CIDADE NO AR Publicidade 728x90
10/04/2024 às 18h46min - Atualizada em 11/04/2024 às 00h00min

Concurso Correios: edital previsto para agosto e escolha da banca é o próximo passo 

Concurso histórico deve ter mais de um milhão de inscritos. Para especialista, preparação deve começar o quanto antes

Gran Cursos
Gran Cursos
Divulgação




O concurso para os Correios já tem cronograma definido, e é provável que a banca seja contratada em agosto, o edital publicado em setembro e já há a pretensão de convocar os aprovados em dezembro. Isso significa que a prova ocorrerá no máximo em novembro ou até final de outubro para haver tempo da convocação ser feita até o fim de 2024. Além disso, atualmente há um déficit de 7.530 empregados na instituição, o que já traz um indício do quantitativo de vagas do edital, que vai contar com vagas de nível superior e médio. 

Com uma vasta rede de distribuição, sendo 6,3 mil agências próprias em todo o país, além de 4,3 mil comunitárias, 1 mil franqueadas e 127 permissionárias, os Correios são responsáveis por garantir que milhões de correspondências sejam entregues diariamente, mesmo em locais remotos e de difícil acesso. Seu papel na distribuição de correspondências não apenas fortalece os laços sociais e comerciais, mas também desempenha um papel fundamental na promoção da comunicação e conectividade em todo o país.

O último concurso dos Correios aconteceu há 13 anos e ofertou 9.190 vagas imediatas para cargos de níveis médio e superior. O edital de 2011 previa salários iniciais de até R$ 3,2 mil mais benefícios. O histórico do concurso Correios é de oferta de milhares de cargos, muitas nomeações e muitos inscritos. O maior volume de inscritos à época foi para o primeiro edital, que ofertou vagas exclusivamente para nível médio da área fim (Atendente Comercial, Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo), com 1.051.256 inscrições. Segundo o especialista em aprendizagem e professor do Gran, Eduardo Cambuy, essa é uma excelente opção para quem está começando a estudar para concurso agora e sonha com a primeira aprovação. 

“O concurso dos Correios é uma excelente porta de entrada para aquela pessoa que pretende ingressar no serviço público, uma vez que você tem um salário de aproximadamente R$ 3.000, benefícios e vantagens excelentes, como alimentação de 1.390, auxílio creche, auxílio para dependentes com deficiência, auxílio transporte e expectativa para crescimento de carreira. Além de ser uma uma instituição com muitas vantagens, a provável grande quantidade de vagas também vai chamar a atenção de muitos candidatos”, explicou. 

Para o professor, a onda de concursos deste ano e a empolgação provocada pelo Concurso Nacional Unificado, podem tornar a concorrência do concurso dos Correios ainda maior. Isso porque, segundo ele, espera-se que as pessoas que vão fazer os concursos para nível médio do CNU , Caixa Econômica, entre outros, também aproveitem essa oportunidade e emendem já que as matérias básicas devem ser as mesmas e é possível aproveitar alguma parte do estudo já feito. Ainda segundo o expert, é possível já começar a preparação mesmo sem a publicação do edital. Isso porque já é previsto que matérias básicas apareçam na prova. 

“Não só é possível começar a se preparar como é necessário. Hoje, a expectativa de aprovação com o estudo feito após a publicação do edital é muito baixa, porque sempre vai estar na frente quem começa a se preparar antes. Como já temos uma expectativa de matérias básicas essenciais para serem estudadas, o candidato tem plenas condições de começar a estudar agora. Os conteúdos de língua portuguesa, matemática e informática já merecem uma atenção especial do candidato, pois certamente virão na prova dos Correios”, finalizou.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp