31/12/2022 às 06h02min - Atualizada em 01/01/2023 às 00h03min

Além do presidente, 27 governadores tomam posse neste domingo 

Esta será a última vez que o presidente e os governadores tomam posse no mesmo dia. A partir do próximo ciclo eleitoral, o presidente da República assumirá o cargo em 5 de janeiro, e os governadores, em 6 de janeiro.

agenciabrasil.ebc.com.br/rss/politica
https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-12/alem-do-presidente-27-governadores-tomam-posse-neste-domingo



Além do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, tomam posse neste domingo (1º) todos os governadores nas 27 unidades da federação. Nas eleições ocorridas em outubro do ano passado, 18 mandatários foram reeleitos. Nove assumem o cargo de governador pela primeira vez.



As cerimônias seguem ritos específicos em cada estado e no Distrito Federal e não há horário padronizado. Na Bahia, Jerônimo (PT) deverá chegar à Assembleia Legislativa baiana às 7h30. O mesmo ocorre no Ceará, com Elmano de Freitas (PT). 



Notícias relacionadas:

Isso ocorre porque, de quatro em quatro anos, alguns governadores correm para Brasília, para comparecer à posse do presidente. A expectativa é que todos os quatro governadores eleitos pelo PT prestigiem a sessão solene no Senado que dará posse a Lula, marcada para as 15h. Aliados de outras legendas também devem comparecer, como o governador eleito da Paraíba, João (PSB).



Pelo cronograma do cerimonial, todas as autoridades que pretendam acompanhar presencialmente a posse presidencial devem chegar ao Congresso entre as 13h e as 14h30.



A maioria das cerimônias de posse dos governadores, contudo, ocorrem também à tarde, algumas no mesmo horário da posse de Lula, às 15h. Esse é o caso, por exemplo, de Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo, e Raquel Lyra (PSDB), em Pernambuco.



Já em Minas Gerais, apesar de assumir pela manhã, às 11h, o governador reeleito, Romeu Zema (Novo), declarou que não comparecerá a posse de Lula. Durante a campanha, o mandatário mineiro fez forte oposição ao petista.



Em Goiás, por outro lado, o governador reeleito Ronaldo Caiado não estará de corpo presente nem mesmo na sua própria posse. Ele se encontra em São Paulo, recuperando-se de uma cirurgia no coração, e assumirá o cargo via videoconferência.



Esta será a última vez que o presidente e os governadores eleitos ou reeleitos tomam posse no mesmo dia, no caso o primeiro dia do ano. A partir do próximo ciclo eleitoral, o presidente da República assumirá o cargo em 5 de janeiro, enquanto os governadores, em 6 de janeiro.



A mudança foi aprovada pelo Congresso Nacional neste ano, por meio de uma Emenda Constitucional. Entre as justificativas para a medida está justamente a dificuldade para que governadores eleitos compareçam à posse presidencial. Outra razão para a alteração foi a proximidade do réveillon que, segundo os parlamentares, atrapalhava a participação popular e vinda de outros chefes de estado a Brasília.



Confira abaixo todos os governadores que tomam posse para um novo mandato neste domingo (1º):



- Acre - Gladson Cameli (PP)



- Alagoas - Paulo Dantas (MDB) - reeleito



- Amapá - Clécio (Solidariedade)



- Amazonas - Wilson Lima (União Brasil) - reeleito



- Bahia - Jerônimo (PT)



- Ceará - Elmano de Freitas (PT)



- Distrito Federal - Ibaneis Rocha (MDB) - reeleito



- Espírito Santo - Renato Casagrande (PSB) - reeleito



- Goiás - Ronaldo Caiado (União Brasil) - reeleito



- Maranhão - Carlos Brandão (PSB) - reeleito



- Mato Grosso - Mauro Mendes (União Brasil) - reeleito



- Mato Grosso do Sul - Eduardo Riedel (PSDB)



- Minas Gerais – Romeu Zema (Novo) - reeleito



- Pará - Hélder Barbalho (MDB) - reeleito



- Paraíba - João Azevêdo (PSB) - reeleito



- Paraná - Ratinho Júnior (PSD) - reeleito



- Pernambuco - Raquel Lyra (PSDB)



- Piauí - Rafael Fonteles (PT)



- Rio de Janeiro - Cláudio Castro (PL) - reeleito



- Rio Grande do Norte - Fátima Bezerra (PT) - reeleita



- Rio Grande do Sul - Eduardo Leite (PSDB)



- Rondônia - Coronel Marcos Rocha (União Brasil) - reeleito



- Roraima - Antonio Denarium (PP) - reeleito



- Santa Catarina - Jorginho Mello (PL)



- São Paulo - Tarcísio (Republicanos)



- Sergipe - Fábio Mitidieri (PSB)



- Tocantins - Wanderlei Barbosa (Republicanos) - reeleito




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-12/alem-do-presidente-27-governadores-tomam-posse-neste-domingo
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp