09/02/2023 às 09h47min - Atualizada em 10/02/2023 às 00h03min

Digitalização no foodservice: Conheça os desafios e as vantagens dessa prática

Especialista elenca principais pontos de atenção para o ecossistema

SALA DA NOTÍCIA PR
Com a crescente retomada no setor de alimentos e bebidas, é possível notar que algumas mudanças estão sendo impulsionadas pelo comportamento dos consumidores. Segundo dados da pesquisa ‘Alimentação hoje: a visão do consumidor’, realizada pela Galunion, 15% das pessoas saem para comer em restaurantes, padarias e lanchonetes próximas quando estão no trabalho, 13% escolhem retirar a comida pronta nesses estabelecimentos, enquanto 12% optam pelo delivery. O encontro social é o principal fator motivador para essas saídas (64%), mas produtos inovadores também são indicadores relevantes.
Para promover e ampliar a experiência, é preciso contar com a digitalização. E acredite, 65% das empresas do segmento têm pouca capacidade digital. É o que revela um estudo do Instituto Foodservice Brasil (IFB) em parceria com a consultoria Cognitive Media Science, o qual aponta que 74% do setor investirá pouco em transformação digital ou nem sabe quanto vai investir. Em contraponto, dados de uma pesquisa Fispal Food Service dão conta de que 75,5% dos operadores de foodservice no Brasil acreditam, em algum nível, que precisam de mais tecnologia em seus empreendimentos, enquanto 48,6% classificam que recursos tecnológicos e digitais estão presentes em seus negócios.

Além desses números, há um fato importante: empresas menos maduras digitalmente tendem a perder 24% dos lucros. “Ou seja, a transformação digital é de suma importância para que o ecossistema de foodservice se mantenha atual, competitivo e em franco crescimento. Uma questão que os operadores precisam se dar conta é de que tal digitalização vai além do delivery. Contam com um processo de compra por aplicativo é apenas uma das possibilidades existentes para potencializar o alcance tecnológico do negócio. Existem outros exemplos, como o abastecimento, a logística e gestão de estoque”, comenta João Alfredo Pimentel, fundador da 6place - plataforma digital de abastecimento para o foodservice.

Com clientes cada vez mais exigentes e preocupados com a experiência, hospitalidade, qualidade e sustentabilidade, o uso da tecnologia se faz cada vez mais inerente às estruturas do negócio. Mas, como toda mudança tecnológica já vista no mercado digital, existem as vantagens e também os desafios. Para ilustrar, Pimentel lista três indicadores para cada cenário, confira abaixo.

Vantagens:
1. Agilidade e redução de custos: Com a otimização dos processos com base em recursos de dados, tarefas que tinham um tempo maior para execução, proporcionam tempo reduzido para contagem de dados quando se trata de logística e abastecimento.

2. Melhora da comunicação com o público-alvo: Uma vez que o processo de digitalização visa melhoria na organização, isso reflete no atendimento. Através  de aplicativos e tablets, a comunicação passa a ser mais direta, reduzindo o tempo de espera e delay na comunicação com o cliente.

3. Novas perspectivas: Assim como todo bom uso das ferramentas que apresentam boa usabilidade, a digitalização traz novas possibilidades para criar boas estruturas que visam a continuidade da empresa no mercado e bom faturamento.

Desafios:
1. Foco na otimização de processos: Focar apenas na implementação das novas ferramentas pode ser um erro se a solução não estiver em consonância com os interesses dos seus clientes. Ouví-los é importante para adequar as necessidades ao seu modelo de negócio e, assim, manter a saúde financeira da empresa.

2. Personalização: Como cada estabelecimento pode funcionar de maneiras diferentes, é fundamental estudar como a ferramenta de digitalização se aplica no seu ambiente. Às vezes, investir em uma determinada solução só porque a maioria das empresas estão utilizando, pode não ser a alternativa mais correta. O mais interessante é explorar as adaptações que farão sentido para o seu tipo de operação.

3. Processos: É inválido pensar que as ferramentas não precisam de manutenção ou até mesmo de substituição. Em termos técnicos, o mercado alimentício deve estar de acordo com as novas tendências da tecnologia. A tecnologia é importante, mas sua atualização é ainda mais.

Sobre a 6place: A 6place é uma plataforma digital de abastecimento para redes de franquias de alimentação e foodservice independentes que buscam melhor eficiência operacional e controle do CMV. Conectando indústria, distribuidores, fornecedores e crédito em um formato de compra 100% digital para o B2B, a plataforma proporciona as melhores experiências físicas de abastecimento e resultados reais para redes de franquias e operadores de foodservice.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp