12/03/2020 às 18h00min - Atualizada em 12/03/2020 às 18h00min

Na busca por índices para Tóquio-2020, atletas da APC competem Fase Regional Norte-Nordeste neste fim de semana

Patrícia Nascimento
Ketyla com o guia Rodrigo durante competição no último final de semana. Foto: Patrícia Nascimento
Considerado o evento mais importante do calendário paralímpico nacional, o Circuito Brasil Loterias Caixa desembarca em Recife neste final de semana para a Fase Regional Norte-Nordeste. Entre os dias 14 e 15 de março, cerca de 700 atletas de 11 estados participam da penúltima etapa regional em busca de índices para as fases nacionais do Circuito, assim como dos índices para a principal competição do ano: os Jogos Paralímpicos Tóquio-2020.

A competição começa na sexta-feira com o Desafio CPB/CBAt. No sábado e domingo ocorrem as provas da Fase Regional, para as quais estão inscritos 417 atletas do atletismo – dois deles representam a Associação Paraolímpica de Campinas (APC). Recém-chegados ao clube, os irmãos Ketyla e Kesley Teodoro vão para a competição na capital pernambucana com objetivos parecidos.

“Eu estou muito próxima do índice para Tóquio, então minha expectativa é melhorar a marca para que a confirmação do índice venha já neste fim de semana”, pontua Ketyla. “Essa competição sequencia o ciclo que iniciei em 2016 já pensando em Tóquio. Então vou com foco total para a prova a fim de buscar o melhor resultado que me coloque mais próximo dos Jogos Paralímpicos”, conclui Kesley.

Ambos os atletas participam do projeto Centro de Treinamento em Esportes Paralímpicos de Campinas e Região – CTEPCR: Atletismo Fase I, o primeiro projeto voltado para o atletismo de alto rendimento a ser executado pela APC, via Lei de Incentivo Federal, com patrocínio das empresas 3M, Grupo Bauminas, Aviagen, CI&T, Buckman, Matera, Stoller, Hospital Vera Cruz e Fundação Educar DPaschoal, além de apoios do FIEC e da Prefeitura Municipal de Campinas.
 
Irmãos Teodoro
Naturais de Rolim de Moura, interior de Rondônia, Ketyla e Kesley têm deficiência visual. Atual terceiro colocado no ranking nacional dos 100m (T12), Kesley iniciou no esporte em 2013 no salto em distância; em 2015 entrou nos 100m rasos e desde então ocupou o 4º lugar (2016) e 3º lugar (2017) no ranking mundial. Em 2018 ele teve uma perda de visão e foi reclassificado para a T12. Em 2019 foi convocado para o Mundial de Dubai, mas encerrou a competição sem medalhas. No cenário nacional, Kesley é o atual 3º colocado nos 100m, 2º nos 200m e 5º nos 400m. Ketyla está no esporte desde 2013, mas só entrou para o alto rendimento em 2018. Tem como principais conquistas o ouro no Open (2018-19), uma medalha de bronze nos Jogos Parapan-americanos de Lima (2019) e 4º lugar no Mundial de Dubai (2019). No cenário nacional, ela ocupa a 3ª colocação no 100m, 2ª colocação nos 200m e 1ª colocação nos 400m.

Sobre a APC
A Associação Paraolímpica de Campinas (APC) é uma entidade não governamental sem fins lucrativos com sede no município de Campinas que busca, através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social. Fundada em maio de 2007, a APC atua nas modalidades de natação e atletismo, congregando pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência fundamentado em atendimentos direcionados, realizados por profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de atividades voltadas para este segmento.
 
Informações para a Imprensa
Patrícia Nascimento – Assessora de Imprensa da APC
(11) 94542-5832 | [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp