CIDADE NO AR Publicidade 728x90
27/01/2023 às 10h36min - Atualizada em 31/01/2023 às 00h04min

Conectando quem doa e quem recebe: plataforma humanitária HandsOn facilita arrecadações financeiras e de suprimentos após desastres

Site criado no Departamento de Engenharia Industrial do CTC/PUC-Rio permite a abertura de campanhas para atender à população após calamidades, unindo organizações e doadores

SALA DA NOTÍCIA Lorena Paiva
www.ctc.puc-rio.br
Divulgação
O Laboratório Hands (LabHands), do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, lançou uma plataforma de arrecadação para causas sociais. O site HandsOn une organizações humanitárias e doadores em um mesmo ambiente digital a fim de viabilizar o auxílio imediato a populações vulneráveis vítimas de desastres e facilitar a criação de campanhas comunitárias. Desenvolvido através de um processo de inovação social com foco na colaboração, o HandsOn tem como objetivo conciliar ofertas e demandas. O site permite que instituições exponham carências físicas e financeiras diante de uma calamidade, assim como também permite que um usuário se cadastre e efetue doações.

O HandsOn disponibiliza um sistema de integração de dados que, em tempo real, possibilita respostas instantâneas a desastres que deixam populações em situação de fragilidade. Segundo Adriana Leiras, coordenadora do projeto, o HandsOn promove a organização de esforços de diferentes atores, o que promove respostas rápidas, formação de parcerias e formação de uma rede de ajuda e assistência humanitária aos que necessitam. “Em meio a um desastre, seja ele climático ou não, é difícil criar novas ferramentas para começar uma campanha de arrecadação. As organizações trabalham com o que tem à disposição no momento. Porém, para que a resposta a fatalidades seja antecipada, é preciso que haver preparações e nossa intenção é agilizar esse processo através do digital”, afirma Adriana.  

A professora do Departamento de Engenharia industrial da PUC-Rio conta que o site é um sonho antigo do LabHands e que uma das intenções do projeto sempre foi proporcionar mais clareza nos processos de doação. “O grande diferencial do HandsOn é a transparência. Em um processo automatizado, nossos doadores recebem relatórios e sabem exatamente como os recursos doados foram empregados”, reforça Adriana.  

A coordenadora também pretende agrupar no site o máximo possível de organizações humanitárias para aumentar o alcance do projeto. “Já enviamos convites para a Cruz Vermelha, para o Refúgio 343 e para a o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). Como as campanhas não precisam de um foco específico, podemos levantar fundos para projetos de saúde, educação, sustentabilidade e combate à fome. Não há restrições”, esclarece.  

O HandsOn apresenta um mapa onde o usuário pode navegar e encontrar ações em diversas localidades do Brasil, sejam elas campanhas comunitárias ou para situações de emergência. O indivíduo seleciona a campanha para qual deseja doar e pode fazer contribuições financeiras ou físicas. O desenvolvimento do sistema computacional foi realizado em parceria com o Laboratório de BioInformática e Bancos de Dados (BioBD) da PUC-Rio.  

O projeto contou com a participação dos professores do Departamento de Informática Marcos Villas e Sérgio Lifschitz, além de alunos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade. “É bastante motivador envolver o time de desenvolvedores do BioBD, em sua maioria alunos, em projetos como o HandsOn. Não somente pelos desafios tecnológicos e exigências de qualidade, mas também pelo fato de que se trata de um sistema não apenas acadêmico, mas algo com uso e aplicação diretos na sociedade. Para nós da Informática, ter a oportunidade de participar destas parcerias interdepartamentais é uma experiência sempre enriquecedora”, conta Prof. Sérgio.  

O HandsOn é um projeto idealizado no âmbito do laboratório HANDs (Humanitarian Assistance and Needs for Disasters) da PUC-Rio, voltado para pesquisas em Logística Humanitária e Gestão de Operações em desastres, crises e emergências. Através de uma equipe especializada em engenharia de produção, gestão, tecnologia, logística e planejamento de operações, o local tem como objetivo principal desenvolver projetos de pesquisa e práticos para propor soluções inovadoras para situações de calamidade. Toda a dinâmica da plataforma HandsOn foi planejada com o auxílio de alunos de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Industrial.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp