21/07/2023 às 16h52min - Atualizada em 24/07/2023 às 00h03min

Julho Dourado: mês que alerta para o controle de zoonoses em animais domésticos

Mês da prevenção das zoonoses

Fernanda de Souza Martins

"As zoonoses são doenças infecciosas que são transmitidas dos animais para os humanos, ou dos humanos para os animais. Essas doenças podem ser graves, principalmente para os animais, por isso a vacinação é fundamental para proteger os pets e suas famílias", alerta Stefanie Poblete, médica-veterinária e coordenadora de produtos da Linha Pet da Syntec do Brasil. Visando a conscientização sobre essas afecções e os cuidados com a saúde e bem-estar dos pets, a campanha Julho Dourado tem como objetivo alertar os tutores a respeito da imunização dos cães e gatos como forma de prevenção.

Stefanie explica, que assim como os humanos, os animais também podem ser infectados por diversas doenças infecciosas, que podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. A transmissão pode ocorrer por meio do contato direto entre animais infectados e saudáveis, ou até pelo contato com fluidos corporais, como saliva, urina, fezes ou secreções respiratórias infectadas. Além disso, também podem ser transmitidas pelo contato com objetos contaminados que são compartilhados, como tigelas de comida, camas e brinquedos".
 

De acordo com Stefanie é preciso estar atento sobre a atualização do Calendário Nacional de Vacinação. "As principais zoonoses são: raiva, leishmaniose e leptospirose. É importante destacar que a prevenção, por meio das vacinas, é fundamental para evitar a manifestação de doenças contagiosas e outras doenças além das zoonoses, como por exemplo a cinomose e parvirose que também comprometem o bem-estar dos animais domésticos. "Medidas como vacinação regular, higiene adequada, controle de parasitas e isolamento de animais doentes podem ajudar a reduzir o risco de transmissão".

"É sempre aconselhável consultar um médico veterinário para obter orientação sobre as medidas preventivas adequadas e o tratamento correto para essas zoonoses em animais de companhia", finaliza a médica-veterinária.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira com 18 anos de história e foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Para mais informações acesse: www.syntec.com.br

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp