CIDADE NO AR Publicidade 728x90
20/01/2023 às 11h24min - Atualizada em 22/01/2023 às 00h03min

Chegou a hora e a vez dos supermercados de bairro 

Preferido para compra dos produtos básicos, empresários terão a chance de conhecer um supermercado modelo na ANUFOOD Brazil 2023.

SALA DA NOTÍCIA 2PRÓ Comunicação
www.anufoodbrazil.com.br
Anufood Brazil
 

Chegou a hora e a vez dos supermercados de bairro 

Preferido para compra dos produtos básicos, empresários terão a chance de conhecer um supermercado modelo na ANUFOOD Brazil 2023.

 

Um supermercado modelo será montado dentro da  ANUFOOD Brazil - Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas. Com diversas seções, o estabelecimento servirá de espaço para a integração entre proprietários, fornecedores e clientes no evento, organizado pela Koelnmesse Brasil, que acontece entre os dias 11 e 13 de abril de 2023, no Distrito Anhembi, na cidade de São Paulo.

 

“Temos a tradição de realizar essa feira de negócios com exposição de equipamentos, produtos e serviços. Há mais de 20 anos realizamos esse formato de feira no Rio Grande do Sul. Sem ser estande, montamos um supermercado, com padaria, açougue, hortifrúti, equipamentos e produtos no local onde o proprietário, o gerente e o comprador podem conversar diretamente com o fornecedor”, contou Clóvis Polese, diretor da Expo Supermercados e do CTDE (Centro de Treinamento e Desenvolvimento Empresarial).

 

Em sua 4ª edição, a ANUFOOD BRAZIL promove pela segunda vez consecutiva a parceria com a Expo Supermercados, que também apresentará a 2ª edição do Congresso Nacional para Supermercados de Bairro e a 1ª edição do Açougue de Primeira - Workshop para Proprietários, Gestores, Açougueiros e Especialistas em Carnes. 

 

“A parceria com a Expo Supermercados é excelente para o evento, que receberá os principais nomes do setor de alimentos e bebidas. Não há dúvidas que essa união atende as demandas deste mercado comprador, tanto para exposição, quanto para o conteúdo e para a capacitação. Ficamos extremamente satisfeitos, pois será um espaço de destaque na feira e ainda irá colaborar com o debate de assuntos com grande relevância”, afirma Polliana Claudino, gerente de projetos da ANUFOOD Brazil.

 

Polese também acredita que a participação na feira é uma demanda do setor e a primeira edição já trouxe bons resultados em 2022. Segundo ele, o evento permitiu gerar bons negócios aos fornecedores, com um atendimento realizado de maneira prática e objetiva.

 

“Queremos continuar colocando nosso modelo para todo Brasil. Anteriormente, fazíamos isso no Rio Grande do Sul, porém supermercados de locais distantes do país tinham dificuldade de deslocamento. Com a parceria da ANUFOOD, conquistamos participantes de todo país. Essa parceria foi excelente, deu a oportunidade de juntar segmentos tão importantes. Os supermercadistas conhecem, durante a feira, áreas como restaurantes. Há um crescimento, especialmente nas lojas de bairro com as rotisserias. Essa oportunidade está contribuindo na união das características, por exemplo”, avaliou.

 

Para Polese, os supermercados de bairro vivem o melhor momento da história. “É a hora e a vez do supermercado de bairro. Temos muitos motivos para isso. O mercado de proximidade vem satisfazendo as necessidades das compras do dia a dia. Aliando tradição e receptividade, com um bom atendimento dos conhecidos do bairro e dos donos”, destacou.

 

Ana Paula Cestari Pessotto, CEO do Supermercado Pessotto da Cida, acredita que a iniciativa serve como impulso para ajudar na rede de contatos que os pequenos supermercadistas precisam.  “É o principal ponto que buscamos ao participar do encontro da ANUFOOD em 2022. Ele nos abriu a porta para conhecer novos transportadores. Por estar no interior, ainda encontramos algumas dificuldades com a distribuição de importados. As feiras agregam e atendem essa demanda, além de trazer tendências, tecnologias e novidades. Conseguimos trazer muitos contatos e pretendemos voltar na edição deste ano”, disse a empreendedora, que conta com três lojas em Fernandópolis e uma em Estrela d’Oeste, no noroeste paulista.

 

Perfil do cliente mudou

 

Em um mundo onde as pessoas buscam cada vez mais praticidade e conveniência, os estabelecimentos locais permitem economizar tempo no deslocamento, na hora de encontrar os produtos e até mesmo ao passar as compras no caixa. “É um trabalho que precisa estar focado nos clientes e conhecidos do bairro. As compras, diferentemente do que acontecia antigamente, quando se fazia o estoque para o mês, estão mais fracionadas. O proprietário conhece seu público. Precisamos proporcionar uma sensação de bem-estar, como se o local fosse uma extensão da casa do cliente”, avaliou.

 

Esses benefícios, no entanto, de nada valem se o empresário não profissionalizar a gestão do supermercado. “É preciso sair do sistema de 'achômetro' e passar para uma organização, estabelecer metas com a gestão comercial. Não dá mais para colocar preço a mão! Já existem softwares que controlam tudo que está sendo feito e acompanham o ritmo de vendas. Essa qualificação precisa e deve acompanhar o crescimento do negócio. Com treinamento, é possível formar uma equipe com o perfil desejado, de prestadores de serviço”, avaliou. 

 

Durante a ANUFOOD BRAZIL, os supermercadistas poderão participar de visitas técnicas e comentadas, com intuito de saber e entender o que está sendo feito no mercado para adotar e adaptar ao seu negócio. “É uma excelente maneira, de ver na prática, como montar o supermercado ideal para o seu negócio.”, finalizou Polese.

 

Para saber mais, acesse em atrações a programação completa.
 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp