25/04/2022 às 12h37min - Atualizada em 25/04/2022 às 13h10min

Sindicato de Ferroviários da Zona Sorocabana e ViaMobilidade entram em acordo sobre treinamento de funcionários das linhas 8 e 9

Entidade quer resolução dos problemas que as linhas estão enfrentando

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins
O Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana e a ViaMobilidade realizaram nova reunião para tratar dos incidentes e acidentes que têm ocorrido nas linhas 8-Diamente e 9-Esmeralda desde que a empresa assumiu a operação, no fim de janeiro. O acidente mais grave envolveu a colisão de um trem com uma barreira de contenção na estação Júlio Prestes.
“Desde que a ViaMobilidade assumiu o serviço, temos acompanhado atentamente o que está acontecendo nas estações, manutenção e circulação dos trens. Acionamos a empresa em diversos momentos para entender como estava procedendo diante dos acidentes e que respaldo estava oferecendo aos funcionários, além de cobrar melhorias para que todos tenham qualidade de emprego e vida”, declara José Claudinei Messias, presidente do Sindicato da Sorocabana.
Os principais temas tratados na reunião foram o treinamento dos maquinistas e a situação de convivência dos funcionários da CPTM, que ainda trabalham nas bilheterias das linhas 08 e 09, e que constantemente apresentam falhas em sua operação. “Pedimos que o treinamento para novos maquinistas seja feito nos moldes do que já é praticado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), pois os principais problemas enfrentados pela ViaMobilidade foram causados pela inexperiência dos funcionários, que não tiveram a preparação necessária para assumir o serviço sozinhos”, relata o presidente do Sindicato.
De acordo com a ViaMobilidade, as providências para o treinamento correto dos novos funcionários, principalmente maquinistas, estão sendo tomadas. Sobre as bilheterias, a empresa informou que elas são de responsabilidade da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) do Estado de São Paulo. Além disso, disse que trabalha para evitar problemas entre seus funcionários e os profissionais que atuam pela CPTM, pois ambos precisam dividir espaço e postos de trabalho até que uma solução prática e justa seja dada pelo governo paulista.
A reunião também discutiu o acidente que tirou a vida de um funcionário da manutenção elétrica na subestação de Pinheiros. As condições e motivos da ocorrência ainda estão sendo investigados, mas o consórcio relatou que está contratando empresa especializada em segurança do trabalho para reduzir os problemas e evitar novos acidentes. A ViaMobilidade apresentou cronograma para a chegada de novos trens e relatório de como recebeu as linhas da CPTM.
“Estamos acompanhando de perto as graves ocorrências verificadas e cobrando ações práticas e urgentes, além de apontarmos soluções, inclusive com acompanhamento do Ministério Público Estadual. Exigimos garantias de segurança para os funcionários e os passageiros. Também estamos cobrando do governo do Estado de São Paulo que o transporte público de passageiros, em especial na região metropolitana, seja tratado como política pública e não como simples fonte de receita, como tem sido feito até agora”, finaliza Messias.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp