CIDADE NO AR Publicidade 728x90
26/09/2022 às 19h19min - Atualizada em 27/09/2022 às 00h16min

5 livros para conversar sobre política com as crianças

Aprenda como falar de política com as crianças de maneira didática, lúdica e acessível

SALA DA NOTÍCIA Luna Marina Oliva da Conceição
https://lunetas.com.br/
Divulgação

A política impacta a vida de todas as pessoas, inclusive de quem ainda não tem poder de voto, como as crianças e os adolescentes. Não há dúvidas de que as decisões políticas afetam e modificam o nosso cotidiano e, por isso, é necessário formar cidadãos críticos e engajados. 

Pensando em ajudar quem deseja falar sobre política com as crianças de maneira didática, lúdica e acessível, com a proposta de aproximar crianças e adolescentes dos assuntos políticos, o Lunetas, espaço 100% dedicado à reflexão sobre as infâncias brasileiras, lista 5 livros que podem auxiliar nesta missão

Além disso, para quem deseja se aprofundar ainda mais no assunto, o Lunetas lançou o especial “Infâncias em foco: Quem vota pelas crianças?”, um hub de informação sobre política e as infâncias. Entre as mais de 20 reportagens inéditas, estão conteúdos que abordam desde como os adultos podem falar sobre política com as crianças até a visão dos pequenos sobre o tema.

  1. O que é preciso para ser rei, de Tino Freitas e Léo Cunha

O livro aborda o momento político atual ao trazer uma metáfora lúdica para as crianças, que parte do seguinte questionamento: “o que é preciso para ser rei?”; afinal, o que exatamente pode definir um rei? uma herança? uma coroa? um castelo? ou será que é importante também sabedoria, empatia ou compaixão?. Com base nesses questionamentos, os autores convidam o leitor a explorar as possíveis respostas e ideias de como lidar e conduzir a vida pública e coletiva. 

  1. A eleição dos bichos, de André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo e Pedro Markun

O livro começa com os animais cansados dos abusos do rei Leão, que possui ideias bastante antidemocráticas e manda e desmanda na floresta. A gota d’água é quando o rei resolve desviar o curso de um rio para construir uma piscina na sua própria toca. Assim, os bichos decidem fazer uma eleição para decidir quem será o novo soberano da floresta e, para que tudo saia da maneira correta, todos terão que estudar e aprender sobre o processo político e democrático. 

  1. Meu reino por um chocolate, de Bruno Nunes 

O livro conta a história de um rei mimado, viciado em chocolate e que importuna a vida de todos à sua volta para conseguir sua sobremesa preferida. O autor provoca o leitor a pensar sobre como se formam as relações de poder e qual o impacto das decisões políticas sobre o meio ambiente, a vida das pessoas e o próprio desenvolvimento da sociedade.

  1. A Lenda de Su, de Tiago de Melo Andrade 

A obra conta a história de um reino distante, onde vivia um sábio que reinava soberano. Ele era inteligente, porém vaidoso, tirano e gostava de controlar as fontes de conhecimento da população, além de sujeitar os súditos a seus desmandos e caprichos. Diante desta realidade, um curioso jovem chamado Crasso é chamado para esculpir uma estátua do ditador e, a partir deste momento, surge a chance de mudar o panorama político e social do reino. 

  1. Se os tubarões fossem homens, de Bertolt Brecht

Esta fábula foi escrita na década de 50 e o seu autor é considerado um dos maiores escritores do século XX. Com pitadas de humor, ironia e irreverência, o livro nos faz pensar sobre a organização social do mundo, além dos valores éticos, morais e as relações de poder. Durante o texto, o personagem Sr. Keuner é o interlocutor de uma criança que quer saber como seria o mundo se - como diz o título - os tubarões fossem homens. 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp