CIDADE NO AR Publicidade 728x90
03/11/2021 às 10h31min - Atualizada em 04/11/2021 às 00h00min

​Norte Pioneiro cresce, inova e é destaque na gestão do Paraná Turístico 2026

Paraná Turismo e ATUNORPI atualizam plano operacional da região turística do Norte Pioneiro em Jacarezinho

SALA DA NOTÍCIA Jivago França
Assessoria Atunorpi

A equipe do Paraná Turismo juntamente com a ATUNORPI, Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná e representantes da área turística nos municípios do Norte Pioneiro estiveram reunidos nesta quarta-feira (20) no auditório do SESC/SENAC em Jacarezinho para a atualização do plano operacional que envolve a região.

Durante o encontrou foram realizadas oficinas com a participação de representantes de prefeituras, do setor turístico e do Governo do Estado. O principal foco da atualização é monitorar e avaliar se os objetivos e estratégias previstos no Masterplan 2026 seguem no caminho desejado, que é transformar o Estado em um destino turístico inteligente.

A assessora técnica da Paraná Turismo no setor de gestão estratégica, Priscila Cazarin Braga destacou as qualidades do destino turístico do Norte Pioneiro e a governança da ATUNORPI. "Nós encontramos aqui um grande diferencial em relação às demais regiões. O plano previsto lá em 2016, 2017, foi totalmente cumprido. Todos os objetivos e metas e ações previstas foram realizadas ou são ações contínuas. Vimos outro grande avanço. O processo se estruturou de forma bem organizada, houve um grande avanço na questão da governança, da sustentabilidade e da qualidade do destino”, disse.

Ainda segundo Priscila, no Norte Pioneiro “existem produtos estruturados e o destino está em consolidação. Agora temos uma segunda fase que é promover o destino. Estamos hoje com modelo de gestão diferenciado, porque vamos gerar um novo plano com base no Paraná Turístico 2026 que tem um horizonte de 10 anos e vamos gerar um novo plano com foco na inovação na tecnologia e no destino turístico inteligente. Com certeza o Norte Pioneiro vai se tornar uma referência, um case no âmbito regional em constituir um modelo de gestão para inovação e tecnologia do destino regional", frisou.

De acordo com Priscila, o grupo gestor do Paraná Turístico 2026 está ligado ao Conselho Paranaense de Turismo, é um programa de estado estratégico de 10 anos. O grupo gestor é formado pela Fecomércio, Paraná Turismo, Secretaria de Estado e Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), UFPR e o Sebrae.

Segundo a diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta destacou o avanço do Norte Pioneiro em relação aos planos traçados anteriormente. "Nós temos observado fazendo todas as atualizações dos planos operacionais das regiões no estado e quando fazemos uma análise um pouco mais aprofundada do que o Norte Pioneiro tem trabalhado e percebemos que houve um avanço muito grande nesse período desde a última atualização durante este período de dois anos”, disse.

“Fazendo uma análise percebemos o quanto houveram de ações efetivamente que foram construídas e desenvolvidas de fato. A partir disso conseguimos criar um panorama de avanço de estratégia, de alcançar realmente os objetivos traçados até 2026. Este momento que estamos aqui agora de atualização de rever as metas, as necessidades, conseguimos fazer uma análise também de como alcançar aqueles objetivos traçados inicialmente até 2026. Dentro disso vemos que o Norte Pioneiro de fato está à frente de outras regiões hoje que tiveram os seus planos também traçados no mesmo período mas que não alcançaram todos os objetivos neste mesmo formato", afirmou Isabella.

O presidente da ATUNORPI, Welington Trautwein Bergamaschi ficou entusiasmado em ouvir as colocações das diretoras técnicas da Paraná Turismo em relação ao trabalho realizado pela entidade no Norte Pioneiro. “Ficamos felizes desse reconhecimento, pois trabalhamos duro e seguimos o planejamento à risca para cumprir as metas estabelecidas e agora temos outras metas a seguir com o mesmo objetivo de fortalecer cada vez mais o turismo na região e fazer com que tenhamos inovação na tecnologia e um destino turístico inteligente aqui no Norte Pioneiro”, disse.

Participaram do evento Débora L. Albino, Pedro Manoel Rosa Domingos, Antenor Matos Pinheiro, Jivago França, Welington T. Bergamaschi, Leandro de Azevedo Lima, João Gouveia Cezar, Juventino Santana, Viviane Chueiri, Karina Manabe, Willian de Assis Guimarães, Bruno Castanho, Marcos Antônio de Almeida, Dimas Fonseca, Felipe Salles Coelho, Michel Couto, Antônio Marcos de Souza, Celso Miqueli, Nadia Giannini, Sandra Camacho, Aline Ap. de Oliveira, Cintia de Oliveira, Emerson Antônio de Andrade, Felipe Cezar Braga, Laiza Ariel N. Souza, Vanessa Lubschesk, Angélica Cristina Cordeiro, Priscila Cazarin Braga, Isabella Tioquetta e Gerson Antônio de Souza.

ATUNORPI- Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. Ela é uma Instância de Governança Regional, responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região do Norte Pioneiro é integrada por 16 municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo Nacional do Ministério do Turismo: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.




 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp