25/12/2022 às 09h23min - Atualizada em 27/12/2022 às 00h06min

Foodservice: Como garantir a fluidez no abastecimento nas festas de fim de ano

Antecipar as compras é uma das principais dicas para evitar ruptura de estoque durante as altas demandas

SALA DA NOTÍCIA PR

São Paulo, dezembro de 2022 - No meio do Natal e há poucos dias do Ano Novo, cuidar do abastecimento é fundamental para evitar a ruptura de estoque. O segmento de foodservice vem operando em alta no pós-pandemia e, de acordo com estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor cresceu 22,3%, em função do maior fluxo de consumidores nas ruas e dos feriados conhecidos por reunir mais público em restaurantes, por exemplo. Diante de um período em que a demanda também aumenta, é primordial que as empresas estejam preparadas para atendê-la. Neste sentido, um abastecimento correto e bem planejado torna-se um grande aliado. 

Pensando nisso, João Alfredo Pimentel, fundador da 6place - plataforma que une distribuidores, indústrias e fornecedores às redes de franquia e foodservice por meio de um único marketplace, elenca algumas dicas para não passar aperto: “A primeira delas é planejar o aumento da demanda. Datas comemorativas tendem a alavancar o mercado, estimulando o aumento das vendas. Deste modo, é importante ter bem definido e alinhado o quanto esses períodos podem influenciar na operação para, então, esboçar o seu estoque”.

O executivo aponta a digitalização como uma das principais ferramentas para potencializar as vendas, mas também as compras nestes períodos: “Sem o auxílio do abastecimento digital, o operador precisa se deslocar até supermercados, atacados e afins, para realizar a compra de determinado produto. Digitalizando esse processo, ele ganha tempo para focar em outras atividades”. A má gestão do estoque é considerada um dos grandes desafios do foodservice e principal fonte comprometedora da saúde financeira de muitos negócios. “É importante reforçar que o abastecimento e o armazenamento precisam estar alinhados. Para garantir a fluidez do estoque, é preciso manter um inventário regularmente atualizado, além de prever um espaço adequado e suficiente para o armazenamento das quantidades extras para o período”, comenta Pimentel.

Por fim, ele pontua a importância de realizar a compra com parceiros estratégicos que possam garantir o abastecimento em tempo hábil. “Toda empresa está sujeita a intercorrências que podem vir a comprometer o abastecimento. Por isso, é importante contar com fornecedores e parceiros confiáveis, os quais possam atender à sua necessidade. Claro que a ideia é focar no planejamento para evitar surpresas de última hora, mas ter esse apoio é importante tanto para facilitar a operação logística, quanto para evitar a ruptura de estoque e os gastos excessivos por falhas na gestão”, conclui João.

Sobre a 6place: A 6place é uma plataforma digital de abastecimento para redes de franquias de alimentação e food service independentes que buscam melhor eficiência operacional e controle do CMV. Conectando indústria, distribuidores, fornecedores e crédito em um formato de compra 100% digital para o B2B, a plataforma proporciona as melhores experiências físicas de abastecimento e resultados reais para redes de franquias e operadores de food service.




 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp