CIDADE NO AR Publicidade 728x90
15/12/2021 às 20h28min - Atualizada em 15/12/2021 às 20h28min

Férias coletivas: Quais os cuidados para o fim de ano em pandemia

Às vésperas de um novo ano, o otimismo influencia no desejo de viajar e festejar, no entanto, ainda há cuidados que devem ser tomados para as festas de fim de ano durante a pandemia

Perto de nossas celebrações de fim de ano, é comum muitas empresas conciliarem as datas festivas com as férias coletivas, estas são concedidas por decisão do empregador, geralmente para evitar que funcionários disputem a mesma época e a fim de evitar o desfalque em algum setor. 

Porém, como no último ano, continuamos dentro do período de pandemia do Covid-19, que neste mesmo ano ceifou a vida de milhares de pessoas. 
Isso não tira toda a aura especial que as festas de fim de ano nos trazem, tampouco desanima o brasileiro a seguir firme em suas compras e celebrações.
Isso, amparados por um sentimento de otimismo e animosidade com os índices de vacinação que o Brasil alcançou.
São pelo menos mais de 77% de população vacinada com a primeira dose e mais de 64% vacinada com as duas doses ou dose única que colaboram para que vejamos a sociedade se encaminhar para sua normalidade.
Ainda assim, mesmo diante de todo o cenário positivista do momento, não podemos baixar a guarda, e é necessário manter ainda os cuidados gerais e sanitários que o momento nos pede.
Um dos carros chefes da celebração são as compras de fim de ano, que levam grande parte da população aos grandes centros de compras e shoppings. Outro ponto importante que deve ser retomado neste fim de ano, são as viagens e reuniões familiares.   
Ambos os eventos geram grandes aglomerações, tudo aquilo que temos evitado nos últimos 21 meses. 
Abaixo, destacamos alguns dos cuidados necessários para que esta época seja aproveitada com toda alegria que o momento pede, sem deixar de se preparar para todos os possíveis problemas que possam aparecer.

Compras seguras 

O mercado tem se preparado em ritmo acelerado para encarar a volta da população às compras. Otimistas com o cenário que se apresenta devido a vacinação, comércios se preparam para receber com cuidado seus clientes.
Mas estes não podem se esquecer de suas responsabilidades neste momento tão delicado. O aumento do fluxo de pessoas em shoppings, lojas, e pontos de entretenimento, como parques, cinemas, bares e restaurantes exige uma cooperação contínua entre todos. 
Além dos cuidados como máscara e álcool em gel, continua sendo parte importante o distanciamento social e evitar locais com altas taxas de aglomeração.
De mãos dadas a isso, contasse a assertividade em procurar locais abertos, como parques, ou restaurantes e bares com área externa para confraternizações de fim de ano.

Viagens inesquecíveis

Nem só de compras vivemos, e por mais que ainda tenhamos que tomar muitos cuidados sanitários, um dos maiores eventos do ano costuma ser associado a uma grande viagem. 
Mais comumente o litoral está associado às festas de fim de ano, mesmo que estejamos com eventos mais reservados ao núcleo familiar e com as queimas de fogos canceladas pelas principais cidades, ainda é esperado um grande número de pessoas na região.
E para melhor se preparar para este momento são necessários alguns cuidados que muitas vezes nos esquecemos.

Malas feitas

Reservas de hotel ou casa locada, roupas separadas, protetor solar, alimentação, máscara e álcool em gel certo. 
A partir disso, o que é necessário fazer? Para aqueles que irão fazer viagens com ônibus ou avião, é crucial se preparar para a viagem com antecedência e providenciar as passagens.
Quanto mais perto da data, além de mais caro, é provavelmente maior a chance de encontrar aglomerações ou até mesmo a falta dessas passagens. Tudo se torna uma disputa e um risco neste momento tão delicado que ainda vivemos.
Muitos ainda têm o benefício de poder viajar em seu carro próprio, o que de maneira alguma afasta o fato de que é necessário tomar alguns cuidados.

Manutenção preventiva x Manutenção corretiva

Importantíssimo para todos os momentos, mas um cuidado especial a fim de prever ou resolver problemas antes de uma viagem, a manutenção preventiva, ou revisão, se apresenta no lado oposto da manutenção corretiva. 
A manutenção corretiva chega de forma alarmante e pontualmente. Um problema ocorre e é preciso ser resolvido. 
Parece simples, mas pode atrapalhar completamente sua viagem, como por exemplo, no meio do caminho dar uma pane elétrica e você não conseguir dar comandos básicos ao carro como dar a seta.  
Por isso, a manutenção preventiva se apresenta de modo a descobrir qualquer possível problema que seu carro possa apresentar antes de uma viagem. 

O que conferir antes de viajar

Documentação do condutor e veículo

Parte importante e talvez negligenciada pelo esquecimento, esse é o passo número um para garantir o começo da viagem com segurança e evitar transtornos. É recomendável deixá-los com fácil acesso, no porta-luvas dentro de uma pastinha, por exemplo.
Assim, caso sejam requisitados, não há perda de tempo e a apresentação dos documentos de maneira imediata e organizada ajuda na resolução da situação.

Checar óleos e fluidos

Verificar a data da última substituição e da próxima troca, procurar por vazamentos e observar o estado do óleo e do filtro, além dos fluidos de freio e da direção hidráulica e o líquido do arrefecimento. 

Alinhar e balancear o carro

Estes andam lado a lado e é necessário verificar com constância para garantir conforto e estabilidade no carro independente da época do ano, mas, dado a pressa e ansiedade do fim de ano, é importante ressaltar. 

Conferir a suspensão

A fim de garantir segurança, é de suma importância estar com a suspensão em dia, de modo que possa encarar várias horas de estrada que muitas vezes é irregular e apresenta buracos.

Testar freio

Esta se apresenta como uma das questões de segurança máxima na manutenção preventiva, de modo a evitar acidentes de vários tipos e gravidades.

Avaliar a parte elétrica

Conferir bateria e testar todas as luzes do carro.

Calibrar e conferir os pneus

Não menos importante, pois não basta tê-los, é necessário uma atenção especial em avaliar a qualidade dos pneus
É necessário conferir o aspecto físico, se estão carecas ou não, furados ou desgastados, incluindo atenção às rodas, se estas possuem trincas ou não e não se esquecendo de fazer o mesmo com o estepe. 
Mais do que enfrentar uma viagem durante este período, com todos os cuidados que temos que ter em relação a nossa saúde e dos outros, é importante então se precaver diante de todas as possibilidades para poder aproveitar da melhor forma o final de mais um ano.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp