12/11/2020 às 11h43min - Atualizada em 12/11/2020 às 11h43min

Fake News ou Censura?

Muito se tem falado em Fake News, mas na prática muitos candidatos tem utilizado este "artefato" para realizar algo que está muito mais ligado ao desejo de censura como argumento para se privar de responder questionamentos aos quais não lhes convêm

Para fazer a gestão de uma cidade, ser um representante do povo, sabemos que é necessário o dom de ouvir mais e falar menos. Entender as demandas e respeitar as opiniões é oque torna uma pessoa qualquer em um politico nato que representa as pessoas. 

Não ter capacidade de dialogar, usando o poder e principalmente sem dar o direito de defesa, compromete a democracia.

Como morador, como munícipe e como eleitor, tenho direito de expor meu pensamento, tenho direito de fazer questionamentos e tenho direito de expor isto onde quer que seja, na vida digital/online inclusive. 

Também tenho o dever e compromisso moral em respeitar as pessoas, e portanto manter uma linguagem adequeada é o mínimo, tanto que assim faço. Respeito a todos, e o respeito não distingue homens e mulheres, crianças e adultos ou qualquer outra característica que existe como cor, credo, time de futebol e partido político.

No último dia 10 (terça) tomei conhecimento que eu faço parte de um "gabinete do ódio" e de um processo da justiça eleitoral movido pela atual prefeita e candidata a reeleição em Itapema, Nilza Simas. Esta informação apenas chegou a mim por uma mensagem de um amigo, que viu uma publicação em um blog da cidade, cuja direção do blog segundo informações repassadas é da da coordenadora da atual prefeita e candidata a reeleição a prefeita na cidade de Itapema.

Me estranha o fato da justiça eleitoral ter acatado integralmente o pedido e procedido com o pedido de bloqueio não só das publicações(muitas sem relação alguma com a pessoa da prefeita, e t
ampouco citado o nome dela ou a cidade de Itapema) mas também com o bloqueio total do perfil.

Na tarde do dia 11 (quarta) meu facebook foi bloqueado e para continuar com direito de "voz", optei por criar outro perfil, pois o meu perfil original foi bloqueado sem o direito de defesa e sem sequer ter recebido notificação da justiça eleitoral.

Me estranha o fato da informação ter sido publicada primeiramente no blog da coordenadora da atual prefeita e candidata a reeleição e não ter recebido até o meio dia desta quinta feira (12) notificação alguma e muito menos o direito de me defender.

Me coloco a disposição da candidata para conversar e discutir cada publicação excluída pelo facebook (a seu pedido ao excelentíssimo juiz), porém isto só faz sentido se ela aceitar responder cada pergunta feita em cada publicação, e com a verdade, pois entende-se que um gestor público deve primeiramente buscar resolver os assuntos no diálogo para então somente após seguir para o uso da justiça, caso contrário soa autoritarismo, e não estamos numa ditadura, e sim numa democracia.

Não tenho garantia alguma se o perfil original será desbloqueado após as eleições e sinceramente não estou preocupado com isso porque o facebook sempre teve sua prioridade em defender pautas esquerdistas, mas o meu descontentamento e decepção é com a justiça eleitoral, que em tese deveria permitir a minha defesa antes de fazer o pedido de exclusão.

Imagino que sequer o juiz tenha olhado com atenção o pedido da candidata, pois não acredito que um juíz em sua posição máxima de julgamento iria aceitar como fez o pedido integral da candidata, sendo que a maioria das publicações nem se referem a Itapema ou a candidata

Não podemos dar a entender que a censura está correndo solta no Brasil e principalmente aqui em nossa cidade
.
A importância de um representante público dialogar, não é apenas nos debates aos quais tem garantia de controle sobre as perguntas e temas, mas sim durante as 24 horas de todos os dias da sua vida pública.

Saber dialogar é essencial para quem quer governar um município e abusar do poder não combina com a democracia. Respeitar os eleitores e princnipalmente as pessoas é digno de um representante do povo. 

 
Link
Jeferson Batista Sobczack

Jeferson Batista Sobczack

Diga Francamente!

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp