21/12/2022 às 11h49min - Atualizada em 02/01/2023 às 00h03min

Bebidas de qualidade? Saiba a importância do tratamento de água para auxiliar na produção de cervejas e refrigerantes

O tratamento eficiente garante a qualidade do produto final em relação a sabor, odor e aspecto.

SALA DA NOTÍCIA Lícia Maria Assunção Martins
São Paulo, dezembro de 2022 – Com a proximidade das festas de Natal e Réveillon, o comércio se prepara para mais um período de incremento nas vendas, com destaque para os que atuam no setor de alimentos e bebidas. Com números em alta, o mercado apresenta muitas necessidades e exigências. Uma delas, é a qualidade da água utilizada como matéria-prima pela indústria de bebidas.

Embora o público muitas vezes não se dê conta, é o tratamento eficiente da água, feito de acordo com as rígidas normas de segurança, que garante um excelente produto final.

“O processo de tratamento de água se dá de acordo com as características do manancial onde ela é coletada. Em geral, seu tratamento passa pelas etapas de pré-oxidação, floculação, coagulação, sedimentação e filtração. Após essas etapas, recebe um polimento final, que é definido pelo tipo de produto que será fabricado, ou seja, o tratamento feito para cervejas, por exemplo, difere do que é feito para refrigerantes e sucos”, afirma José Eduardo Donato, diretor comercial da BioE, unidade de negócio do Grupo Sabará.

A BioE oferece ao mercado o Clorito de Sódio, produto desenvolvido para aplicações como precursor do Dióxido de Cloro, usado como biocida oxidante no processo de desinfecção primária da água. O uso do Dióxido de Cloro (Diox®), cuja obtenção no Brasil só era possível por meio de importação, hoje é viável devido à planta de Clorito de Sódio, em Santa Bárbara d'Oeste, em São Paulo, inaugurada em 2019, que se tornou uma conquista inovadora e que transformou o Grupo Sabará no único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina.

Isso significa que a empresa entrega ao produtor, não só soluções completas, mas ainda o selo de garantia de empresa genuinamente brasileira, estabelecida há mais de 65 anos no mercado.

“O setor de alimentos e bebidas é o maior mercado industrial do mundo, logo, um grande consumidor de água e energia, por isso, nosso compromisso continua sendo ir além do fornecimento de produtos. Por meio de nosso pacote de serviços, buscamos ser parceiros dos clientes, com o foco na melhoria de seus resultados e na sustentabilidade do nosso negócio, ainda mais, em tempos de Copa do Mundo, quando há um grande aumento de produção e consumo”, finaliza José Eduardo Donato.
Sobre a BioE

A BioE é a unidade de negócio do Grupo Sabará que atua em segmentos industriais tais como sucroalcooleiro, nas indústrias de bebidas, mercado de energia, couro, têxtil, papel e celulose, entre outros. Seus negócios estão direcionados à criação de soluções que aumentem a eficiência de seus clientes de forma global. Para isso, conta com sistemas altamente seguros e técnicos capacitados para realizar a instalação, manutenção e auxiliar na aplicação dos produtos. Em seu portfólio, estão soluções que auxiliam em todas as etapas do processo produtivo, como a adequação da água utilizada em bebidas, fator considerado determinante para garantir a qualidade do produto final.

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 65 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas. O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp