Evento gratuito apresenta obras criadas por senhoras do Ferraz Residencial Sênior, na Sociedade Harmonia Lyra, em Joinville
De 12 a 15 de novembro, a Sociedade Harmonia Lyra recebe a exposição “Mãos que Contam Histórias”, resultado de encontros entre tradição e afeto. As peças foram produzidas por senhoras participantes de uma oficina gratuita de bordado no Ferraz Residencial Sênior, que revisitou o pano de parede bordado alemão “wandschoner”.
Faça parte da comunidade CIDADE NO AR
Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso antecipado a conteúdos exclusivos, novidades e à nossa comunidade.
Quero fazer parte!A mostra apresenta quadros bordados com palavras afetivas escolhidas pelas próprias alunas, carregados de significados pessoais e boas memórias. Além das obras, o público poderá conhecer um pouco mais sobre a história do “wandschoner” e sua presença na cultura joinvilense.
A iniciativa faz parte do Projeto Cultural Mãos que Contam Histórias, de autoria da artista e designer Ana Gern, contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024. Inclui ainda, a produção de um vídeo documental acessível, sob a coordenação da jornalista e escritora Maria Cristina Dias e do videomaker e fotógrafo, Gabriel Bazt, que será lançado na exposição.
Integram o projeto também, a instrutora de bordado, Leni Maria Zimmermann; o artista visual e calígrafo, Rafael Moreno; o artista e cenógrafo, Marcos Rück; a designer gráfica, Tina Merz, a jornalista, assessora de imprensa, Liana Trevisan; o consultor de audiodescrição, Paulo Suldóvski; e a intérprete de libras, Núbia Amorim dos Santos e a gestora cultural Marisa Toledo da Agência Cultural AqueleTrio
Você sabia?
A Sociedade Harmonia Lyra foi escolhida para abrigar a Exposição “Mãos que Contam Histórias”, por seu valor simbólico. O espaço foi berço das primeiras edições da Festa das Flores, que na época reunia diversas exposições, entre elas, uma exposição de bordados. O evento começou em 1936 e era chamado de “Exposição de Flores e Arte Domiciliar”, o que indica que a mostra de artesanato era um componente central desde o início. Essa parte da feira refletia a tradição dos imigrantes europeus, que trouxeram para Joinville não apenas o amor pela jardinagem, mas também o hábito de produzir trabalhos manuais.
SERVIÇO
Abertura: 12 de novembro, das 16h às 20h
Visitação: 13 a 15 de novembro, das 13h às 20h
Local: Sociedade Harmonia Lyra @harmonialyra
Entrada gratuita
Abaixo na foto, a designer Ana Gern, a jornalista Maria Cristina e a instrutora de bordado, Leni Maria Zimmermann

Tem algo interessante acontecendo por aí?
Compartilhe com a gente!
