CIDADE NO AR Publicidade 728x90
08/10/2021 às 11h21min - Atualizada em 09/10/2021 às 00h10min

Indicador visa maior segurança e qualidade aos alimentos que chegam aos consumidores

O INDEX PariPassu de qualificação para produtores e distribuidores de frutas, verduras e legumes para com as melhores práticas de produção e comercialização, foi apresentado ao mercado no último dia 7 de outubro

SALA DA NOTÍCIA Kassiana Bonissoni
www.ruralpress.com.br

Para monitorar a qualidade dos produtos que chegam ao prato da população, a PariPassu, integrante do Genesis Group, empresa de tecnologia e solução para rastreabilidade e qualidade de alimentos, desenvolveu o INDEX PariPassu. Este é uma nota de qualificação dos produtores e distribuidores de hortifrúti, clientes da companhia, que tem como pilares a rastreabilidade, o padrão de qualidade, a segurança do alimento e a auditoria e certificação. O propósito do INDEX é orientar no desenvolvimento dos processos e melhoria contínua dos ranqueados.

De acordo com Giampaolo Buso, Diretor Executivo da PariPassu, este indicador é resultado de mais de 16 anos de acompanhamento da cadeia agroalimentar de perecíveis e é uma forma de mensuração quantitativa para a qualificação de produtores e comercializadores. “Nós avaliamos quatro pilares para indicar qual é o nível de qualificação técnica do produtor e do comercializador compondo assim uma classificação. A escolha dos pilares ocorreu com base na demanda do mercado e com conversas junto aos nossos clientes”, afirma. 

O primeiro pilar que compõe os critérios dessa avaliação é a Rastreabilidade. Este que é o controle dos processos para o acompanhamento do caminho percorrido pelo alimento. O segundo pilar é o Padrão de Qualidade, baseado na inspeção de qualidade realizada pela indústria e supermercados, utilizando como referência fichas técnicas pré-definidas por produto. O terceiro pilar é a Segurança do Alimento, onde se monitora a conformidade das análises de resíduos químicos. Por fim, o quarto pilar é composto pelas auditorias e certificações de protocolos nacionais e internacionais.

“Cada um desses pilares indica o nível de qualificação do nosso cliente e a nota final é a média dos pilares. Este resultado permite a comparação entre os pares e identifica onde e por que existe a diferença”, reforça Buso.

Ainda segundo o diretor, o INDEX PariPassu foi construído para facilitar o direcionamento das melhorias associadas às boas práticas. “O benefício é coletivo e a missão da PariPassu é organizar as informações do setor de alimentos, para torná-las acessíveis e úteis. É isto que estamos entregando ao mercado e aos nossos clientes”, reforça.

Edição 2021

A edição deste ano, a terceira consecutiva, para apresentação do INDEX PariPassu exclusivo para seus clientes, ocorreu na noite de ontem (07/10). A abertura do evento contou com uma apresentação do analista Anderson Galvão, CEO da Céleres, empresa de consultoria focada na análise do agronegócio. No encontro online, ele mostrou informações e análises de mercado, além das principais tendências do setor.

 Atualmente são mais de mil produtores e fornecedores de FLV que são avaliados, por mais de 100 supermercados parceiros no item qualidade. Para o diretor executivo da PariPassu, os supermercados são o elo de conexão entre fornecedor-consumidor e com o INDEX, produtores, distribuidores e varejistas podem trabalhar orientados para objetivos comuns, compartilhados e buscando eficiência integrada.

“Não utilizamos os dados exclusivamente do indivíduo, nós comparamos esses dados juntamente com as informações do que o mercado também está avaliando. Ou seja, é uma forma de entender como você é visto pelo mercado e como é visto como fornecedor. É um benchmarking do segmento de frutas, legumes e verduras em busca da melhoria contínua e busca por alimentos mais seguros e de qualidade.", finaliza Buso.

Sobre: A PariPassu é uma empresa que compõe o Genesis Group e tem mais de 2.000 clientes e 16 anos no mercado da cadeia produtiva de alimentos. Sua tecnologia permite a gestão da qualidade e conformidades das entregas dos produtos dos fornecedores, a prevenção de perdas e a rastreabilidade e recall de toda a cadeia agroalimentar. Sua missão é organizar as informações da cadeia global de alimentos para torná-las acessíveis e úteis.

Sobre: O Genesis Group é uma plataforma de soluções em testes, inspeções, certificações, análises e rastreabilidade para o agroalimento. Com 20 anos de atuação, conta com mais de 1700 colaboradores altamente treinados, estrategicamente distribuídos por todas as regiões produtoras. Seu DNA de inovação se reflete em seu propósito na busca pela segurança alimentar do campo à mesa.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp