01/12/2023 às 14h36min - Atualizada em 01/12/2023 às 14h35min

TricôTech reúne mulheres no Orion Parque para uma tarde de tricô e tecnologia com intuito de aquecer crianças em vulnerabilidade, no próximo inverno.

Com o intuito de tecer conexões, o projeto fará a doação de vestimentas de tricô para crianças em vulnerabilidade no próximo inverno.

Orion | Parque Tecnológico

Orion | Parque Tecnológico

Parque Tecnológico da Serra Catarinense

Assessoria de Imprensa Orion Parque

A tarde calorosa de quinta-feira (30) foi o cenário perfeito para o primeiro encontro do Tricô Tech, projeto de iniciativa da startup Serra Pra Você e da Loja de Aviamentos Facilita com apoio do Orion Parque Tecnológico e Divina Panetteria, com o objetivo de gerar conexão entre as tricoteiras e possibilitar um momento de interação e troca de experiências aliado a tecnologia. 

 

O primeiro encontro contou com a participação de 12 mulheres que com muita emoção, compartilharam de suas histórias de vida marcadas por muitas batalhas e determinação. Entusiastas das artes e artesanato, as participantes são em sua maioria, tricoteiras de longa data, trabalhando cada ponto com amor e carinho como um processo terapêutico que promove o autocuidado e desenvolve a saúde mental. 

 

Segundo estudos mais recentes divulgados pelo IBGE, a população de idosos no Brasil representa 15.6% da população, ou seja, cerca de 32.113 pessoas acima de 60 anos de idade. Esse número só cresce, considerando a diminuição da taxa de natalidade e o aumento significativo do envelhecimento no país. A realização de atividades que conectam esse público com novas experiências contribuem para o desenvolvimento físico, mental e bem estar, além de estimular interações sociais e a autoestima pessoal. 

 

 Lucio Luiz, CEO do Serra Pra Você e idealizador do Projeto conta que a iniciativa surgiu da percepção de que as mulheres de mais idade passam muito tempo em frente à TV fazendo tricô “ grande parte do conteúdo disponibilizado  pelas mídias está contaminado, a ideia do projeto surgiu para tirar elas do sofá e conhecer outras pessoas com interesse em comum e se conectar. O Tech representa tecer conexões aliado a tecnologia”

 

O Tricô Tech nasceu com o intuito de enriquecer a cultura do tricô e crochê, proporcionando momentos de descontração e trocas de experiências entre tricôzeiras, com o apoio da Psicóloga Indiara Furlan que acompanhará os encontros para trabalhar a autoestima e bem estar das participantes. Serão confeccionados durante os encontros, peças para aquecer crianças em situação de vulnerabilidade, no próximo inverno. 

 

“O primeiro encontro foi excelente, uma boa reunião onde conhecemos pessoas diferentes, com ideias diferentes e com o mesmo propósito que é levar um pouco de carinho, de aquecimento daquela arte que a gente sabe fazer para as pessoas menos favorecidas” conta Angelita Pinheiro. 

 

Além do acompanhamento terapêutico, duas monitoras serão responsáveis por desenvolver nas participantes, a habilidade de ensino para repassar seus conhecimentos para outras pessoas, considerando a necessidade de despertar o interesse das novas gerações para a cultura do tricô e crochê que marcam a história de uma geração. 

 

Para a psicóloga Indiara Furlan, o movimento é muito importante para elas trabalharem o que é estar presente. “Estamos envoltos em tecnologia e não tem como fugirmos. Mas esse momento de conexão sem mexer no celular, é um momento onde elas puderam se conectar com elas mesmas e com o grupo” 

 

“O mais importante é trabalhar o quanto elas podem lembrar de se sentir importante. Nada melhor do que a gente lembrar o quanto a gente pode passar de herança para o outro, aquilo que não tem preço. Esse momento vai ser muito importante para elas para lembrar da valorização da vida delas” finaliza, Indiara.

 

Com o intuito de proporcionar novos aprendizados às participantes, ao longo dos encontros serão disponibilizados tutoriais de novos pontos de tricô e outras artes, conforme a vontade do grupo, considerando também workshops com professores do ramo. Para explorar os benefícios do tricô para a qualidade de vida das pessoas, serão realizadas lives com especialistas e também com as participantes para estimular a procura por atividades de interação. 

 

Vandinha Pinheiro enquanto tecia os primeiros pontos de uma touca branca e quentinha, conta que vai continuar participando dos encontros e que é preciso seguir em frente porque sempre há o que aprender e o que ensinar. 


 
Link
Leia Também »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp