A Mesa do Pacto pela Aceleração Territorial, movimento do qual o Orion Parque Tecnológico é um dos mantenedores, realizou a segunda reunião com a participação de mais de 70 instituições que compõem a sua governança.
O encontro reforçou o caráter plural da Mesa, que integra lideranças de diferentes setores da sociedade e líderes de projetos que estão conduzindo iniciativas estratégicas para o desenvolvimento de Lages e da Serra Catarinense.
Faça parte da comunidade CIDADE NO AR
Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso antecipado a conteúdos exclusivos, novidades e à nossa comunidade.
Quero fazer parte!
A pauta foi marcada pela apresentação dos projetos em andamento, com relatos sobre avanços, desafios e próximos passos, em um processo de construção coletiva que busca resultados concretos já no curto prazo, sem perder de vista a Visão de Futuro 2040.
Todos os projetos apresentados foram aprovados pela Mesa para continuidade, reforçando o alinhamento coletivo em torno das iniciativas estratégicas que compõem o Pacto.
A programação contou ainda com a palestra de Michel Couto, que trouxe reflexões sobre inovação, desenvolvimento territorial e o papel das lideranças na transformação das cidades. Sua fala inspirou os participantes a fortalecer ainda mais o compromisso com a cooperação e a efetividade dos projetos.

Durante a reunião, o coordenador do Pacto, Fabiano Ventura, destacou que o movimento se pauta em duas palavras fundamentais: debate e construção. Esta essência, segundo ele, é o que garante o engajamento contínuo e a consolidação da Mesa como um espaço de convergência e de decisões compartilhadas.
Representando a prefeita Carmen Zanotto, o secretário de Indústria, Comércio e Inovação de Lages, Joel Melo Junior, destacou que reproduzia as palavras dela ao afirmar:
“O Pacto pela Aceleração Territorial representa exatamente o que precisamos: união de esforços para impulsionar desenvolvimento econômico, social e humano, com base na colaboração entre instituições, empresas e comunidade”.
A 2ª reunião da Mesa reafirmou o espírito colaborativo do Pacto, fortalecendo o engajamento dos líderes e consolidando a Mesa como um espaço de convergência e de decisões compartilhadas.

Tem algo interessante acontecendo por aí?
Compartilhe com a gente!