CIDADE NO AR Publicidade 728x90
17/03/2022 às 14h21min - Atualizada em 18/03/2022 às 00h00min

'Vale Transporte Social' é tema de novo projeto para trabalhador desempregado

Comitê lançado com dirigentes das principais centrais sindicais propõe à garantia da gratuidade de serviços e acesso à mobilidade urbana e combate à fome para a população em situação de vulnerabilidade

SALA DA NOTÍCIA Camila Barone ponce

Com o anúncio do aumento do valor do combustível em todo o País, na semana passada, muitas pessoas pensaram no aumento da passagem do transporte público. Esse repasse ainda não chegou ao bolso do consumidor final, mas em algum momento isso acontecerá. Pensando nisso, quatro centrais sindicais (CTB, CUT, Força e UGT) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lançaram a proposta de um “vale-transporte social” para desempregados e definiram um calendário de atividades neste primeiro semestre, para garantir o direito do trabalhador desempregado à mobilidade urbana. O pré-candidato ao governo estadual Fernando Haddad (PT) participou do evento nesta semana, no município de Hortolândia, interior paulista.

Segundo dados do IBGE, os gastos com transporte superaram o gasto com a alimentação no orçamento das famílias brasileiras. O IPEA aponta que, desde 2016, 46% da força de trabalho sem ocupação se locomove de forma ativa (a pé), o que impede a busca por trabalho. A partir da pandemia, o setor tem operado com 30% a menos de passageiros. Entre os que utilizam o serviço, 20% são beneficiários de gratuidades. Atualmente o custo familiar com transporte supera o de gastos com alimentação

 

Invasão russa à Ucrânia afeta preço do combustível no País e no mundo

 

Antigamente,  apenas 7% consistia no custo de uma empresa de transporte coletivo com combustível. Hoje esse valor já se encontra em 26,5%.   O óleo diesel, entre 01/2020 e 09/2021 sofreu um reajuste de 67%.  E vai aumentar ainda mais esse mês de março de 2022. Começou a valer dia 11/03/22 o reajuste nos preços da gasolina, diesel e GLP (gás de cozinha) anunciado pela Petrobras. Os aumentos serão de R$ 0,61 na gasolina e de R$ 0,90 para o diesel, o que significa uma elevação de 18,8% e de 24,9%, respectivamente O aumento vale para as distribuidoras e o repasse depende de cada revendedor para chegar ao consumidor final.

 

Por esse motivo é importante criar políticas públicas de qualidade para garantir que a população desempregada  tenha acesso a transporte público gratuitamente, até para a busca de um novo emprego. E esse é um grande desafio para o setor de mobilidade, o regresso dos trabalhadores ao sistema de mobilidade.   “Queremos apresentar esse projeto nas comunidades, nas empresas e aos prefeitos", disse Sérgio Nobre, presidente da CUT, se referindo a uma mobilização em torno do projeto.

Fome aumenta no Brasil nos últimos 2 anos

Mas a invasão russa à Ucrânia não elevou somente os custos do combustível no mundo, na alimentação também. No último ano, o Brasil enfrentou uma inflação acima dos 10% e o ano de 2022 começou com um cenário ainda pressionado e com números elevados. O IPCA fechou o mês de janeiro em 0,54%, o maior patamar para o mês desde 2016, impulsionado em especial pelo setor de alimentos. Até o momento, a projeção para este ano estava variando entre 5,5% e 6%. Porém, esta expectativa pode piorar em decorrência da guerra na Ucrânia.

O combate à fome que sempre esteve presente no cenário das políticas brasileiras, esse ano deverá ter mais atenção agora em 2022 com tudo que tem acontecido no Brasil e no mundo, com a pandemia e cenário de incertezas. Segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Pensam), nestes últimos dois anos,a fome atingiu mais nove milhões de pessoas. O levantamento mais recente indica que no total 19,1 milhões de cidadãos se enquadram neste perfil, ou 9% da população brasileira.

O estudo foi realizado em dezembro do ano passado, em 2.180 domicílios das cinco regiões do Brasil, tanto em áreas urbanas como rurais. A entidade também concluiu que, com a pandemia da Covid-19, cerca de 116,8 milhões estão em algum grau de insegurança alimentar — leve, moderado ou grave.

 

A criação desse comitê é uma união de forças para garantir o acesso a esses serviços essenciais para o brasileiro. Os primeiros encontros já tem data marcada. Começando no dia 07 de abril  com a  Conclat (conferência da classe trabalhadora), prossegue com atividades no dia 13 (contra a fome e a carestia), 1º de Maio (Dia do Trabalhador) e dia 6 (pelo transporte social). Os eventos acontecerão em várias cidades ao mesmo tempo, para juntos todos possam chegar a uma solução que garanta uma melhor qualidade de vida a todo o povo brasileiro.

 

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp