14/07/2022 às 12h06min - Atualizada em 16/07/2022 às 00h11min

Aposte nele! Ácido gálico ajuda a combater marcas escurecidas sem causar irritações na pele

O ativo orgânico é extraído de plantas e ainda possui ação antioxidante, afirma a dermatologista Andréa Bauer Bannach; ela também dá dicas de mudança na rotina para minimizar o problema

SALA DA NOTÍCIA Da redação
Divulgação

Quem deseja uniformizar alguma marca escurecida no corpo sabe como é difícil encontrar ativos que funcionem para sua pele, promovendo um efeito potente sem causar qualquer desconforto. Se este é o seu caso, você já ouviu falar do ácido gálico? Acredite, vale a pena saber mais sobre ele! Além de ser bastante eficaz, o componente possui ação antioxidante e é considerado seguro para todos os tipos de pele com marcas escurecidas.

“O ácido gálico é um ácido orgânico, que pode ser extraído de diversas plantas, e que tem dois benefícios interessantes: o efeito antioxidante, pois combate os radicais livres, e a ação clareadora, pois impede uma das etapas da produção de melanina. Ele é um ativo com ótimo perfil de segurança e raramente causa irritação ou ardência”, explica Dra. Andréa Bauer Bannach, gerente médica em dermatologia de Profuse, marca de dermocosméticos do Aché Laboratórios.

Ainda que seja seguro, a recomendação é sempre consultar um dermatologista antes de começar a usar algum produto com ácido gálico na composição. Um profissional pode, inclusive, associar o uso desse ativo a outros componentes uniformizadores, tais como niacinamida e alfa-arbutin. Vale lembrar que, mesmo tratando, é importante investigar o que está causando o problema, já que pode haver alguma desordem interna que está se refletindo na pele.

Possíveis causas de marcas escurecidas

A principal responsável pelo aparecimento de marcas escuras é a exposição à luz, sobretudo ao sol. “A luz visível – aquela proveniente de lâmpadas, celulares, computadores e TVs – também tem potencial de marcar a pele. Além disso, existe a herança genética, que predispõe algumas pessoas a terem mais marcas, e o próprio fototipo: pessoas com pele mais morena (fototipos mais altos) tendem a apresentar mais”, afirma a dermatologista de Profuse.

Por este motivo, o uso diário do protetor solar é fundamental, inclusive nos dias nublados. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso do filtro solar com FPS 30, no mínimo. O ideal é reaplicar a cada duas ou três horas, ou antes, se houver transpiração excessiva ou banho de piscina e mar. Já os protetores com cor ou o uso de maquiagem, como base e pó, acima do protetor solar ajudam a garantir a proteção contra a luz visível.

Em relação às axilas, um fator importante para o aparecimento de marcas escurecidas é a depilação, principalmente se o método escolhido causar irritação, a exemplo das lâminas. Portanto, o procedimento mais indicado é a depilação a laser, uma vez que remove completamente os pelos, evitando irritações e favorecendo o processo de clareamento. Além disso, o atrito da própria pele ou da pele com a roupa também pode causar inflamação e, posteriormente, escurecer a pele.

Profuse conta com um produto que auxilia no tratamento de marcas escurecidas e contém ácido gálico. Confira:


Clair Concentré é um uniformizador intensivo de marcas escurecidas do rosto e das axilas. Age reduzindo o tamanho da marca escurecida, controlando sua evolução e aproximando o tom dela à tonalidade natural da pele. Possui ácido gálico, com ação antioxidante e clareadora, niacinamida, que possui propriedades hidratantes, ação anti-inflamatória e ação antioxidante, e vitamina C que previne o envelhecimento. Preço sugerido: R$ 189,90 (30g)

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp