07/03/2024 às 10h54min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h01min

Aprendiz "Impulso Digital" reforça educação básica e mira gargalo de profissionais em tecnologia

CIEE em parceria com a Ada Tech, e apoio do Movimento Tech e Centro Paula Souza lançaram hoje, 06, a iniciativa inédita

Luiz Valloto
Ada Tech
Nesta quarta-feira, 06, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE em parceria com a Ada Tech, e apoio do Movimento Tech e Centro Paula Souza reuniram profissionais de Recursos Humanos e da área de Tecnologia para o lançamento do programa de aprendizagem “Impulso Digital”.
A iniciativa pioneira no país contará com grade curricular voltada para o combate de dois gargalos diagnosticados pelas instituições: a defasagem de conhecimentos educacionais básicos e o apagão de profissionais na área de tecnologia, que poderá chegar ao déficit de 206 mil profissionais em 2025.

A primeira etapa do programa, baseado na Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), abrangerá a Grande São Paulo, contará com professores de português e matemática dentro da sala de capacitação e conciliará mais de 500 horas dedicadas ao estudo da língua inglesa, estatística, banco de dados, entre outros temas.

“O intuito do programa é formar aprendizes mais capacitados e conectados com as novas tendências, por isso, vamos reforçar a educação de base e desenvolver as competências necessárias para as profissões do futuro. Os aprendizes que passarem pelo Impulso Digital serão capazes de trabalhar na área de tecnologia e correlatas”, afirma Rodrigo Dib, superintendente Institucional do CIEE. A projeção é contratar 5 mil aprendizes até o final do ano.

"Diante das necessidades e desafios futuros na área de tecnologia, essa parceria surge como um incentivo para que jovens aprendizes se tornem profissionais qualificados e comprometidos, com melhores previsões de salários e conhecimentos específicos, se diferenciando no mercado", afirma Felipe Paiva, fundador e CEO da Ada Tech. "Estamos empolgados em participar desse programa e prontos para fornecer toda aprendizagem necessária para essa nova geração de profissionais”, pontua Paiva.

A iniciativa conta com o apoio do Movtech, coalização de organizações que buscam direcionar recursos para o investimento social em educação e tecnologia, e do Centro Paula Souza.
“O trabalho em conjunto para o desenvolvimento do Impulso Digital é um exemplo de como a colaboração entre diferentes setores pode gerar impacto significativo na educação e no mercado de trabalho”, afirma Mariana Lopes, gerente executiva do Movimento Tech. “Acreditamos que, ao investir na base educacional e nas habilidades digitais dos jovens, estamos respondendo às demandas dos profissionais e das empresas, solucionando problemas reais”, finaliza a executiva.

“O programa irá fazer a diferença na vida de milhares de jovens que buscam, por meio da educação, novos caminhos para crescer, prosperar e realizar seus sonhos. Para o Centro Paula Souza, é uma honra estar entre os apoiadores de uma iniciativa tão promissora e alinhada com os desafios e as demandas do mundo atual”, afirma a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.
As empresas interessadas em contratar para o programa Aprendiz Impulso Digital devem acessar o endereço: https://portal.ciee.org.br/contrate-com-o-ciee/ 

CIEE 60 anos: Imparável

Desde sua fundação, o Centro de Integração Empresa-Escola, maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, se dedica à capacitação profissional de jovens e adolescentes. A instituição, responsável pela inserção de 6 milhões de brasileiros no mundo do trabalho, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais:
Facebook | Instagram | Twitter |  YouTube | Linkedin | Tik Tok
www.ciee.org.br

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Gerência de Comunicação do CIEE
Tânia Moura - [email protected]
Assessores de imprensa
Larissa Marçal - [email protected]
Tel: 55 11 99194-7444
Manuela Branco - [email protected]

Sobre a Ada

Ada é uma empresa de educação impulsionada por tecnologia no Brasil. Com sua plataforma resolve a escassez de habilidades em tech, oferecendo busca de talentos, desenvolvimento de pessoas e mapeamento de habilidades para empresas. São dezenas de módulos de formação, centenas de cursos digitais e assessments com uma taxa de conclusão de 96%. É gratuita para estudantes e eficaz para empresas.
Acesse também:
Website: https://ada.tech/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/school/adatechbr/
Instagram: https://www.instagram.com/adatechbr/

Informações para a imprensa
Sing Comunicação de Resultados
Larissa Nato, Letícia Yamamoto, Letícia Riente, Janaina Leme e Vânia Gracio
Fone: (11) 5091-7838
[email protected]

Sobre o Movimento Tech

Coalizão de organizações que movem as alavancas necessárias desde a idade escolar até a formação e empregabilidade na área de tecnologia com foco em gerar um setor tecnológico mais forte e justo, com inclusão e equidade para pessoas de baixa renda e perfil sub-representado.

Contatos:
[email protected]

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 90 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza
Tel: (11) 3324-3385 / 3324-3362 / 3324-3363

Plantão: (11) 96573-8412
[email protected] - www.cps.sp.gov.br

WhatsApp: Para receber os releases via WhatsApp, envie uma mensagem com nome completo e veículo de comunicação para (11) 96573-8412
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp