08/10/2019 às 08h01min - Atualizada em 08/10/2019 às 08h01min

APAE Itajaí: 50 anos de compromisso com a pessoa com deficiência

Agência A Assessoria
Em 12 de outubro, Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, em Itajaí há ainda outro motivo de comemoração e orgulho, celebra-se o aniversário de 50 anos de fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE. A data será comemorada na sexta-feira, 11/10, com solenidade festiva na sede da instituição, às 19h30.

A relevância inquestionável da APAE para a sociedade fez com que a Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí (CDL), Cooperativa de Crédito da Foz do Vale do Rio Itajaí-Açu (Credifoz), Sindicato da Indústria da Construção Civil dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Sinduscon) e Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) presenteasse a Instituiçã com a comemoração do cinquentenário, onde ocorrerá o lançamento de uma Revista Especial dos 50 anos e um Vídeo Institucional. A produção do evento e do material ainda contou com o apoio de diversos parceiros.
A presidente da APAE, Karen Suyan Clezar Fantini, além de falar da importância do reconhecimento das Entidades, frisa que nestas cinco décadas a APAE se dedicou intensamente para a quebra de paradigmas e preconceitos, onde olhares foram apurados, ouvidos afinados e as palavras receberam sempre o devido valor para que a condição da pessoa com deficiência fosse aceita como um "modo de ser" e não como uma enfermidade. “Aqui, lutamos por inclusão, por respeito, por justiça. Sonhamos todos, com uma sociedade que dê a cada um, a oportunidade de ser o que é, com suas limitações e suas qualidades, e que permita que talentos e habilidades se desenvolvam em plenitude para cada ser. Acolhemos, cuidamos e desenvolvemos pessoas”.

Atualmente, a APAE atende mais de 500 alunos em programas sistematizados para atender demandas de públicos específicos. Eles objetivam promover o desenvolvimento pleno do indivíduo, por intermédio da educação, prevenção, reabilitação e assistência social em um contexto que insere a família e a comunidade. Dando aos alunos a consciência corporal e mental, os colocando no centro da sua existência. As atividades acontecem em espaços equipados para atender cada área de atuação, preparados para integração.

A Instituição é mantida por meio de convênio com a Prefeitura de Itajaí, Sistema Único de Saúde (SUS) e Governo do Estado de Santa Catarina, que faz a cedência de 46 professores e ao todo conta com 120 colaboradores. E ainda, recebe doações feitas por meio de faturas da Celesc e de toda a comunidade.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp