CIDADE NO AR Publicidade 728x90
14/10/2021 às 09h47min - Atualizada em 14/10/2021 às 10h20min

Conheça os principais benefícios do tomate

Alimento possui baixo índice calórico e auxilia na prevenção de diversas doenças, explica nutricionista da Superbom

SALA DA NOTÍCIA Pietro Camargo
Adobe Stock
Conhecido por sua versatilidade gastronômica, o tomate é um dos alimentos mais consumidos nas residências brasileiras. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura, o Brasil é o 9º maior produtor mundial do fruto, e possui produção que supera 4,2 milhões de toneladas, conforme análise realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento em 2019.

Com a chegada da primavera e o aumento das temperaturas, o tomate surge como uma ótima escolha para cardápios nutritivos e refrescantes. Além de possuir baixo índice calórico por porção, o alimento é um importante aliado à saúde, auxiliando na prevenção de inúmeras doenças. Cyntia Maureen, nutricionista da Superbom, empresa pioneira na produção de alimentos saudáveis, explica seus principais benefícios e diferentes maneiras de utilizá-lo nas refeições.

Nutrientes variados
Segundo Maureen, tomates são ricos em variados nutrientes, com destaque para a alta concentração de vitaminas A, C, do complexo B e minerais, como o potássio, fósforo,  magnésio e ferro. “O fruto também possui licopeno, um carotenoide com ação antioxidante que dá a coloração avermelhada. Suas propriedades auxiliam na proteção de células contra o excesso de radicais livres no organismo, reduzindo o risco de doenças crônicas, câncer e retardando o envelhecimento celular”, diz.

Fortalecimento da imunidade
As taxas de vitamina C presentes garantem o fortalecimento do sistema imune e aumentam as defesas do organismo. “O consumo desse fruto proporciona elevação nas células de defesa, prevenindo contra infecções e o desenvolvimento de enfermidades. É indicado para o tratamento da anemia, por auxiliar na absorção de ferro, e processos cicatrizantes”, explica a nutricionista.

Previne o câncer
Estudos publicados na National Library of Medicine comprovam que o tomate previne alguns tumores como o de próstata, pulmão e estômago. Além disso, pesquisas italianas relacionam seu consumo a prevenção de câncer de boca, esôfago, cólon e reto. Cyntia comenta que o licopeno desempenha um importante papel protetor ao organismo. “Esse antioxidante contribui no impedimento da proliferação das células anormais e é apontado como redutor tumoral”, afirma.

Como consumir?
Por ser um alimento versátil, o fruto pode ser usado tanto em receitas doces quanto salgadas. A especialista relata que apesar das formas tradicionais em molhos e na composição de saladas, o tomate é uma alternativa saudável para sucos, geleias e doces. “A combinação com outros ingredientes, como frutas e verduras, pode potencializar seus benefícios de maneira a enriquecer a alimentação. Por ser um componente com baixa caloria, é excelente para uma rotina mais equilibrada”, finaliza.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp