cargos importantes dentro das empresas do grupo, como é o caso de Victor Bettanin, Gerente de uma das Unidades de Negócios da Inbetta, a Lanossi.
O Summit contará com uma série de encontros para discussões importantes para o sucesso e perenidade dos negócios familiares, com a participação e curadoria de conteúdo da ISE Business School, uma das melhores escolas de gestão do mundo e primeiro lugar no ranking mundial de Programas Abertos de Educação Executiva. O evento terá como tema central ‘Desafios da Perpetuidade do Negócio’ e será comandado por especialistas da instituição.  Já confirmaram presença 90 líderes familiares no atacado e varejo de material de construção especialmente do Brasil e também do Uruguai, Costa Rica, Panamá, República Dominicana e Líbano. No entanto, as conferências deverão reunir 600 gestores de forma presencial e a distância, já que serão montadas salas de audição nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Ceará.
O Sr Dante Bettanin, o mais novo de 3 irmãos da geração de fundadores da Inbetta, é o único que ainda está vivo e presente no dia-a-dia da InBetta. Além de atuar como membro do conselho de administração, ele frequentemente lidera projetos de inovação industrial dentro da empresa. A primeira sucessão marcou o momento em que a segunda geração assumiu a gestão das unidades de negócios Bettanin, Atlas, Sanremo, Primafer e Superpro. Durante esse período, foi implementado um amplo e profundo processo de governança no grupo. Atualmente, a presidência do grupo é ocupada por um membro da família, em conjunto com uma mescla harmoniosa de executivos profissionais e alguns membros da família, responsáveis pela gestão diversificada do grupo.
A história das empresas InBetta começa em meados dos anos 1940, quando Nilo Bettanin e Cezar Antonio Bettanin criam uma pequena empresa de varejo, comercializando produtos de utilidades domésticas. Hoje, a InBetta segue crescendo com seu espírito empreendedor, investindo constantemente em produtos inovadores, facilitando o dia-a-dia do consumidor. Porém, mantêm seus princípios de ética, humildade, respeito e honestidade que são compartilhados com seus profissionais, clientes, fornecedores e comunidade. É através da união e valorização dos seus mais de 3.000 profissionais, que hoje produz com suas quatro indústrias mais de 5 mil tipos de produtos, presentes em mais de 50 países.
Em eventos realizados aos moldes do Summit a Atlas pretende engajar ainda mais suas lideranças e parceiros de negócios sobre a importância de concentrar esforços para perpetuar a cultura da sucessão.
A Atlas acredita que o desafio de gerir uma empresa familiar tem duas dimensões. Por um lado não difere de empresas de capital aberto, que é formar e reter quadros de profissionais que tenham competência e comprometimento para enfrentar os desafios de competir e perpetuar o negócio, inovando e buscando novos caminhos para que o empreendimento siga relevante no seu mercado. Por outro lado, existe todo um empenho para preparar um ou mais membros da família empresária para que possam estar representados, se fazendo presente na gestão do negócio, da família, trabalhando junto com o corpo executivo, dentro da estrutura de gestão desenhada para administrar o negócio. As estruturas de cada empresa familiar são diferentes, de acordo com o tamanho do negócio, ao ramo que atua e às variações de segmentos em que estiver ou for atuar.
Para o Diretor Geral da Atlas, Márcio Atz, não é uma missão fácil, pois os sucessores com frequência se diferem em interesses e competências para dar continuidade ao legado empresarial da família. “Passa por educar, desenvolver interesses e engajar familiares para que possam ir além de ser meros acionistas, que participem, ajudem a desenvolver e perpetuar o negócio para a próxima geração.Acho que esse é o grande desafio”, pontua o executivo.
No Brasil, 90% das empresas têm perfil familiar, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas companhias empregam 75% da mão de obra no país e respondem por mais da metade do PIB. Por outro lado, é preocupante um estudo do Banco Mundial, que aponta que apenas 30% das empresas familiares chegam à 3ª geração e só metade disso, ou seja, 15% sobrevivem à sucessão de três gerações.
Sendo assim, o grupo Inbetta segue na contramão dessa realidade, se revelando como um case de sucesso, e hoje tem propriedade suficiente para elencar os pontos positivos e negativos desse modelo de gestão.” É difícil enumerar claramente os prós e contras dessa modalidade de negócio, uma vez que os desafios de competir e crescer no mercado são similares aos enfrentados por empresas de capital aberto. As empresas familiares, frequentemente, têm um processo de tomada de decisão mais ágil, o que lhes confere uma vantagem competitiva em termos de adaptação às variáveis do mercado. Por outro lado, se o grupo gestor enfrentar problemas organizacionais, de uso de poder e de capital, e carecer de boa governança, poderá enfrentar desafios mais rapidamente do que uma empresa de capital aberto. Portanto, mais do que a natureza familiar ou não do negócio, o que determina sua qualidade é a qualidade da governança e da gestão implementadas”, explica Atz.
Atualmente a terceira geração tem sido introduzida no negócio, sendo desafiada em projetos de qualificação dentro do grupo, juntamente com executivos profissionais, adquirindo experiência e conhecimento para assumir também por mérito posições relevantes na organização. E esses conhecimentos têm sido repassados entre os partners da companhia, por meio de eventos e conferências de formação, atingindo também o setor de varejo.
Sobre a Atlas
A Atlas desenvolve negócios e produtos para pintura, construção e casa há 57 anos. Integrante da Holding InBetta, a empresa possui duas unidades fabris, uma em Esteio/RS (40 mil m2 e 550 colaboradores) e outra em Paulista/PE (30 mil m2 e 350 colaboradores), além dos centros de distribuição no RS, SP e PE. Na linha Atlas Pintura e Construção, o portfólio da empresa conta com mais de 1000 itens e na linha Atlas Casa o catálogo chega a 500 opções. Atualmente, a empresa exporta para mais de 50 países da América do Sul e América Central, além de alguns países na América do Norte, Europa e África. Presente em grande parte das lojas de materiais para construção, lojas, ferragens, home centers e lojas de tintas do Brasil e exterior, a Atlas é premiada frequentemente pela busca da qualidade no atendimento a seus clientes, distribuidores, atacadistas, varejistas e consumidores finais.

   
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp