26/10/2022 às 09h25min - Atualizada em 01/11/2022 às 00h06min

A novidade no Brasil são os chamados “vinhos submarinos”

Tendência nos últimos anos, a técnica de fermentar os vinhos em compartimentos especiais submersos no mar está sendo usada em vinícolas mundo afora. A 067 Vinhos acaba de importar o primeiro vinho a utilizar esse processo de envelhecimento

SALA DA NOTÍCIA Uirá Banheza
A busca por métodos e processos, sejam eles tradicionais, sejam inovadores, é constante no mundo do vinho. Hoje, os vinhos em ânfora renasceram. Ao mesmo tempo, surgem barricas hipertecnológicas. Ao longo dos anos, enólogos vêm testando novas técnicas para criar rótulos cada vez mais incomuns. E nessa onda (quase literalmente) aparece uma nova categoria, os vinhos “subaquáticos”. Essa “moda” é relativamente recente. Ao que parece, ela tomou força há cerca de 10 anos, quando uma equipe de mergulhadores no mar Báltico encontrou 168 garrafas de Champagne em um navio naufragado.

Especialistas dizem que o envelhecimento do vinho, especialmente dos espumantes, debaixo d’água, beneficia-se de ótimas condições, pois o oceano oferece um ambiente fresco e pressurizado, além da ausência de luz e relativa falta de oxigênio, e temperaturas baixas e quase constantes. Mas não são apenas os espumantes que se beneficiam do ambiente subaquático: brancos, tintos e até Jerez já foram enviados para debaixo d’água.

A partir daí, pipocaram produtores que resolveram experimentar o envelhecimento de vinhos debaixo d’água. Seguindo essa tendência, a 067 Vinhos acaba de trazer para o Brasil o vinho Habla Del Mar, da Vinícula Habla, que está localizada na cidade de Trujillo, na Espanha. O Habla Del Mar foi o primeiro vinho do mercado classificado como um vinho submarino. 

A primeira coisa que chama a atenção neste rótulo é que ele é um vinho sem colheita. Após uma primeira fermentação na adega, o vinho realiza  uma segunda fermentação em depósitos de 300 litros debaixo do mar perto da localidade francesa de Saint-Jean-de-Luz durante vários meses, o que lhe proporciona notas salinas e iodadas. O sócio proprietário da 067 Vinhos, Alan Fernandes, explica que a Habla desenvolveu um tanque especial para fazer essa segunda fermentação com o vinho submerso a 15 metros de profundidade. “E isso dá a esse vinho uma nota marítima e uma salinidade muito agradável”, destaca. 


A 067 Vinhos
Boa parte dos rótulos comercializados pela 067 Vinhos são exclusivos. Ao todo, são cerca de 120 - sendo 80% nacionais e 20% estrangeiros. Eles vêm da Romênia – mais de 3 mil anos de história de produção vinícola - da Espanha, Alemanha, Portugal e Argentina, dentre outros lugares de relevância na história de produção de vinhos de qualidade. A empresa conta ainda com quatro rótulos autorais que enaltecem a brasilidade e os aromas sul-mato-grossenses, onde está a sede da empresa. A empresa conta atualmente com espaços de confraternização instalados no Brasil e em Dubai e também e-commerce próprio.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp