CIDADE NO AR Publicidade 728x90
13/04/2022 às 14h14min - Atualizada em 14/04/2022 às 00h10min

Em Prado-BA,  a Irmandade de São Benedito prepara os festejos em homenagem ao Santo.

A tradicional festa religiosa de São Benedito da cidade  é acompanhada da Marujada, através de uma manifestação cultural onde predomina a dança e o cânticos como forma de expressão da devoção ao santo.

SALA DA NOTÍCIA Priscilla Kopke
Em Prado-BA,  a Irmandade de São Benedito prepara os festejos em homenagem ao Santo  entre dos dias 14, 15, 16, 17 e 18 de abril

A tradicional festa religiosa de São Benedito da cidade  é acompanhada da Marujada, através de uma manifestação cultural onde predomina a dança e o cânticos como forma de expressão da devoção ao santo.  A iniciativa começou com os marujos que saíam às ruas com roupas decoradas e fitas coloridas. 

Hoje a Marujada conta com a participação de centenas de devotos caracterizados de marujos que fazem a peregrinação para pagar uma graça alcançada pela promessa feita a São Benedito.
Em especial este ano de 2022, receberemos a visita da imagem de Nossa Senhora D’Ajuda, padroeira de Arraial d’Ajuda , santa de muita devoção em toda a Bahia.

 “E de suma importância religiosa recebermos em nossa cidade a imagem de Nossa Senhora d’Ajuda. Agradecemos a paróquia de Arraial d’Ajuda e a Irmandade de São Benedito por mais um ano de festejo ao Santo Preto Cozinheiro, São Benedito”, comenta o Diretor de Cultura da Prefeitura de Prado, Sérgio Mascarenhas.

São Benedito é um santo católico que, segundo algumas versões de sua história, nasceu em família pobre e descendente de africanos escravizados na Etiópia. Outras versões dizem que foi um escravo capturado no norte da África, o que era muito comum no sul da Itália naquela época. Aos 18 anos de idade, já havia decidido consagrar-se ao serviço de Deus e, aos 21, um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis, chamou-o para viver entre eles, onde ocupou a função de cozinheiro. E hoje é considerado o Padroeiro dos cozinheiros e cozinheiras. Fez votos de pobreza, obediência e castidade  e, coerentemente, caminhava descalço pelas ruas e dormia no chão sem cobertas. Era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações.  Morreu aos 65 anos.

“Fico muito honrado de hoje como Prefeito, preto e que veio de uma classe humilde estar celebrando com a minha população o dia de São Benedito, já tive a honra de ter sido um dos festeiros e para mim é uma das festas religiosas mais emocionantes de nossa cidade, onde vivenciamos a humildade e a fé de nossos moradores através de uma linda celebração em homenagem a São Benedito”, comenta Gilvan da Silva Santos. “A minha devoção a São Benedito se deu pelo exemplo de humildade , fé e amor a Deus. Estaremos juntos em mais um ano em celebração a este santo querido pelos pradenses”, complementa.

Na programação do evento deste ano de 2022, além das tradicionais barraquinhas, haverá  um leilão em prol da construção do Lar dos Idosos Jorge Ramos, visita à imagem de  Nossa Senhora D’Ajuda, Santa Missa e procissão com a benção do Santíssimo Sacramento, e com toda certeza a Marujada fará a sua belíssima e emocionante  reverência a São Benedito.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp