CIDADE NO AR Publicidade 728x90
11/03/2024 às 10h47min - Atualizada em 13/03/2024 às 00h00min

Empresas Éticas: Como a Nova Onda de Governança Corporativa Está Transformando Negócios e Vidas

Advogada especialista em direito empresarial destaca importância da responsabilização social no âmbito corporativo

Nara Rodrigues
Nara Rodrigues – Mestre em Direito Empresarial | MBA Gestão Financeira, controladoria e auditoria | Graduada em Direito | Professora de graduação e Pós graduação – @Rodriguesmirandaadvocacia
Acervo Pessoal
 

Com o crescente reconhecimento da importância da ética e da responsabilidade social no mundo dos negócios, a nova onda de governança corporativa está transformando não apenas empresas, mas também vidas ao redor do mundo. Uma empresa socialmente responsável está constantemente envolvida em ações sociais, o que não se confunde com assistencialismo, e sim com total comprometimento da instituição com sua função social. 

 

De acordo com a advogada especialista em Direito Empresarial, Nara Rodrigues, a governança corporativa refere-se aos processos e práticas que as empresas adotam para garantir a transparência, a prestação de contas, a equidade e a responsabilidade corporativa em todas as suas operações. “Nos últimos anos, tem havido um movimento crescente em direção a uma governança mais ética e sustentável, impulsionado tanto por pressões externas da sociedade civil quanto por uma crescente conscientização dos próprios empresários”, afirma a advogada.

 

A especialista destaca o impacto positivo que uma abordagem ética e transparente pode ter no ambiente empresarial. "Empresas éticas não apenas cumprem com suas obrigações legais, mas também buscam ir além, adotando políticas e práticas que promovam o bem-estar de seus funcionários, clientes, comunidades e meio ambiente", destaca Nara Rodrigues.

 

Princípios fundamentais da governança corporativa

 

Entre os princípios fundamentais da governança corporativa ética estão a transparência na divulgação de informações, a equidade no tratamento de todas as partes interessadas, a responsabilidade corporativa em relação ao impacto social e ambiental das operações empresariais, e a prestação de contas por parte da alta administração.

 

“No mundo de hoje, os consumidores e investidores estão cada vez mais atentos às práticas éticas das empresas com as quais se relacionam. Empresas que adotam uma abordagem ética e responsável não apenas fortalecem sua reputação no mercado, mas também contribuem para um mundo mais justo, sustentável e inclusivo”, conclui a advogada. 

 

Com um olhar voltado para o futuro, é essencial que as empresas continuem investindo em governança corporativa ética e sustentável, reconhecendo que o sucesso empresarial não pode ser dissociado do respeito pelos direitos humanos, pela diversidade, pela integridade e pela ética nos negócios.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp