27/05/2021 às 13h50min - Atualizada em 27/05/2021 às 13h49min

André de Oliveira poderá ser o primeiro deputado estadual nascido em Itapema!

  No dia de hoje (26/05), em uma reunião da executiva nacional do PDT (Partido Democrático Trabalhista), decidiu-se por unanimidade expulsar a deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha, do partido.

     Segundo o partido, a decisão teve como base “infidelidade partidária, após reincidência de casos de descumprimento de decisões partidárias”. Isso em relação à posição da deputada em relação ao governador Carlos Moisés (PSL), ao assumir apoio ao governo.

     O processo interno teve início quando Paulinha assumiu a liderança do governo na ALESC (Assembléia Legislativa da Santa Catarina), cargo que atualmente não ocupa mais.

     Segundo informações, além da expulsão, o partido pedirá também o mandato de Paulinha. Segundo a legislação vigente o mandato de deputado é propriedade do partido, porém, quando o parlamentar é expulso da sigla pode levar consigo o mandato e ingressar em outro partido. Porém, em últimas decisões do TSE, o entendimento parece que vem sendo o de manter, mesmo em casos de expulsão, o mandato para o partido. Por esse motivo, parece que o PDT irá pedir também que Paulinha perca seu mandato.


     Se isso ocorrer, uma reviravolta no cenário político estadual poderá acontecer. Lembrando que no pleito de 2018 os partido possuíam coligações na proporcional, ou seja, se caso a deputada Paulinha perder seu mandato ele será entregue a seu suplente, que no caso seria Cesar Antonio Valduga. Como Valduga foi eleito vereador da cidade de Chapecó no pleito do ano passado (2020), o próximo suplente que assumiria o mandato da deputada Paulinha seria o itapemense André de Oliveira do PODEMOS.

     A grande questão que fica é se, caso a deputada perder seu mandato, qual será a decisão do vereador Valduga: trocará um mandato de 4 anos como vereador de uma das maiores cidades de Santa Catarina por um mandato de pouco mais de um ano e meio como deputado?

     Se isso não ocorrer, o cenário político municipal de Itapema poderá ter um reviravolta histórica. Pela primeira vez em sua história o município poderá ter um filho seu ocupando o cargo de deputado estadual. André de Oliveira está prestes a marcar profundamente a história e a realidade política da cidade.


     O que nos cabe agora é esperar os capítulos que virão dessa história. Vamos acompanhar o desenrolar dessa situação e, quem sabe, logo poder presenciar o surgimento de um novo cenário político tanto no Estado de Santa Catarina como no município de Itapema. Como a política é uma caixa de surpresas, convido você a acompanhar comigo o desenrolar dessas possibilidades. Itapema, por sua vez, permanece conosco, na expectativa de ter sua história marcada por um novo fato político. Que assim seja.....
Link
Prof. Felipe B. Arboith

Prof. Felipe B. Arboith

Brasileiro, patriota, cristão católico, conservador, professor de filosofia na rede pública de ensino do Estado de Sta Catarina!

Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp