CIDADE NO AR Publicidade 728x90
09/01/2023 às 14h40min - Atualizada em 11/01/2023 às 00h01min

Lugares mais altos do Brasil: TOP 10

Se você também é daqueles que amam aventuras e desafios, você vai adorar conhecer os lugares mais altos do Brasil. Vem comigo.

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Você também é daqueles que amam aventuras compostas por trilhas, desafios e paisagens paradisíacas? Então você está no lugar certo. E hoje você vai conhecer os lugares mais altos do Brasil.

Daqueles que te levam aos pontos mais altos de uma montanha, para contemplar a imensidão que esse país lindo e maravilhoso revela quando visto de cima.

Embora não seja um país de grandes altitudes como alguns de nossos vizinhos sul-americanos, aqui no Brasil também é possível conseguir chegar em alguns pontos acima das nuvens.

Pois, o relevo nacional, resultado de formações rochosas e processos geológicos, nos permitiu que alguns picos do Brasil chegassem bem perto dos três mil metros de altitude.

Lembrando, que caso você goste de aventura e comida boa, ao visitar o lugar mais alto do Brasil, você ainda poderá experimentar os deliciosos pratos  da culinária da região norte, que deixaram a sua aventura ainda mais inesquecível. 

Mas, você sabe quais são os lugares mais altos do Brasil? A seguir você vai conhecer alguns pontos acima das nuvens e cercados por horizontes incríveis e paisagens de tirar o fôlego. Vem comigo.

Quais são os lugares mais altos do Brasil?

Se você gosta de escalar montanhas, ou apenas apreciar essas verdadeiras belezas da natureza, prepare o coração, pois a seguir você vai conhecer os lugares mais altos do Brasil. São eles:

Pico da Neblina

O Pico da Neblina é um dos lugares mais altos do Brasil. Ele fica localizado no norte do Amazonas e tem 2.994 metros de altura.

O lugar foi batizado assim, devido ao fato de que o topo da montanha fica quase sempre coberto pela neblina.

O local também dá nome ao exuberante Parque Nacional do Pico da Neblina, onde está situado. 

São precisos dois ou três dias de caminhadas intensas para chegar até à base do pico, em meio a lama, calor e a umidade da floresta.

No final do terceiro ou quarto dia, o visitante consegue chegar à base da montanha de onde consegue vê-la em meio à neblina.

Em seguida, é preciso subir por cerca de cinco horas até avistar a bandeira do Brasil colocada no topo da montanha pelo Exército, marcando o ponto mais alto do Brasil

Pico 31 de Março

Com 2.972 metros de altitude, o Pico 31 de Março ocupa a segunda posição entre os lugares mais altos do Brasil.

Também localizado no estado do Amazonas, na Serra do Imeri, o pico faz divisa com Venezuela e está a apenas 600 metros de distância do Pico da Neblina.

Os dois picos mais altos do Brasil, possuem dificuldades bastante parecidas para alcançarem o topo, por estarem bem próximos e terem alturas semelhantes.

Enfim, você vai levar dias e precisará ter muito preparo físico para conseguir chegar aos lugares mais altos do Brasil. Mas, não é impossível, e, com certeza, vale cada esforço feito.

Pico da Bandeira: Um dos lugares mais altos do Brasil em Minas Gerais e Espírito Santo

O Pico da Bandeira é o ponto mais alto dos Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, assim como de toda região sudeste.

Com 2.891 metros de altitude, ele ocupa a terceira posição de lugares mais altos do mundo.

Em meados de 1.859, o imperador Pedro II, ordenou que fosse colocada uma bandeira do império naquele que, na ocasião, era tido como o ponto mais alto do Brasil. Por isso, recebeu esse nome.

Para subir o pico pelo estado do Espírito Santo, são cerca de 5 quilômetros de trilha e o desnível é de 650 metros.

Já para subir por Minas Gerais são 6,3 quilômetros e 900 metros de desnível. Geralmente, os visitantes realizam a subida em duas etapas:

1.  Começam a caminhada no período da tarde e sobem por 3,5 quilômetros até o Terreirão, local de acampamento que fica localizado no meio da subida.

2.  Os visitantes passam a noite acampados no terreirão e na madrugada do dia seguinte, percorrem os 3 quilômetros restantes, até o ponto mais alto para assistir o nascer do sol. É simplesmente impressionante.

Mas, caso você não goste de acampar, ou talvez não tenha tempo disponível, você pode dormir em Alto Caparaó e levantar cedinho para subir o pico. Você só não vai conseguir ver o nascer do sol. Mas dá para fazer tranquilamente.

Pico do Calçado

Com 2.849 metros de altura, o pico do calçado também entra na lista de lugares mais altos do Brasil.

Ele faz parte do Pico da Bandeira, que acabamos de ver acima. É considerado um sub-cume, e seus 2.849, fazem dele a segunda montanha mais alta de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Para chegar ao Pico do Calçado, é possível ir até o Pico da Bandeira e depois continuar a caminhada por uma trilha pesada que dura cerca de 40 minutos, ou aproximadamente 3 horas a partir do acampamento do terreirão.

Pico Pedra Mina: Um dos lugares mais altos do Brasil na Serra da Mantiqueira

O Pico Pedra da Mina, com 2798 metros de altitude, ocupa a quinta posição entre os lugares mais altos do Brasil.

Ele está localizado na divisa de São Paulo com Minas Gerais. É o ponto mais alto da Serra da Mantiqueira e a terceira montanha mais alta do estado de Minas Gerais.

Para chegar ao ponto mais alto do pico é indispensável um ótimo condicionamento físico e, preferencialmente acompanhado por guias experientes.

A subida ao pico dura em cerca de oito horas (apenas a subida) e acontece através da trilha do Paiolinho.

Pico das Agulhas Negras: O ponto mais alto do Rio de Janeiro e um dos lugares mais altos do Brasil

O Pico das Agulhas negras é o ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro. Seus 2.791 metros de altitude, o coloca na sexta posição entre os lugares mais altos do Brasil.

Ele também fica localizado na Serra da Mantiqueira, entre Itatiaia e Resende e o município mineiro de Bocaina de Minas, na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia.

Enfim, para subir ao pico das agulhas negras, você precisará ir até o Abrigo Rebouças, e de lá subir por cerca de 5 quilômetros até o ponto mais alto. Você vai gastar em média 5 horas para ir e voltar.

Lembrando, que o percurso para chegar ao pico é bastante vertical, ou seja, exige o uso de uma técnica chamada escalaminhada, que é feita com a ajuda das mãos.

Pico do cristal

Com 2.769 metros de altitude, o Pico do Cristal ocupa a sétima posição na lista de lugares mais altos do Brasil.

Ele fica localizado na Serra do Caparaó, dentro do Parque Nacional do Caparaó, no estado de Minas Gerais. Recebeu esse nome devido à abundância de quartzo na montanha.

O acesso ao Pico do Cristal é feito através da parte final da trilha que leva ao Pico da Bandeira, por estar próximo ao Pico da Bandeira e ao Pico do Calçado.

Porém, o percurso não é marcado e passa por campos alagados e três pequenas lagoas naturais, onde são formadas lâminas de gelo nos períodos mais frios.

Para finalizar, o visitante tem que encarar uma subida que passa por lajes de pedra íngremes e lisas.

Monte Roraima

Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Argentina, com 2.734 metros de altitude, o Monte Roraima ocupa a oitava colocação entre os lugares mais altos do Brasil.

Bastante característico do planalto da Guianas, o Monte Roraima tem formato de mesa.

Situado em uma região remota, o acesso ao monte feito pelo lado brasileiro é mais difícil por ser uma área isolada e pouco povoada.

Sendo assim, para escalar o monte, o acesso até lá geralmente é feito pelo lado da Venezuela na cidade de Santa Elena de Uairén.

Morro do Couto

Localizado no Estado do Rio de Janeiro, no Parque Nacional do Itatiaia, o Morro do Couto possui 2.680 metros de altitude, e ocupa a nona posição entre os lugares mais altos do Brasil.

A partir da portaria do parque, a primeira montanha que o visitante alcança é o Morro do Couto. O local pode ser acessado com aproximadamente duas horas de caminhada moderada.

Do topo do morro, o visitante terá uma vista sensacional do Pico das Agulhas Negras e da Serra Fina, uma parte da belíssima Serra da Mantiqueira.

Pedra do Sino de Itatiaia

Ocupando a décima posição entre os lugares mais altos do Brasil, a Pedra do Sino do Itatiaia tem 2.670 metros de altura.

Ela também está localizada no Parque Nacional de Itatiaia, próxima ao Pico das Agulhas Negras. O percurso até o topo da pedra tem 18 quilômetros.

 

Como se preparar para conhecer os lugares mais altos do Brasil

Finalizando, é preciso que você tenha um bom preparo físico para conhecer os lugares mais altos do Brasil. E as principais dicas para quem vai subir um pico pela primeira vez, são:

·         Busque todas as informações importantes sobre o local;

·         Vá bem equipado, e se for acampar não esqueça do saco de dormir ou barraca;

·         Leve comida e bebida. Lanches rápidos feito em casa como sanduíches naturais é a melhor opção;

·         Verifique a previsão do tempo, em caso de chuvas, evite subir;

·         Respeite o local e obedeça às regras de preservação da natureza.

E você, o que achou do nosso conteúdo? Agora que já sabe quais são os lugares mais altos do Brasil, escolha o seu destino, arrume a mochila e comece a se preparar para a aventura mais inesquecível de sua vida.

E não esqueça de levar a câmera para registrar a que esse país tropical lindo revela quando visto de cima. Não esqueça também de compartilhar o nosso conteúdo em suas redes sociais, amigos e familiares.

Boa aventura.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp