CIDADE NO AR Publicidade 728x90
25/11/2022 às 13h29min - Atualizada em 27/11/2022 às 00h01min

Viajar pro Egito é muito mais que as Pirâmides

Excursy elaborou dicas práticas de como explorar muitos destinos diferentes no país além de um roteiro para o Réveillon

SALA DA NOTÍCIA Excursy
www.excursy.net

O Egito é um destino que é muito desejado pelos brasileiros mas ainda um tanto quanto pouco explorado. Isso porque ainda existem muitas dúvidas sobre o que  conhecer na terra de uma das 7 maravilhas do mundo, além das pirâmides.

 

Pensando nisso, a Excursy, agência de viagens online especializada em oferecer pacotes para Israel, Egito, Emirados Árabes, Grécia, Jordânia, Turquia, Líbano, Marrocos e Irã, criou diferentes roteiros para o País sempre prezando pelo bem-estar e a segurança dos passageiros.

 

"Somos especialistas em destinos para o Oriente Médio porque conhecemos cada pedacinho de cada destino para proporcionar uma experiência única e especial aos nossos clientes, então fazemos um acompanhamento completo desde o início passando do planejamento, até a chegada ao Brasil com guias próprios ", comenta Anna Carolina Caro, diretora executiva da Excursy. 

 

Um dos melhores períodos para visitar o Egito é entre outono e inverno, ou seja, de setembro a março, época em que muitas pessoas estão de férias devido a festas, então esse é o momento ideal para se planejar uma viagem ao País, incluindo Réveillon. 


Mas o que fazer no país além das pirâmides?

 

Para quem vai ao Egito pela primeira vez, o Cairo é uma parada quase obrigatória. Além de ser uma porta de entrada para outros lugares imperdíveis no país, como Aswan, o Cairo carrega a fama de ser uma das cidades mais antigas do mundo.  Além das pirâmides de Gizé e Saqaara existem ainda muitas opções para se conhecer na cidade. Para a diretora da Excursy, Anna Carolina, a dica valiosa são os museus. "Existem muitas opções para se fazer na capital do Egito, indico o novo museu nacional egípcio, museu de arte islâmica, e Khan el Khalili", comenta. 





 

Novo Museu Nacional Egípcio do Cairo possui uma área de 135 mil metros quadrados e acervo de 50 mil artefatos, conta a história da civilização egípcia do período pré-histórico ao atual. As coleções permanentes estão dispostas em duas áreas apenas: o salão principal e o salão das múmias. O novo museu do Cairo fica cerca de 7 km ao sul do centro da cidade, na cidade antiga de Fustat, na El-Fustat Road. 

Já o Museu de Arte Islâmica no Cairo, é considerado um dos maiores do mundo, com a sua colecção de artefatos em madeira rara e gesso, bem como objetos em metal, cerâmica, vidro, cristal e têxteis de todos os períodos, de todo o mundo islâmico.

Nos últimos anos, o museu exibiu cerca de 2.500 artefatos, em 25 galerias, mas abriga mais de 102 mil objetos, com o restante em armazenamento. A coleção inclui manuscritos raros do Corão, com alguns em caligrafia escrita com tinta prata, em páginas com fronteiras elaboradas.

 

Se o Cairo é famoso por conta da sua dinâmica urbana super caótica, o Khan el Khalili é totalmente a cara da cidade! Esse mercadão fica numa antiga região comercial da cidade e é um verdadeiro labirinto de ruas cheias de coisas incríveis para ver, comprar e, principalmente, negociar!

A história do mercado de mistura com a do Cairo, já que ele foi fundamental para tornar a cidade um ponto tradicional de comércio para o Egito, juntamente com o Al-Muski (outro mercado importante da cidade).

O Khan el Khalili é o melhor lugar para fazer compras em todo o Egito! Além de ser um lugar incrível para passar uma tarde, é uma ótima opção de onde encontrar lembrancinhas e comprar coisas diferentes do que se costuma ver nas lojas turísticas mais comuns. 

Outras dicas segundo a Excursy são conhecer Alexandria, passeios pelo Rio Nilo inclusive ir para outras cidades como Luxor e Aswan, além de passeios náuticos pelo Mar Morto. 

"Alexandria é um lugar cheio de história, que pode ser conhecido em um bate e volta saindo do Cairo. É uma das cidades mais antigas do mundo e foi construída cerca de trezentos anos antes de Cristo, fundada por Alexandre, o Grande. Seu farol é a sétima maravilha do mundo e sua nova biblioteca – impressionante! – a maior de todo o planeta e que conta, inclusive, com um 

 

planetário", aponta Anna Carolina. Em Alexandria pode-se fazer as seguintes atividades: mergulho nas ruínas do porto; caminhada histórica; visita à mesquita de Abou el-Abbas al-Mursi,  construída há 3 mil anos; visita ao museu Greco-Romano e ao Palácio Al-Montazah; passeio pelo teatro romano e pelo Pompey’s Pillar com suas esfinges e catacumbas; entre outras. Paradas nos mercados de rua de Alexandria são obrigatórias, assim como a degustação da gastronomia local, reflexo das influências ocidentais e orientais que marcaram a história da cidade.

Já quem gosta de mergulhar, seja  de forma profissional ou para lazer, o mar vermelho é um prato cheio.  Existem algumas cidades principais no Egito que são banhadas pelo Mar Vermelho e bastante procuradas por turistas para conhecer esse mar. Uma delas é Hurghada, bem fácil de chegar e bastante badalada; Sharm el Sheik, mais distante e procurada por mergulhadores profissionais em especial pelo naufrágio SS Thistlegorm'. Mas além dos naufrágios, há também  o parque ras mohammed  que é o preferido dos mergulhadores devido à vida marinha. Outro local é Marsa Alam, com sua vida marinha que impressiona e ainda é pouco explorada e com passeios de snorkel que permitem aos turistas nadar junto com as tartarugas. 

Outra dica bacana da Excursy são os passeios pelo Rio Nilo: "Se você viu postais do Egito, provavelmente já deve ter se deparado com aqueles barcos à vela que navegam pelo Rio Nilo. Esses barcos são conhecidos como feluccas, e são usados como transporte pela população, mas é também uma super atração turística.Além de ser uma super experiência passear (e molhar os pés!) por um dos rios mais importantes do mundo, a paisagem é maravilhosa! Esse passeio acontece  bem próximo ao horário do pôr do sol para ter um visual ainda mais lindo", comenta Anna Carolina. 

 

Outra opção de passeios pelo Rio Nilo são os cruzeiros de luxo que acontecem no sul do Egito. Esses cruzeiros são famosos pelo conforto e praticidade que oferecem a seus passageiros. Os barcos são espaçosos, contam com piscina e algumas atividades de lazer, os quartos possuem conforto de hotel e ainda têm vista para o rio.

 

Os cruzeiros pelo rio Nilo fazem o trajeto Luxor – Aswan (ou vice-versa) o que dá a possibilidade de conhecer muitos templos lindos. Confira abaixo alguns deles segundo a Excursy:

Em Aswan a parada obrigatória é no Templo Philae Isis. Muitos o consideram o templo mais lindo de todo o Egito. Foi construído em homenagem à deusa do amor (Ísis) e só pode ser acessado de barco. A ilha onde fica o templo tem várias outras construções, o que a torna admirável mesmo de longe e deixa o passeio até a construção ainda mais especial. Uma curiosidade sobre a construção: originalmente ela ficava em outro lugar bem próximo ao local atual, mas acabou submersa depois da construção da represa de Assuã e precisou ser transferida. 

Há cerca de 4 horas partindo de Aswan existe um outro templo que vale cada minuto da visita. Trata-se Abu Simbel: O templo de Abu Simbel fica situado ao sul de Aswan, ao longo da margem do Lago Nasser (que foi criado a partir da construção da nova barragem do rio nilo em Aswan) é o mais famoso templo de todo o Egito, depois das Pirâmides de Gizé. Os dois templos construídos pelo maior dos faraós, Ramsés II, estes enormes templos marcavam o limite sul do Império Egípcio com a Núbia, no auge de seu poder durante o Império Novo. Eles foram feitos para transmitir o poder dos governantes do Egito a qualquer um que colocasse os olhos sobre eles.A capacidade arquitetônica da época era fenomenal, as grandes estátuas de Ramsés II e da sua esposa preferida Nefertari, que adornam suas fachadas, ainda hoje são inspiradoras. As quatro estátuas que guardam a entrada para o maior desses templos são as maiores esculturas que sobreviveram desde a era faraônica.

Já em Luxor, a visita acontece no Templo de Karnak: O Templo de Karnak sem dúvidas é uma das maiores maravilhas arquitetônicas que há no mundo. São milhares de anos de história, que sofreu com a ação do tempo e do homem, passou por milhares de gerações mas continua de pé, resplandecendo sua herança no solo da antiga Tebas. Ao visitar Karnak, você vai estará visitando o coração do Egito do Novo Império. Este grande complexo foi um dia, o centro da fé antiga enquanto o poder estava concentrado em Tebas (atual Luxor), a sua importância reflete diretamente no tamanho da sua estrutura. Em adição a importância religiosa, o lugar também serviu como tesouro, centro administrativo e palácio para o Novo Império dos faraós. O Templo de Karnak é considerado o maior templo já construído no mundo inteiro.


E o que fazer no Egito no Réveillon, por exemplo?

Não faltam opções do que fazer em viagem ao Egito, desde andar de camelo, visitar as pirâmides, passear pelo deserto do Saara, experimentar os pratos típicos, fazer compras em seus mercados incríveis ou subir na Cairo Eye, uma roda-gigante imponente que tem vista para o rio Nilo. Mas, especialmente no Réveillon, a capital Cairo é o lugar mais procurado e onde estão as principais atrações desta época do ano.

 

A cidade é a que tem melhor estrutura para receber os turistas, principalmente em relação às hospedagens e restaurantes. A partir dela também é mais fácil conhecer outras regiões do país. Mas não é só isso. A capital sedia as maiores comemorações da virada do ano, entre elas, a queima de fogos às margens do rio Nilo e o show de luzes nas pirâmides, que conta a história dos faraós e do Egito.

Mas para quem quer aproveitar mais do que somente a virada do ano, há roteiros que incluem passeios por diversas partes do país. O mais famoso para fazer no Réveillon é o cruzeiro pelo rio Nilo. Há diferentes pacotes para este passeio. "Como somos especialistas no destino podemos montar roteiros adaptados de acordo com a expectativa de cada cliente para melhorar experiência da viagem e proporcionar momentos inesquecíveis", aponta a diretora da Excursy. 

Mais dicas práticas que facilitam muito a vida de quem viaja ao Egito

  • É proibido fotografar áreas e equipamentos militares
  • Mulheres devem se vestir de forma discreta, principalmente se estiverem desacompanhadas.
  • As viagens de aventura e o turismo a lugares remotos estão desaconselhados.
  • Procure fazer as viagens acompanhado de guias, permaneça nos locais de maior afluência de turistas e não desvie seu trajeto para fora das rotas turísticas tradicionais.
  • O número 123 aciona o serviço de ambulância e o 128 o de bombeiros.
  • Se for necessário, utilize hospitais privados e evite o sistema público de saúde.

Vacinas

 

O Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela é uma das exigências para que os brasileiros entrem no país. Ainda que haja relatos de viajantes que tenham conseguido entrar no Egito sem o documento ou de que o agente da imigração não tenha solicitado a comprovação da vacina, o mais recomendável é levar o Certificado com você.

Ainda é um dos poucos países que pedem a comprovação da vacina contra COVID. O site da ANVISA oferece mais informações sobre como obter o documento e também uma ferramenta para verificar os alertas ou exigências de saúde pública nos diferentes países. É possível conferir ainda no site da OMS a lista de todos os países que exigem o certificado.


Moeda
A moeda oficial do Egito é a Libra Egípcia (EGP). O câmbio é de aproximadamente LE5,50 (R$1,50) por R$1. Por lá, os centavos chamam-se piastras.


Preços
Os preços no Egito são, em geral, muito baixos. Nos lugares mais turísticos, uma garrafa grande de água custará cerca de LE10 (R$2,60) e, nos que ficam longe desses locais, apenas 2. Um almoço para duas pessoas em um restaurante regular custará cerca de LE100 (R$26,30).



 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp