07/02/2023 às 21h57min - Atualizada em 08/02/2023 às 00h04min

Tenente Coimbra protocola PL que proíbe uso de bloqueadores hormonais em jovens de até 16 anos para transição de gênero

Medida criada pelo deputado estadual serve para as redes pública e privada

SALA DA NOTÍCIA Gabriela Nebot
Divulgação
O deputado estadual Tenente Coimbra protocolou, na Assembleia Legislativa (Alesp), na última segunda-feira (6), o Projeto de Lei 26/2023, que trata da proibição de bloqueadores hormonais em crianças menores de 16 anos, para transição de gênero. A norma é voltada para toda a rede de saúde pública e privada do Estado de São Paulo. O documento, agora, vai passar por algumas comissões antes de ser apreciado no plenário.

"Este é um assunto muito sério e que deve ser tratado como tal. A própria mídia já destacou que 280 crianças, a partir dos 4 anos, e adolescentes fazem este tipo de procedimento no Hospital das Clínicas", justifica o parlamentar.

A preocupação do deputado está embasada, inclusive, na legislação brasileira vigente, que determina que a transição só pode ser feita a partir do momento em que um indivíduo completa 18 anos. Sendo assim, a prática fere as normas atuais.

Para que ocorra a revisão deste quadro, e aplicação de leis existentes, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Coimbra decidiu criar o PL, que impede, exclusivamente, que os bloqueadores sejam utilizados para transição de gênero em pessoas com menos de 16 anos. Para outros fins e tratamentos, os remédios seguem liberados.

A peça estipula, ainda, que hospitais privados que não respeitarem a norma sejam multados. Caso agentes públicos infrinjam a lei, estes vão ser penalizados de acordo com as regras do funcionalismo estadual. A Secretaria de Saúde de São Paulo fará a fiscalização, além de responsabilizar os infratores e aplicar punições.

Bloqueadores e estudos

Os bloqueadores são medicações que servem para inibir a puberdade. Eles impedem, temporariamente, o desenvolvimento do corpo, já que suprimem a liberação de hormônios, como estrogênio ou testosterona, que são responsáveis pelo surgimento de seios e menstruação, em mulheres, e voz mais grossa, em homens.

Entretanto, estudos indicam que estes não são os únicos efeitos. Segundo a rede BBC, especialistas não têm certeza a respeito das consequências da ingestão destas drogas. Uma pesquisa do Reino Unido mostra que pessoas que tomaram estas medicações tiveram pensamentos suicidas e de automutilação. Já o Instituto Britânico de Saúde e Excelência em Cuidados (Nice, em inglês) afirma que os bloqueadores podem causar danos à densidade óssea.

"A adoção dessa medida por parte do Governo do Estado vai proporcionar segurança às crianças menores de 16 anos, que não vão usar os bloqueadores. Isso vai evitar o risco de doenças que podem ser desencadeadas e também que jovens sejam induzidos a definir, com base em remédios, o seu gênero", diz o Tenente Coimbra.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp