CIDADE NO AR Publicidade 728x90
05/08/2021 às 16h29min - Atualizada em 06/08/2021 às 00h00min

Prepare se para ver as Baleias Jubarte em Prado-BA

SALA DA NOTÍCIA Marcos Souto
Créditos: Komunic
Já imaginou ver uma baleia Jubarte de pertinho, em seu habitat natural, aqui mesmo no Brasil? É possível ver esses enormes e gentis animais da costa da cidade de Prado, na Bahia, entre os meses de julho de outubro.

As praias de Prado estão localizadas no litoral baiano em uma região conhecida por Costa das Baleias. Este nome se dá por conta da migração de baleias jubartes entre julho e outubro na região. Os animais descem das águas polares até a costa brasileira, chegando na Bahia para se reproduzir. Sua gestação dura cerca de 11 meses, o filhote costuma medir 4 metros e pesar 1,5 tonelada. Na fase adulta, pode medir até 16 metros e pesar 40 toneladas. Uma gigante belíssima.

Prado é um dos melhores pontos de observação do mundo que atrai milhares de turistas ansiosos por esse espetáculo em alto mar todos os anos. Esse verdadeiro show das gigantes do mar pode ser admirado com passeios saindo de Prado e dos seus distritos, Cumuruxatiba ou Corumbau.

O passeio:
É um passeio fascinante e de muitas surpresas, por isso, Prado, no extremo sul da Bahia recebe turistas de diversas partes do Brasil e do mundo.

A saída para observação das baleias começa com uma explanação da equipe da embarcação que explica as condições do passeio, as características das baleias, o processo de migração e dicas de navegação e segurança. O passeio é realizado por embarcações como escuna, traineiras e barco tipo lancha e tem duração de pouco mais de 4h de navegação.
O valor do passeio varia de R$150,00 a R$200,00

Sobre as Jubartes:

As Jubartes impressionam pelo seu tamanho. Medindo de 12 a 16 metros e peso que varia de 35 a 40 toneladas, é uma das maiores espécies de baleias conhecidas. Mesmo com o grande volume de seu corpo, as jubartes conseguem arremessá-los praticamente todo para fora da água. Outro comportamento costumeiro é o de nadar com parte da cauda exposta para fora da superfície da água, o que encanta os turistas.

A espécie já foi intensamente caçada e teve sua população consideravelmente reduzida, mas com o fim da caça, volta a se recuperar, saindo do estado de ameaça de extinção.

Para a secretaria de Turismo, Iracema Ribeiro, o passeio de Observação das baleias jubarte é uma experiência incrível e enriquecedora! Com toda certeza este é um dos nossos principais atrativos turísticos.

Sobre Prado

Com um movimento calmo e tranquilo durante todo o ano, Prado se torna um refúgio de belezas naturais. A riqueza vegetal preservada na cidade, grandes falésias de areia, vários coqueiros e as tradicionais canoas e jangadas coloridas, utilizadas para a pesca artesanal, são adicionais à paisagem da orla marítima e seus 84 km de extensão. Por conta das águas mornas e cristalinas, que variam entre tons de azul e verde, Prado carrega o status de “Caribe Brasileiro”.

O município baiano tem diversão para agradar a todos os tipos de turistas. Toda a infraestrutura e charme da cidade proporcionam momentos tranquilos e inesquecíveis para quem decide se aventurar pela região.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp