CIDADE NO AR Publicidade 728x90
06/05/2022 às 14h28min - Atualizada em 07/05/2022 às 00h00min

Alimentação fora do lar mantém queda mesmo com volta das atividades presenciais

Pesquisa mostra que consumidores pretendem reduzir gastos com esse tipo de despesa

SALA DA NOTÍCIA Temma
Pixabay

Segundo levantamento realizado pela Gallunion, apenas 33% voltaram ao trabalho 100% presencial, a maioria dos brasileiros continua trabalhando em home office ou modelo híbrido. Foram entrevistados 1.103 participantes.

Entre os que continuam trabalhando de casa, 78% disseram que dão preferência a comer comida feita na própria residência. Em segundo lugar, aparecem os pedidos via delivery, com 48%, seguidos pela comida comprada pronta, com 37%. Outros 19% buscam a comida pronta em locais próximos e 18% saem para se sentar e comer presencialmente.

Entre os participantes que voltaram a trabalhar presencialmente, 60% optaram por levar comida de casa, 33% preferem pedir delivery e 30% têm o hábito de sair para comer. 

Outro destaque da pesquisa é o aumento da preferência por comida saudável, que vem crescendo e registrou o maior índice comparativo desde 2020, com 30% das respostas. 50% dos entrevistados afirmam que dão preferência à alimentação mais equilibrada nas refeições em família e no dia a dia.

Menos comida pronta, mais ingredientes frescos

A pesquisa da Gallunion vai ao encontro das informações divulgadas pelo Report Foodtech 2022, estudo inédito elaborado pela Outcast Ventures em parceria com o Distrito. O levantamento apresenta um mapeamento sobre o setor de foodtechs no Brasil, analisando sete categorias (Super Foods, Food Delivery, Smart Kitchen & Restaurant Tech, Farm-to-table, Food Safety & Traceability, Consumer Service e Waste Management), além do histórico de investimentos, tendências de crescimento, principais modelos de negócio e panorama de empregabilidade.

Uma das categorias analisadas, Farm-to-table, apresenta um interessante avanço nos números. Este é um movimento que tem como objetivo aproximar o produtor do consumidor, diminuindo a quantidade de intermediários no processo e aumentando a eficiência da cadeia de suprimentos, oferecendo alimentos e ingredientes realmente frescos aos consumidores.

“Levar alimento extremamente fresco do produtor para a mesa do consumidor no menor prazo possível faz a diferença para uma alimentação mais equilibrada, sobretudo em um momento em que o consumidor tem preferido se alimentar em casa e se preocupado com a origem do que come”, explica Einat Eisler Carasso, CEO do e-commerce Freshmania, especializado na venda de leite fresco e entrega em menos de 48 horas do momento da produção até a casa do cliente, seguindo o conceito “da fazenda direto para sua mesa”.  “Nós acreditamos que a experiência de se consumir um alimento próximo à produção é outra”. 

Os resultados mostram que a pandemia e o aumento dos preços dos alimentos no Brasil impactaram de forma direta o segmento de alimentação, fazendo com que o brasileiro busque alternativas mais econômicas e equilibradas.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp