CIDADE NO AR Publicidade 728x90
08/03/2024 às 09h59min - Atualizada em 13/03/2024 às 00h01min

Com ação afirmativa, Dow aumenta em 75% o número de mulheres em posições de manufatura em fábrica no Pará

Iniciativa faz parte da estratégia da companhia de aumentar a representatividade feminina em suas operações.

Bárbara Luz
www.dow.com
Divulgação
 
São Paulo, SP – 07 de março de 2024 – A presença de mulheres em áreas operacionais fabris ainda é bastante tímida. Dados do Observatório Nacional da Indústria da CNI mostram que elas representam apenas 1/4 da força de trabalho na indústria. Mas a Dow – empresa de ciência dos materiais que fornece insumos químicos para diversos segmentos – vem trabalhando em uma agenda integrada entre as áreas de Operações e Recursos Humanos para mudar essa realidade.

Há pouco mais de três anos eram raras as posições operacionais ocupadas por mulheres na produção de silício metálico na unidade da Dow em Breu Branco, no Pará. Mas após a estruturação de um programa de contratação de Técnicas de Operação, a fábrica aumentou em 75% a representatividade de mulheres em posições de manufatura. A mudança aconteceu depois que a empresa assumiu como uma de suas prioridades a promoção de uma cultura de inclusão e aumento da representatividade de mulheres em suas operações.

Para mostrar ao mercado que estava aberta a receber mais talentos femininos para ocupar essas posições, a Dow desenvolveu um programa que previa desde a revisão da linguagem utilizada na postagem das vagas, tornando-as mais inclusivas, até a realização de sessões de vieses inconscientes com líderes e funcionários, visitas a escolas técnicas e a definição de metas claras para poder medir o progresso.

Temos muito orgulho do avanço que conseguimos fazer em representatividade de gênero. O movimento de ampliar oportunidades para mulheres nas operações nos permitiu ter uma visão diferente dos processos e trouxe ganhos valiosos em aumento de segurança das operações”, avalia Cristiane Ricco, diretora de produção no site de Aratu e co-líder do WIN (Women Inclusion Network) na América Latina, grupo de afinidade da Dow dedicado a ações de equidade e fortalecimento do desenvolvimento profissional feminino.
Para garantir que as contratadas encontrem um ambiente de trabalho seguro e verdadeiramente inclusivo, a Dow segue trabalhando na conscientização sobre as práticas de respeito e equidade para que todos e todas possam entregar seu melhor e serem valorizados independente de sexo, raça, identidade de gênero, idade, ou qualquer outra diversidade.

O programa deu tão certo que, além do case de sucesso no Pará, a presença feminina em posições de manufatura aumentou em 6% em todas as unidades da Dow no Brasil. “Bastou um olhar um pouco mais intencional e atento para perceber como as mulheres estão vindo bem preparadas para o mercado de trabalho”, finaliza Cristiane.

Sobre a Dow
A Dow (NYSE: DOW) é uma das principais empresas mundiais de ciência dos materiais, atendendo a clientes em mercados de alto crescimento, como de embalagens, infraestrutura, mobilidade e aplicações de consumo. Nossa atuação global, integração e escala de ativos, bem como nossa inovação focada, liderança em diferentes mercados e compromisso com a sustentabilidade nos permitem alcançar crescimento rentável e contribuir com a construção de um futuro sustentável. Operamos fábricas em 31 países e empregamos aproximadamente 35.900 pessoas. Em 2023, a companhia entregou aproximadamente US$ 45 bilhões em vendas. Menções a “Dow” e/ou a “Companhia” referem-se à Dow Inc. e às suas subsidiárias. Saiba mais sobre nós e nossa ambição de sermos a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo acessando www.dow.com.
Para mais informações sobre a Dow, contate:
Agência Oribá
Bárbara Luz – [email protected]
Sarah Lopes – [email protected]
Márcia Brandão – [email protected]
(11) 94900-0753


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp