CIDADE NO AR Publicidade 728x90
08/03/2024 às 14h59min - Atualizada em 11/03/2024 às 00h00min

Dia da Mulher: Conheça 2 mulheres do mundo do franchising com histórias inspiradoras

As empreendedoras correspondem a mais de 10 milhões no mercado brasileiro

Pedro Amaral
(Imagem: Unsplash)
 

O Dia da Mulher celebrado hoje (8 de março) relembra os anos de lutas das mulheres por direitos e melhores condições de trabalho e de vida. A data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975, e é comemorada desde o séc. 20. A cada tempo, as mulheres estão mais participativas e se envolvendo ainda mais no mundo dos negócios. O protagonismo do público feminino no mercado de trabalho está em constante expansão. 

O Brasil é o 7° país com o maior número de empreendedoras, algo que as torna ainda mais fortes. Elas estão assumindo posições importantes na sociedade, como no empreendedorismo, considerada uma área dinâmica e imprevisível. Para o ano de 2023, as expectativas são boas para o empreendedorismo feminino. Segundo o Sebrae, as mulheres empreendedoras correspondem a mais de 10 milhões no mercado, sendo a maioria nas classes C, D e E. De todos os empreendedores do país, 24% são mulheres. 

Cada vez mais protagonista, a mulher fortalece a sua voz para liderar em prol de um mundo mais igualitário e justo. Os motivos pelo qual esse público decide empreender se destacam em: busca por autonomia, horário flexível, dificuldade de encontrar colocação no mercado, busca por realização profissional e trabalhar com propósito. 

Diante dos motivos ressaltados, o mercado de franquia é um nicho que se encaixa perfeitamente, pois trata-se de um negócio com cases de sucesso e inspiradores. Neste mundo do franchising, as mulheres têm bastante representatividade: 49% de todas as unidades franqueadas pertencem a elas, conforme dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Além disso, as projeções para 2023 abordam que o setor de franquias está previsto para crescer 9,5% a 12%, e pode apresentar +10% de empregabilidade. 

À procura de angariar um negócio de sucesso, as mulheres que pretendem empreender devem confiar em si mesmas, no trabalho e ter metas bem estruturadas. 

Luzia Costa, fundadora e CEO da Sóbrancelhas

Luzia Costa é detentora da Sóbrancelhas, maior rede de estética facial da América Latina e de algumas startups ligadas à estética. Formada em Estética e Massoterapia, Luiza é especialista em design de sobrancelhas e mentorias com mulheres, despertando o conhecimento pessoal de cada uma delas, com técnicas exclusivas de autoconhecimento. “Antes de se consolidar no mercado do segmento da estética, passei por várias situações de aperto, onde tive carrinho de lanche, pizzaria, vendi biscoitos caseiros, e mesmo perdendo tudo, não desisti e hoje sou uma das maiores empreendedoras do Brasil. O meu objetivo, como empresária, é transformar a vida das pessoas pelo mundo”, ressaltou Luzia. 

Leiza Oliveira, fundadora e CEO da Minds Idiomas

O começo da vida de um empreendedor não é fácil, e apesar de ter o desejo de montar a própria escola, Leiza sabia da concorrência nesse segmento e também que precisava se organizar financeiramente. De 2000 a 2007 a empresária estudou muito o ramo de idiomas, concorrentes e possíveis dificuldades antes de erguer os muros da primeira escola da rede Minds em Porto Alegre (RS). “Percebi uma forma de ganhar dinheiro e arcar com os meus estudos. Apesar de ser nova sempre quis fazer magistério. A área de educação era algo que já brilhava os meus olhos”, evidencia a empreendedora.

Leiza coincidiu durante um tempo a venda de lingeries e as aulas de magistério. “Foi uma época muito feliz em que fazer a peça, vê-la pronta e colocar a minha própria etiqueta era algo fascinante. Ali notei que sabia empreender e que queria o meu negócio na área de educação, pois é a que mais me identifico. Atualmente, a Minds tem 15 anos de história no mercado educacional. O diferencial da rede Minds está na tríade: empatia com os alunos, tecnologia, e modelo único de planejamento financeiro/administrativo para os franqueados”, explica Leiza.

Para informações (Imprensa)

Queissada Comunicação

Agência de RP & Digital Full Service

Laíse Marcondes - [email protected] - (12) 99674 5960

Juliana Queissada - [email protected] - (11) 99813 6291


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp