CIDADE NO AR Publicidade 728x90
02/04/2024 às 12h01min - Atualizada em 02/04/2024 às 20h00min

Reginaldo Lima, cofundador do Investe Favela, debate desigualdades sociais com professor Michel J. Sandel na Brazil Conference em Harvard

Encontro de acadêmico da mais prestigiada universidade do mundo e pensador do Complexo do Alemão reunirá diferentes perspectivas

Investe Favela
https://www.investefavela.com/
Divulgação

O Brasil divide com o Congo o 14o lugar no último ranking global de desigualdade social da ONU. Os desafios e soluções de veias tão profundas de desenvolvimento humano serão debatidos por Reginaldo Lima, empreendedor e pensador nascido no Complexo do Alemão e cofundador do Investe Favela, e Michael J, Sandel, filósofo e professor de Harvard, durante a Brazil Conference em Harvard e MIT, no dia 6 de abril, na universidade norte-americana. Integrante de uma holding de investimentos baseada na metodologia venture philanthropy, própria para negócios de impacto, que fomenta o empreendedorismo em comunidades (tendo investido em 14 empresas e concedido mentorias/apoio intelectual a outras 20), Reginaldo entende como poucos os desafios daqueles que buscam sobreviver e construir negócios a partir de territórios marginalizados socialmente.  

Doutor Honoris Causa em ciências sociais pela OCB/FEBRAICA, Reginaldo teve uma educação formal tardia e concluiu o ensino médio aos 25 anos. As histórias do pensador brasileiro e de Sandel se cruzaram há 8 anos durante um debate no Complexo do Alemão sobre justiça, violência e cidadania.  

“Reginaldo era catador de recicláveis e achou o livro Diálogo de Sócrates, escrito por Platão, e a partir daí começou refletir. Ele se tornou uma espécie de filósofo da favela, como ele mesmo se descreve. O lugar da filosofia não é nas nuvens nem mesmo na universidade, seu lugar é nas cidades, inclusive nas favelas, onde os cidadãos se reúnem e debatem questões importantes”, comentou Sandel sobre o brasileiro em entrevista recente ao programa Roda Viva. 

Com o desejo de mostrar que a favela é local de potência e não de carência, Reginaldo fundou, com parceiros, o Investe Favela para fomentar o empreendedorismo em áreas densamente povoadas e com vulnerabilidade social. Desde janeiro, a holding está realizando uma série de reuniões e seminários com empreendedores periféricos do Rio de Janeiro e São Paulo para construção de um grande evento sobre empreendedorismo em favelas no 2º semestre de 2024. 

“A potência das favelas é discutida por pesquisadores que estudam o desenvolvimento. E toda essa potência tem uma origem, justamente no conceito descrito pelo filósofo Espinosa que falou sobre a potência de agir. Quando a favela empreende, se desenvolvendo de uma maneira social, criando soluções, isso é literalmente a ideia de Espinosa acontecendo. A força da favela é a consolidação da potência de agir na sociedade. Há tempos as favelas se empoderam para superar rejeições e preconceitos”, comenta Reginaldo. 

 

 

 

Sobre a Brazil Conference em Harvard e MIT   

  

A Brazil Conference em Harvard e MIT é a principal conferência realizada pela comunidade brasileira fora do país, destacando-se como um catalisador de ideias e transformações para o Brasil, buscando criar um espaço global de discussão sobre o futuro do país e seu papel no cenário internacional. O encontro reúne acadêmicos, líderes e representantes de diversos setores e empresas do país para discutir temas abrangentes, desde sociedade e política até economia e cultura. A conferência é desenvolvida e mantida por quase 100 estudantes voluntários de Harvard e MIT, duas das mais prestigiadas universidades do mundo, e conta com a participação de nomes como Jorge Paulo Lemann, Ivete Sangalo, Flávio Augusto, Seu Jorge, Flávio Dino, Drauzio Varella, Vera Lúcia Magalhães, Tiago Leifert, João Adibe Marques, Tabata Amaral, entre diversos outros especialistas nacionais e internacionais.  

  

Serviço:   

Quando: 6 e 7 de abril de 2024 ou online através das plataformas digitais   

Onde: Em Cambridge, nos Estados Unidos   

INGRESSOS: acesse o link   

Para informações, acesse o site da Brazil Conference em Harvard e MIT
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp