14/10/2021 às 15h30min - Atualizada em 15/10/2021 às 00h00min

​Expedição de moto turismo Filhas do Paraná cria Rota 5 Fronteiras com passagem pelo Norte Pioneiro

Mulheres motociclistas percorrerão 2500 quilômetros pelas cidades que compõem as cinco fronteiras do Paraná

SALA DA NOTÍCIA Jivago França
Divulgação
A expedição de moto turismo Filhas do Paraná dará início na sexta-feira (15) a Rota 5 Fronteiras que percorrerá cerca de 2500 quilômetros pelas cidades que compõem as fronteiras do estado com São Paulo (região do Norte Pioneiro), Mato Grosso, Argentina, Paraguai e Santa Catarina. Ao todo serão 15 motociclistas em apoio ao combate ao câncer de mama e de colo de útero além de implantar uma nova rota turística no estado e auxiliar o meio ambiente com plantio de mudas.

O evento tem total apoio do governo do estado por meio da primeira dama, Luciana Saito Massa e da Paraná Turismo que acompanhará o trajeto com uma equipe para documentar toda a expedição e a Rota 5 Fronteiras.

Durante o percurso que se inicia em Curitiba, o trajeto passará pelo Norte Pioneiro, desde Wenceslau Braz até Cornélio Procópio. A expedição ainda segue para outras regiões. No segundo dia do trajeto, as mulheres passam por Wenceslau Braz, Siqueira Campos onde serão recebidas na prefeitura local, haverá o plantio de mudas de Manacá da Serra e Ipê Rosa, almoço e visita na Pro Tork.

A expedição segue para Joaquim Távora onde também haverá plantio de mudas e visita no Santuário Santíssimo Nome de Jesus. Na sequência da viagem está Carlópolis, onde irão jantar e se hospedar como cortesia da prefeitura local e assim como nas demais cidades, haverá o plantio das mudas de Manacá da Serra e Ipê Rosa, “deixando a marca da mulher motociclista num legado histórico”, destaca a organização da expedição.

Também haverá plantio das mudas em Ribeirão Claro e Jacarezinho, onde as motociclistas receberão jantar e hospedagem como cortesia da prefeitura local. A expedição ainda passará por Andirá e Santa Mariana onde também haverá plantio de mudas. Em Cornélio Procópio também haverá o plantio e um almoço como cortesia pela prefeitura local.

Após este trajeto, a expedição segue para outras regiões. Segundo a organização da expedição, o objetivo é “mostrar que a mulher motociclista é capaz de grandes desafios. Mais que uma ação, uma vibração capaz de envolver as pacientes de câncer de mama e divulgar a importância da prevenção no combate à doença. Entregar ao Mundo a Rota 5 Fronteiras, para divulgar nosso Estado, capacitar o receptivo e o mercado do turismo nas cidades do trajeto”.

Como referência a Campanha Outubro Rosa as mulheres percorrerão o trajeto com uniforme na cor rosa e as mudas que serão plantadas também são da cor rosa (Manacá da Serra e Ipê Rosa) como forma de incentivo ao combate ao câncer de mama e de colo de útero. Na região do Norte Pioneiro, a expedição tem total apoio da ATUNORPI, Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná.

O presidente da ATUNORPI, Welington Trautwein Bergamaschi destaca a importância da expedição para o Norte Pioneiro e o Paraná em geral. “A expedição é diretamente ligada com turismo, meio ambiente e saúde da mulher. É de extrema importância uma rota de motocicleta no Paraná e ainda que contemplará o Norte Pioneiro o que ajudará a alavancar o turismo pós pandemia”, destacou.

Ainda de acordo com Welington, a expedição envolve o meio ambiente na questão do plantio das mudas de Manacá da Serra e Ipê Rosa. “Haverá o plantio em alguns municípios como Siqueira Campos, Joaquim Távora, Carlópolis, Ribeirão Claro, Jacarezinho, Andirá, Santa Mariana e Cornélio Procópio. Serão contatados secretários de saúde, meio ambiente e turismo. Mulheres que já venceram o câncer de mama serão inseridas na expedição durante o plantio das mudas que poderão dar depoimentos a respeito”, explicou o presidente da ATUNORPI.

O Secretário de Comércio, Indústria, Turismo e Serviços de Jacarezinho, Leandro Lima destacou a passagem da expedição pela cidade. “A expedição Filhas do Paraná é um belíssimo projeto feito por mulheres empreendedoras e chama atenção para uma importante causa: Ações preventivas do câncer de colo de útero e de mama. Mostra a força, a garra e a superação da mulher paranaense. Apresenta as belezas naturais do Estado do Paraná, divulgando nossos roteiros turísticos. A Prefeitura de Jacarezinho, entende que as atividades turísticas em nosso município podem ser potencializadas, criando ambientes de negócios favoráveis, propondo soluções de infraestrutura, capacitação de mão de obra e apoio ao empresário que deseja investir no setor turístico em nossa cidade”, frisou.



© Geraldo Bubniak/AEN

© Geraldo Bubniak/AEN


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp