CIDADE NO AR Publicidade 728x90
16/12/2021 às 11h34min - Atualizada em 22/12/2021 às 00h00min

Em época de brindar, saiba como é realizada a higienização das vinícolas

Em época de brindar, saiba como é realizada a higienização das vinícolas

SALA DA NOTÍCIA ADS Comunicação Corporativa
Pixabay

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) traz informações sobre a limpeza dos ambientes que armazenam vinho

Nas festividades de final de ano são muitos os motivos para celebrar, por isso o consumo de bebidas alcoólicas, assim como vinho, aumenta consideravelmente nesta época. Mas você sabe como é feita a higienização das vinícolas para garantir um produto de qualidade? A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) traz informações sobre o processo de limpeza adequado dos ambientes que armazenam o conteúdo.

 

O vinho brasileiro ocupa lugar de destaque na economia. Segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), o Brasil tem cerca de 1,2 mil vinícolas e é o quinto maior produtor de vinhos do Hemisfério Sul.

 

Para garantir a inocuidade do produto, os procedimentos de limpeza e sanitização nas unidades produtivas das bebidas devem ser estabelecidos, documentados e seguidos de forma rígida, uma vez que bactérias e outros microrganismos podem alterar características do vinho, causando acidificação, redução do pH e formação do indesejável ácido acético ou popular vinagre, além de danos à saúde do consumidor.

Higiene perfeita

Como a desmontagem dos equipamentos para higienização é praticamente impossível, dependendo do volume da produção, uma das soluções encontradas pela indústria é a utilização do sistema CIP (Clean-In-Place ou limpeza no local). Trata-se da higienização de partes internas de equipamentos e barris.

 

Neste sentido, um método simples seria o enxague inicial, limpeza alcalina, novo enxague, limpeza ácida, enxague final. O setor de limpeza profissional possui equipamentos, químicos e tecnologias que se combinam a este sistema.

 

Há também outras soluções para limpeza interna em tanques e barris, amplamente utilizadas em vinícolas, assim como a retirada de todo o material orgânico originado no processo de fabricação. O detergente alcalino é utilizado com a finalidade de fazer a remoção de gorduras, proteínas e açúcares. Pode-se ainda fazer a desincrustação de minerais com desincrustante ácido para impedir que os depósitos se formem e adiram às paredes.

 

É importante que o profissional de limpeza utilize EPI’S (óculos/ luvas/ máscara) para manipulação de agentes químicos.

 

Após a higienização, há um dos processos mais importantes para a indústria de bebidas: a sanitização, que incide na desinfecção dos equipamentos e utensílios eliminando micro-organismos patogênicos. Essa ação, de acordo com a Abralimp, é de extrema importância para a qualidade dos produtos, evitando perdas econômicas pela contaminação e atendendo as exigências microbiológicas de fabricação.

 

Com produtos de qualidade, produzidos e servidos em ambientes bem higienizados, chegou o momento de brindar!

 

Sobre a Abralimp

 

Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) é uma entidade com 35 anos de existência, sendo a única Associação que representa toda a cadeia produtiva do setor de limpeza profissional, formada por fabricantes e distribuidores de máquinas, equipamentos, químicos, descartáveis, além dos prestadores de serviços especializados de limpeza profissional. Congrega, atualmente, 250 associados e tem representatividade nacional.

 

A Abralimp reforça sua atuação em prol da limpeza profissional e seu importante papel na promoção da saúde às pessoas. Fundada em 1986, tem como missão integrar, capacitar, promover, desenvolver e valorizar o mercado de limpeza profissional, proporcionando bem-estar e preservando a saúde e o meio ambiente.

 

Saiba mais em: https://abralimp.org.br/.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp