11/02/2022 às 17h28min - Atualizada em 12/02/2022 às 00h11min

ATUNORPI investe no fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo do Norte Pioneiro do Paraná

Tomazina sedia encontro do CONTUR regional do Norte Pioneiro do Paraná

SALA DA NOTÍCIA Jivago França
Divulgação
O Conselho de Turismo regional do Norte Pioneiro é de extrema importância para que os municípios possam fortalecer a identidade turística, aprimorar a atuação com os munícipes e participar de decisões em conjunto com o poder público. Outro fato destacado pela Atunorpi é que todas as ações deste grupo de trabalho corroboram com o programa de regionalização do MTur e o crescimento da atividade turística dos municípios do Norte Pioneiro no Mapa do Turismo Brasileiro.

O encontro aconteceu na terça-feira, dia 25 de janeiro, mais uma reunião do GT do Contur regional, no município de Tomazina. Após a reunião, houve uma visita técnica nos pontos turísticos do município. Foram visitados o Salto Cavalcante, Parque das Corredeiras, Parque do Trevo, Nossa Senhora da Conceição Aparecida e de Santo Inocêncio, Mártir que integra a Rota do Rosário com uma explanação do escritor Leandro Muniz sobre a história e memória da igreja. A visita foi finalizada no hotel fazenda Carro de Boi.

O Secretário de Turismo na Prefeitura de Tomazina, Michel Couto Mendes destacou as políticas públicas do município voltadas ao turismo e falou sobre a estruturação dos parques na cidade. “Sabemos que Tomazina tem um potencial, mas é necessário uma infraestrutura mínima. Estamos criando diversos parques e alguns até já estão prontos, outros serão entregues futuramente e outros estão em implantação”, destacou.

Segundo Michel, o Parque Salto Cavancanti e o Parque do Trevo estão finalizados. “O Parque do Trevo, uma área na entrada da cidade que era do município e estava praticamente abandonada e o terreno era com declive muito acentuado para outros tipos de construção. Fizemos a revitalização da área e foi criado o Parque do Trevo” disse.

O prefeito de Tomazina, Flávio Zanrosso, destacou a importância do Contur para o turismo regional. “A reunião foi de suma importância e nós precisamos pensar no turismo de forma regional e não individualizada, cidade por cidade. Como prefeito de Tomazina e entusiasta do turismo tenho certeza que o turismo pode ser uma alavanca de progresso para o Norte Pioneiro. Eu luto pelo turismo e quero continuar levantando essa bandeira para gerar emprego e renda para nossa região", frisou Flávio.

O secretário Michel ainda lembrou do Parque das Corredeiras, o mais antigo do município, e a implantação do Parque do Cruzeiro. “É um morro acima da cidade onde tem uma bela vista de Tomazina. Já abrimos licitação para implantação da tirolesa que vai ser um dos atrativos do parque com mais ou menos 1500 metros e deve ser se não a maior, mas uma das maiores do estado. Terão ainda estacionamento, mirante e estruturas básicas”, revelou.

De acordo com o secretário, todos os parques são por meio do plano municipal, plano diretor de turismo. “Poderemos finalizar essa parte de infraestrutura abrindo uma concessão para iniciativa privada. Toda construção deve ser feita em parcerias e não pode ser só o poder público. Estamos tentando fazer nossa parte e vamos apresentar isso para os investidores. Para ter desenvolvimento e investimentos tanto interno quanto externo nós precisamos da iniciativa privada”.

Michel ainda destacou a importância da parte metodológica e documental. “Finalizando o plano diretor de turismo vamos ter um suporte maior para poder projetar o turismo do município para os próximos 20 ou 30 anos e juntamente a toda essa estrutura estamos fazendo parcerias para capacitação dos meios tanto de hospedagens e restaurantes como os próprios empreendimentos que virão se instalar. É um trabalho que vem em conjunto”, frisou.

“O prefeito Flávio [Zanrosso] leva todas essas iniciativas como prioridades do município, então é isso que faz com que tenhamos êxito em nosso trabalho. Outra grande colaboração também é da Atunorpi que nos ajuda a ter uma projeção a nível estadual e agora com o Contur também a gente pode fortalecer os conselhos municipais de turismo, orientar os prefeitos e conscientizá-los que o turismo não precisa ser apenas feito em municípios que tenham potencialidades ou atrativos naturais como Tomazina. O turismo pode ser estruturado em uma cidade que seja carente de atrativos turísticos, mostrar que é importante ter um órgão municipal de turismo estruturado juntamente com seu conselho municipal de turismo para que o seguimento se fortaleça e as ações sejam realizadas”, finalizou.

O encontro em Tomazina contou com a presença do prefeito Flávio Zanrosso, dos membros do Contur, Mônica Zambohn, Prefeita de Itambaracá, Michel Couto, Secretário de Turismo de Tomazina, a Diretora Municipal de Indústria, Comércio e Inovação de Cambará, Angélica Cordeiro e representando Andirá como nova membra titular, Silvia Flores, Secretária de Indústria Comércio e Turismo. A Paraná Turismo também foi representada por Sandra Camacho.

Além deles, estavam presentes Carlos Rodrigo, Diretor de Indústria e Comércio, Welington Bergamaschi (presidente Atunorpi), João Gouveia Cezar (consultor da Atunorpi, do Coletivo Pratique Turismo Regional) e Laiza Ariel (secretária da Atunorpi). Na pauta do encontro foi discutido sobre o Fundo Municipal de Turismo, plano de ação dos Conselhos Municipais de Turismo – COMTUR, entre outras pautas pertinentes para os municípios do Norte Pioneiro.

ATUNORPI- Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. Ela é uma Instância de Governança Regional, responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região do Norte Pioneiro é integrada por 16 municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo Nacional do Ministério do Turismo: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp