04/04/2022 às 15h55min - Atualizada em 07/04/2022 às 00h01min

Temperatura mais baixa fez sua pele ressecar? Conheça 5 estratégias para devolver a hidratação

A hidratação pode ser dinâmica e envolver produtos cosméticos, suplementos e técnicas em consultório. Saiba o que é realmente bom para revitalizar a pele

SALA DA NOTÍCIA Holding Comunicações
São Paulo – Se tem uma coisa que a nova geração do TikTok sabe e não abre mão é da hidratação da pele. Com tanto conteúdo disponível na internet, os jovens já entendem que não é necessário chegar em uma certa idade – aos 30 como antes – para começar a ter uma rotina skincare. “A pele mais jovem tem uma capacidade maior de se manter hidratada. Mas essa hidratação pode ficar prejudicada devido aos banhos demorados, uso de sabões e buchas e até mesmo de acordo com o clima. E também precisamos avaliar o tipo de pele. Existem pessoas que têm uma tendência a ter a pele mais seca, como por exemplo os portadores de dermatite atópica. Nesse caso o uso do hidratante já deve ser estimulado na infância. A hidratação da pele é uma das etapas fundamentais na rotina de cuidados com a pele, independente do sexo, idade ou tipo de pele. O que vai diferenciar será a forma com essa hidratação deve ser feita”, explica a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Sem delongas, hidratação é algo que pode ser feito em casa – prioritariamente ter uma rotina é essencial – mas também nos consultórios, por meio de técnicas modernas. Confira os campeões no quesito hidratação para devolver o viço da sua pele:

FC Oral: Para a hidratação da pele, devemos priorizar a ingesta adequada de água, mas também podemos ingerir nutracêuticos para uma hidratação dinâmica (de dentro para fora). É o caso do FC Oral, ou as chamadas cápsulas de caviar, que contêm um componente importante, o ômega 3 vetorizado pelo fosfolipídeo, que possui identidade com a membrana celular. “Dessa forma, o ativo promove uma hidratação de dentro para fora, restaurando os danos dessa membrana, e melhora a fluidez, isto é, permite que os nutrientes sejam absorvidos de uma forma mais plena, o que também traz resultados para a hidratação. Por conter em sua composição um carotenoide, astaxantina e vitamina E, também trará benefícios no aumento do status antioxidante da pele, reduzindo a inflamação e auxiliando na hidratação por inibir a perda de água transepidérmica, deixando a superfície da pele protegida (barreira cutânea) e hidratada. Como também reduz os radicais livres na célula, deixa a superfície da pele mais jovem”, afirma a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

Gel Complex Antioleosidade

Gel Complex Antioleosidade

Complex Antioleosidade:
Se você tem a pele oleosa, saiba que deve sim hidratá-la: esse tipo de pele também pode apresentar ressecamento e a hidratação correta é uma forma de controlar a oleosidade. De acordo com o dermatologista Dr. Gustavo Saczk, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, e consultor científico da Età Cosmetics, é importante que essa etapa da rotina skincare seja realizada com produtos especificamente formulados para esse tipo de pele, promovendo hidratação ao mesmo tempo em que controlam a produção de sebo. Uma novidade é o home care de uso diário Gel Complex Antiolesidade, da Età Cosmétics. O produto em gel é capaz de hidratar profundamente a pele de maneira prolongada para combater o ressecamento enquanto confere efeito calmante e melhorar a textura da pele. Entre seus ativos, estão os clássicos: ácido hialurônico de baixo peso molecular e o Pantenol. Mas não é só isso: o produto ainda traz a Eau de Noirmoutier, o Anti-Oil Complex e ainda um complexo das Vitaminas A, C e E nanoencapsuladas, que são liberadas na pele de maneira mais potente para conferir efeito antienvelhecimento, antioxidante, clareador, protetor e regenerador. “A Eau de Noirmoutier, também conhecida como Água Marinha da Terra, é uma água luxuosa obtida da ilha Noirmoutier, na França, que é excepcionalmente rica em minerais capazes de promover potente revitalização da pele, diminuindo poros e brilho”, explica o dermatologista Dr. Gustavo Saczk, consultor científico da marca. “Já o Anti-Oil Complex é um composto de extratos vegetais extraído de plantas com poderosa ação adstringente, antioxidante, anti-inflamatória, cicatrizante e calmante”, afirma o especialista.


Be Hialuronic

Be Hialuronic

Be Hialuronic:
Queridinho na hora do skincare, o Ácido Hialurônico é, na verdade, uma substância produzida naturalmente pelo organismo que tem como função preencher, hidratar e conferir firmeza à pele. O problema é que a produção dessa substância tende a diminuir com o envelhecimento, favorecendo assim o ressecamento e o surgimento de sinais da idade, como rugas e flacidez. Por isso, é importante investir em cosméticos capazes de repor o Ácido Hialurônico perdido, como é o caso da novidade Be Hialuronic, desenvolvido pela Be Belle. O produto home care deve ser usado diariamente. “O Be Hialuronic é um poderoso sérum hidratante de efeito imediato que conta com altíssima concentração de Ácido hialurônico para contribuir com a saúde, jovialidade e beleza da pele, já que é capaz de manter altos níveis de água na derme, fortalecer a barreira cutânea, suavizar as linhas finas provocadas pela desidratação, proteger as fibras de colágeno responsáveis pela sustentação da pele e estimular a síntese de ácido hialurônico, conferindo assim efeito de preenchimento duradouro”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. O Ácido Hialurônico presente no produto é fracionado e tem baixíssimo peso molecular. Dessa forma, as moléculas do ativo são capazes de atravessar a pele até a derme, onde a substância é liberada de forma lenta para conferir poderosa ação rejuvenescedora, intensificando a renovação dérmica com efeito retinoic-like, aumentando os sistemas de defesa do tecido cutâneo, combatendo reações inflamatórias, promovendo hidratação poderosa e preenchendo rugas e linhas finas.


HydraFacial

HydraFacial

HydraFacial:
O que há de mais novo e menos invasivo (e dolorido) para melhorar a saúde e o viço da pele nos consultórios é HydraFacial, uma experiência única e completamente personalizável de hidrodermoabrasão – isso mesmo, ‘hidro’ é para confirmar o mecanismo completamente hidratante – capaz de conferir a melhor pele da sua vida. “O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na  uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças à patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️ presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado a tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. “Rápida, completamente indolor, não invasiva e sem downtime, assim não atrapalhando a rotina, a experiência HydraFacial pode ser vivenciada por qualquer pessoa, até mesmo por aquelas que possuem pele seca ou sensível. Isso porque os protocolos do HydraFacial podem ser completamente personalizados para atender as características e necessidades específicas de cada tipo de pele, com boosters, peels, LED's, perks e terapia linfática”, destaca a médica.


Skinbooster: Em sua forma injetável, o ácido hialurônico é ideal para melhorar a qualidade da pele e linhas finas com o skinbooster: ele é um ‘hidratante injetável’ que estimula o colágeno e melhora as linhas sem paralisar a musculatura (diferente da toxina botulínica). “O skinbooster é um procedimento que se faz para aumentar a hidratação da pele. Ele se faz com ácido hialurônico bem fino, em uma densidade bem pequena. E a aplicação é feita com uma agulha em vários pontos distribuídos na pele, com uma distância pequena (mais ou menos 0,5cm). Depositamos o ácido hialurônico logo abaixo da pele. E esse depósito de ácido hialurônico nesses locais vai favorecer a reestruturação da derme, então a pele vai ficar um pouco mais firme, mas o principal efeito que temos com esse procedimento é a hidratação daquela região”, destaca o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Geralmente, como é um ácido hialurônico menos denso, mais fino, ele dura em torno de seis a oito meses, momento em que o tratamento pode ser ‘renovado’”, finaliza o médico.

FONTES:

*DRA. PATRÍCIA MAFRA: Dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), com estágio em Dermatologia pelo Grupo Santa Casa e acompanhamento do Serviço de Ginecologia e Sexologia do Hospital Mater Dei, Dra. Patrícia Mafra é expert em injetáveis e speaker em eventos nacionais e internacionais, palestrando sobre temas ligados à área de atuação. A dermatologista também foi preceptora de Medicina Estética do Instituto Superior de Medicina (ISMD).

*DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros.

*LUDMILA BONELLI: Cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle.

*PATRÍCIA FRANÇA: Farmacêutica e gerente científica da Biotec Dermocosméticos.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp