Obra Mais Segura conta com o apoio dos trabalhadores

Na mídia tem notícia boa: participe da nossa comunidade
Entrar Agora
Jornalismo Vizzotto

Hoje, 27 de julho, se celebra o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data foi instituída há exatos 50 anos no Brasil.

ITAPEMA – Engajar as equipes numa percepção coletiva de segurança e importância de seguir as normas que asseguram o bem-estar de todos dentro do canteiro de obras é o objetivo de qualquer construtora que atue em conformidade com a legislação em vigor. E é exatamente esta uma das propostas do Programa Obra Mais Segura, uma iniciativa do Sistema FIESC que visa levar mais saúde e segurança ao dia a dia da indústria da construção civil em Santa Catarina. A base do trabalho é a coletividade, onde os próprios profissionais dentro do canteiro de obras disseminam a informação entre seus pares.

Faça parte da comunidade CIDADE NO AR

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso antecipado a conteúdos exclusivos, novidades e à nossa comunidade.

Quero fazer parte!

Com o programa, a vida humana é preservada, e se conquista redução no número de acidentes e afastamentos ocupacionais. Também é possível reduzir multas, embargos e ações regressivas relacionadas a estas questões. A ação já chegou a Itapema, cidade com o segundo metro quadrado residencial mais valorizado do Brasil, onde o setor se encontra aquecido e emprega formalmente mais de oito mil trabalhadores, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

As construtoras que aderem ao programa podem inserir quantas obras quiserem. Seguindo todas as regras e orientações, a empresa conquista o selo “Obra mais segura”. Este é o caso da Profor Construtora, que atua no mercado local há 23 anos e já formou seus ‘Somas’ – Supervisores Obra Mais Segura. São eles que ficam responsáveis por disseminar informações relacionadas à prevenção de acidentes e promoção à saúde para outros trabalhadores e também monitorar o cumprimento das ações.

O CEO da Profor, empresário João Formento, explica que os Somas também fornecem relatórios às entidades responsáveis pelo programa, que avaliam se a construtora segue todas as recomendações. “O foco é a vida, e isso já justifica qualquer esforço e iniciativa. Estamos com o Obra Mais Segura na Reserva do Arvoredo e no The Porto Plaza, o que soma mais de 300 profissionais envolvidos. A segurança sempre vem em primeiro lugar, em qualquer coisa da vida, e num ambiente de trabalho como um canteiro de obras ainda mais”, reforça Fomento. O empresário comenta que o programa foi muito bem recebido pelas equipes. “Damos treinamentos constantemente para o nosso pessoal e este programa veio somar aos esforços que já empenhávamos antes, agora com o diferencial desta certificação que estamos buscando e com esta dinâmica diferenciada, que motiva ainda mais os profissionais a abraçarem a ideia”, pontua, se referindo à presença dos supervisores engajados na disseminação das informações e monitoramento das equipes.

O programa se apoia nas normas de Segurança e Saúde no Trabalho dispostas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e, em Itapema, é viabilizado através de parceria entre o Sinduscon Costa Esmeralda com o Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), e CDIC (Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção) da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso antecipado a conteúdos exclusivos, lançamentos e promoções!

Tem algo interessante acontecendo por aí?
Compartilhe com a gente!

Sugestão Enviar sugestão de matéria

Tem algo interessante acontecendo por aí?
Compartilhe com a gente!

Sugestão Enviar sugestão de matéria