01/06/2022 às 12h52min - Atualizada em 03/06/2022 às 00h11min

​Diretoria da Governança do Angra Doce é eleita em Timburi

Evento contou com os representantes oficiais dos municípios que compõe a primeira Área Especial de Interesse Turístico e lideranças do Estado do Paraná e São Paulo

SALA DA NOTÍCIA Jivago França
Assessoria Atunorpi
O evento aconteceu na sexta-feira (27) no Centro Comunitário I no destino turístico Timburi, no estado de São Paulo e contou com participação dos representantes legais dos municípios que compõe a primeira Área Especial de Interesse Turístico Federal Angra Doce, onde foi realizada a eleição da diretoria, e os membros da Câmara de Gestão e dos Grupos de Trabalho da Governança.

O evento foi dividido em duas partes, na parte da manhã, por volta das 9h30 e término às 12h00 onde ocorreu a eleição e o evento aberto para toda a comunidade do Angra Doce, onde houve a apresentação do diagnóstico turístico de Timburi e a validação da vocação do Destino Turístico Timburi. Trabalho este que inaugura o início do pré planejamento oficial para o Plano de integração e coesão territorial do Angra Doce. A Diretoria da Governança do Angra Doce, tomou posse após a apresentação do Diagnóstico Turístico de Timburi.

O prefeito de Timburi, Silvio Polo participou do evento e destacou as ações em prol do turismo. “Timburi recebe todos de braços abertos e queremos agradecer o trabalho de análise que fizeram desde segunda-feira em nosso município, sei que este levantamento será de grande valia para planejar as ações da administração em busca da consolidação e o desenvolvimento do turismo no Angra Doce como fonte geradora de emprego e renda”, afirmou o prefeito.

O presidente da Atunorpi, Welington Bergamaschi falou sobre o encontro. “A Atunorpi trabalhou incessantemente para chegarmos, todos juntos, os 15 municípios, dois estados e uma única AEIT- Área Especial de Interesse Turístico Federal, Angra Doce. Esse esforço, trabalho e governança é resultado da união de todos os envolvidos nesse projeto de desenvolvimento regional do Turismo”, enfatizou.

João Gouveia Cezar do coletivo Pratique Turismo Regional, consultor da Atunorpi, considerou a reunião como um marco histórico para o turismo brasileiro. “De fato nasce a Governança do Angra Doce. É um marco, histórico, a primeira área especial de interesse turístico federal. A única área criada nos últimos 50 anos. Temos essa responsabilidade em promover o desenvolvimento da Governança do Angra Doce. Acredito que agora com essa diretoria eleita consigamos propor novos trabalhos e que a estratégia de desenvolvimento seja aplicada com maior efetividade e com isto, consequentemente, os destinos turísticos que compõe o Angra Doce, de fato tenham identidade, representatividade legal e maior agilidade na aplicação dos processos para o desenvolvimento territorial”, frisou.

Anderson Solé, vice-prefeito de Timburi, também comentou sobre a 2ª assembleia realizada na cidade paulista. “A formalização da Governança do Angra Doce, é de grande importância para o desenvolvimento do setor do turismo na região, gerando emprego e renda para esta região, que é a primeira área de interesse turístico federal que é o Angra Doce”, destacou.

A diretora de turismo da Estância Turística de Piraju e interlocutora regional da Região Turística Angra Paulista, Maria Luiza de Freitas, falou sobre a importância do encontro. “Foi um passo importantíssimo a reunião. Os membros tomaram posse da área de interesse turístico. Podemos dizer que, pela primeira vez, agora nós temos as cidades dentro de uma coordenação, que realmente vai decidir sobre a área de interesse turístico. Tivemos a lei em 2019 e agora os municípios realmente se articulando juntos, para estar trabalhando de forma organizada por este desenvolvimento, também já se articulando para fazer levantamento de dados e próximos passos estar desenvolvendo projetos todos os 15 municípios juntos, isso é fundamental”, comentou.

A coordenação da Governança Angra Doce ficou formada com Timburi na presidência, Jacarezinho na vice-presidência, Fartura como secretaria geral, Bernardino de Campos na secretaria adjunta, Salto do Itararé na comunicação e Carlópolis de suplente.

A Câmara de gestão ficou com Piraju como coordenador, Ipaussu como relator e Chavantes como suplente. A câmara de planejamento ficou com Ourinhos como coordenador, Ribeirão Claro como relator e Canitar como suplente. E a câmara de integração ficou com Itaporanga como coordenador, Siqueira Campos como relator e Barão de Antonina como suplente.

Participaram da assembleia os representantes legais dos municípios de Carlópolis, Jacarezinho, Siqueira Campos e Salto do Itararé do Paraná e Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Chavantes, Fartura, Ipaussu, Itaporanga, Piraju, Ourinhos e Timburi do estado de São Paulo.

Do evento de apresentação do Diagnóstico, participaram: O Prefeito de Timburi, Silvio Savogin Polo, vice-prefeito, Anderson Solé.

Representando a Paraná Turismo, Ana Maria Cavalheiro, Sandra Camacho, Ricardo Storniolo, Maria Fernanda Franzoi e Luiza Stopasolla.

Representando a Atunorpi, o Presidente, Welington Bergamaschi, Secretária Administrativa, Débora Albino e o Consultor Executivo da Pratique Turismo Regional, João Gouveia Cezar.

Maria Luiza de Freitas, representando o Angra Paulista.

Juarez Leal, mais conhecido como Daio, compareceu representando o Governo do Estado do Paraná. O Sistema S, esteve representado por Tiago Ferraz, Vagner Moraes e Emerson Mello Santos. Fernando Quinteiro representou a FGV, Paulo Sergio Fragoso da Silva, Prefeito de Salto do Itararé, Tiago Buhaidas, Chefe de Gabinete de Salto do Itararé, Mauro Mimura, Secretário de Turismo de Bernardino de Campos, Nilton Teles, Secretário de Turismo e Negócios de Carlópolis, Maria Helena, da Secretaria de Turismo de Chavantes, Luís Antônio Mariotto, representante do CONTUR de Chavantes, Marcos Alberto Rodrigues, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ourinhos, Fabiano Oliveira, Diretor de Turismo de Jacarezinho, Cassiano Godoi e Alan Fagundes,  da Secretaria de Turismo de Itaporanga,
Maria Angelica Ziantonio, Victor José Ziantonio, Valter Ziantonio e Paula Costa, representantes do Preta Terra, Maurício Barbosa, representante do CATI Ourinhos, Leonardo de Sarti e Reginaldo Shioga, da Secretaria de Turismo de Ipaussu, André Bertoni, da Secretaria de Turismo de Fartura, Vera Lucia Mello, da Secretaria de Turismo de Siqueira Campos, Lidinei Souza, Chefe Social de Siqueira Campos, Geraldo Lopes, Assessor de Gabinete de Barão de Antonina,

Rafaela Waldi, Ernesto Giomarco, Maria Leandra, Maria Minozzi, Rosana Correa, Aparecida, Rosangela Alvarenga, Rogerio Pereira, Andrey Rueda, Moacir Barros, Leila Minozzi, Angela Maria da Silva, Adilson Fernandes, Maria Bernadete Silva, Ana Maria Silva, Marcelo Evandro, Diego Oliveira, representantes das secretarias de Cultura, Agricultura, Meio Ambiente, Câmara Municipal, Saúde e Turismo de Timburi.

Atunorpi- Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015.  É a Instância de Governança Regional responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região é integrada por 18 municípios: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.




Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp